Logo Passei Direto
Buscar
O rugby é uma modalidade de grande contato físico que requer não apenas força e resistência, mas também domínio técnico e respeito às regras. No ensino do rugby, os fundamentos de contato devem ser ensinados com responsabilidade, priorizando a segurança e a aprendizagem progressiva dos alunos. No livro da disciplina, são destacados fundamentos essenciais como o tackle, o ruck e o maul, todos com objetivos e exigências técnicas distintas. Fonte: FLORES, P. P. et al. Esportes complementares. Maringá: UniCesumar, 2019. Sobre os fundamentos de contato do rugby, analise as afirmativas a seguir: I. O tackle é o ato de derrubar o adversário portador da bola, exigindo que o defensor envolva a parte inferior do corpo do atacante para interromper sua progressão. II. O ruck ocorre quando o jogador derrubado mantém a posse da bola no solo, e outros jogadores se agrupam sobre ela, disputando-a com os pés, sem o uso das mãos. III. O maul acontece quando o portador da bola é parado, mas permanece em pé, e um grupo de jogadores de ambas as equipes se une empurrando o bloco com o objetivo de avançar. É correto o que se afirma em:
User badge image
Josiele Rosado

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar cada afirmativa sobre os fundamentos de contato do rugby: I. O tackle é o ato de derrubar o adversário portador da bola, exigindo que o defensor envolva a parte inferior do corpo do atacante para interromper sua progressão. Essa afirmativa está incorreta, pois no tackle, o defensor deve envolver o adversário, mas não necessariamente apenas a parte inferior do corpo; ele pode envolver a parte superior também, desde que respeite as regras de segurança. II. O ruck ocorre quando o jogador derrubado mantém a posse da bola no solo, e outros jogadores se agrupam sobre ela, disputando-a com os pés, sem o uso das mãos. Essa afirmativa está correta. O ruck é caracterizado por essa dinâmica de disputa da bola no chão. III. O maul acontece quando o portador da bola é parado, mas permanece em pé, e um grupo de jogadores de ambas as equipes se une empurrando o bloco com o objetivo de avançar. Essa afirmativa está correta. O maul é exatamente essa situação em que o jogador com a bola é segurado, mas não derrubado, e os jogadores se juntam para tentar avançar. Portanto, as afirmativas II e III estão corretas, enquanto a I está incorreta. A alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: "É correto o que se afirma em II e III."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina