Logo Passei Direto
Buscar
Os pontos de fornecimento de energia possuem características próprias entre a concessionária e/ou distribuidora de energia e o poste particular das unidades consumidoras. Para que os serviços e atividades possam transcorrer sem confusões de qualquer ordem, são utilizadas definições normalizadas que orientam tanto os técnicos quanto os engenheiros no projeto e execução dos serviços.
Considerando os termos apresentados pela Celesc no que se refere aos pontos de fornecimento de energia elétrica em tensão secundária, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Padrão de Entrada.
II- Ramal de Entrada.
III- Ramal de Saída.
IV- Ramal de Carga.
V- Ramal de Ligação.
( ) Conjunto de condutores e acessórios instalados entre ponto de fixação do ramal de saída do medidor (quando aéreo) ou da medição (quando subterrâneo) e as instalações internas da unidade consumidora.
( ) Instalação de responsabilidade do consumidor, compreendendo ramal de entrada, poste particular com caixa de medição incorporada.
( ) Conjunto de condutores e acessórios instalados desde o ponto de entrega até a proteção geral.
( ) Conjunto de condutores e acessórios instalados pela distribuidora entre o ponto de derivação de sua rede e o ponto de entrega.
( ) Conjunto de condutores e acessórios instalados entre os terminais de saída do medidor e o ponto de ponto de fixação do ramal de carga.
User badge image
Questões Para a Compreensão

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada item e suas definições: 1. Conjunto de condutores e acessórios instalados entre ponto de fixação do ramal de saída do medidor (quando aéreo) ou da medição (quando subterrâneo) e as instalações internas da unidade consumidora. - Isso se refere ao Ramal de Carga (IV). 2. Instalação de responsabilidade do consumidor, compreendendo ramal de entrada, poste particular com caixa de medição incorporada. - Isso se refere ao Padrão de Entrada (I). 3. Conjunto de condutores e acessórios instalados desde o ponto de entrega até a proteção geral. - Isso se refere ao Ramal de Saída (III). 4. Conjunto de condutores e acessórios instalados pela distribuidora entre o ponto de derivação de sua rede e o ponto de entrega. - Isso se refere ao Ramal de Entrada (II). 5. Conjunto de condutores e acessórios instalados entre os terminais de saída do medidor e o ponto de fixação do ramal de carga. - Isso se refere ao Ramal de Ligação (V). Agora, vamos associar os itens: - (IV) Conjunto de condutores e acessórios instalados entre ponto de fixação do ramal de saída do medidor e as instalações internas da unidade consumidora. - (I) Instalação de responsabilidade do consumidor, compreendendo ramal de entrada, poste particular com caixa de medição incorporada. - (III) Conjunto de condutores e acessórios instalados desde o ponto de entrega até a proteção geral. - (II) Conjunto de condutores e acessórios instalados pela distribuidora entre o ponto de derivação de sua rede e o ponto de entrega. - (V) Conjunto de condutores e acessórios instalados entre os terminais de saída do medidor e o ponto de fixação do ramal de carga. Portanto, a associação correta é: 1. IV 2. I 3. III 4. II 5. V Se você tiver opções de resposta, por favor, forneça-as para que eu possa indicar a alternativa correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Alguns fabricantes anexam aos quadros de distribuição a seguinte advertência:
Segundo as informações contidas no texto de advertência, analise as sentenças a seguir:
I- Pode-se afirmar que esse texto aconselha a não alterar a configuração original do quadro de distribuição, no que concerne aos dispositivos de proteção, alertando para os riscos de vida que os usuários da instalação estão sujeitos no caso da remoção ou desativação da chave automática de proteção contra choques elétricos.
II- Pode-se afirmar que esse texto recomenda a troca de fusíveis ou disjuntores por outros de maior capacidade de corrente quando ocorrem sobrecargas frequentes, uma vez que esses componentes provavelmente foram erroneamente especificados.
III- Pode-se afirmar que esse texto aconselha chamar um técnico especialista todas as vezes em que houver a queima de fusível ou o desarme de disjuntores.
IV- Pode-se afirmar que esse texto aponta para os cuidados que se deve ter na utilização de dispositivo DR e na remoção deste quando houverem desligamentos frequentes sem causas aparentes.
V- Pode-se afirmar que esse texto previne para a necessidade de se investigar as possíveis causas das anomalias que afetam desligamentos frequentes, sendo que essa investigação deve ser conduzida por profissional qualificado.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e V estão corretas.

Segundo a norma NBR 5410 ABNT (2004), que abrange as instalações elétricas de baixa tensão, componente de uma instalação elétrica é o termo empregado para designar itens da instalação que, dependendo do contexto, podem ser materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos (de geração, conversão, transformação, transmissão, armazenamento, distribuição ou utilização de eletricidade), máquinas, conjuntos ou mesmo segmentos ou partes da instalação (por exemplo, linhas elétricas).
Com base na definição apresentada pela NBR 5410, assinale a alternativa CORRETA que apresenta alguns componentes de uma instalação elétrica:
a) Quadro de medição e distribuição e sistema de geração de energia solar.
b) Sistema hidráulico da unidade consumidora e quadro de medição e distribuição.
c) Sistema de iluminação de jardim e estrutura de captação de água da chuva.
d) Sistema de ar condicionado e refrigeração e sistema hidráulico da unidade consumidora.

O projeto elétrico deve seguir as normas especificadas em lei, que são responsabilidade da ABNT - Associação Brasileira de Norma Técnicas.
Considerando as normas da ABNT, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A máxima tensão alternada permitida em edifícios de uso geral é de 1000 Volts.
( ) Os para-raios são elementos essenciais, que devem estar presente na maioria das edificações.
( ) A máxima tensão contínua permitida em edifícios de uso geral é de 1200 Volts.
( ) A norma permite que um condutor neutro tenha seção menor que os condutores fase em certas condições.
a) F - F - V - V.
b) V - F - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - V - F - F.

O quadro de distribuição deve estar o mais perto possível do centro de carga da instalação, a fim de não onerar os custos com cabeamento e fiação. Além desse aspecto, existem outros que devem ser levados em conta no momento da escolha do local para a instalação do quadro de distribuição.
Sobre as recomendações do local da instalação do quadro de distribuição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Tenha facilidade de acesso: esteja em local visível e sem impedimentos de acesso.
( ) Seja funcional: esteja localizado em local que possua pouco tráfego ou permanência de pessoas, uma vez que para mexer no quadro é necessário ser habilitado.
( ) Atenda à segurança: local abrigado de intempéries, sem umidade, preferencialmente em áreas internas e cobertas.
( ) Dependendo da quantidade de circuitos, por exemplo, para instalações prediais, em conglomerados comerciais ou industriais, podem ser necessários mais de um quadro de distribuição e as recomendações são semelhantes.
A V - V - V - F.
B F - V - F - F.
C V - F - V - V.
D F - F - V - F.

Cada distribuidora de energia elétrica pode possuir um limite de tensão de alimentação, entretanto, esses limites são muito semelhantes. Nesse sentido, pode-se classificar as tensões de alimentação em determinados tipos.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Tipo monofásico a dois fios: comumente representa consumidores de baixa renda e/ou consumidores rurais.
( ) Tipo bifásico a três fios: duas fases e um neutro. Normalmente, é utilizado nos casos em que a unidade consumidora possua equipamento monofásico.
( ) Tipo trifásico a três fios: três fases sem neutro. Normalmente, é utilizado nos casos em que a potência ativa total da instalação é elevada até um máximo de 75 kW, ou quando houver motores trifásicos ligados à instalação.
( ) Tipo trifásico a quatro fios: três fases e um neutro. Normalmente, é utilizado nos casos em que a potência ativa total da instalação é elevada até um máximo de 75 kW, ou quando houver motores trifásicos ligados à instalação.
A V - F - F - V.
B V - V - F - V.
C F - F - V - F.
D F - V - V - F.

Condutores de proteção fazem parte dos sistemas utilizados para assegurar um mínimo de segurança para os usuários. Os circuitos elétricos devem ser providos de condutor de proteção, independente da tensão nominal e da função do circuito.
Sobre o condutor de proteção em sistemas prediais, assinale a alternativa CORRETA:
A Somente é necessário nas instalações das tomadas de uso geral.
B É obrigatório em instalações elétricas prediais.
C É facultativo em instalações elétricas prediais.
D Somente é necessário nas instalações das tomadas de uso específico.

Determinado equipamento de proteção é dimensionado para uma corrente nominal de 10 A. Para correntes menores que 10 A, a chapa bimetálica continuará a manter o circuito ligado, uma vez que está dimensionada para suportar o aquecimento sem alterar as suas características mecânicas. Sobre a denominação desse equipamento, assinale a alternativa CORRETA:
A Dispositivo de corrente residual.
B Disjuntor magnético.
C Fusível de atuação rápida.
D Disjuntor termomagnético.

As instalações elétricas são divididas em circuitos terminais, o que facilita a manutenção e garante uma eficiente distribuição das cargas.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Em instalações monofásicas, os circuitos terminais devem possuir tensão fase-neutro padronizada, que será de 127 V.
( ) Para instalações alimentadas em 127/220 V, os circuitos terminais serão bifásicos a 220 V.
( ) Alguns equipamentos como aquecedores elétricos podem necessitar uma tensão de 220 V.
( ) Em instalações com múltiplas fases, as tomadas de uso geral também serão de múltiplas fases.
A F - F - V - F.
B F - V - V - F.
C V - V - F - V.
D V - F - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina