Logo Passei Direto
Buscar
Os alvéolos apresentam três tipos celulares predominantes, são eles os pneumócitos do tipo I, do tipo II e os macrófagos alveolares. Os pneumócitos do tipo II podem se replicar e se diferenciar em pneumócitos do tipo I. Essa habilidade é muito importante para combater eventuais danos ao parênquima pulmonar.
Sobre as características morfológicas do pneumócito do tipo II, analise as afirmativas a seguir:
I. Os pneumócitos do tipo II são células achatadas com uma superfície apical arredondada e um núcleo central.
II. Os pneumócitos do tipo II (grandes células alveolares) localizam-se na superfície do alvéolo, intercalados entre os macrófagos alveolares.
III. Os pneumócitos do tipo II (grandes células alveolares) secretam uma substância surfactante que reduz a tensão superficial e impede que os alvéolos colapsem durante a expiração.
I
II
III
I e II.
I e III.
User badge image
Questões Para a Compreensão

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa sobre os pneumócitos do tipo II: I. Os pneumócitos do tipo II são células achatadas com uma superfície apical arredondada e um núcleo central. Falso. Os pneumócitos do tipo II são células mais cuboidais e não achatadas, com uma superfície apical arredondada, mas a descrição não está correta ao afirmar que são achatadas. II. Os pneumócitos do tipo II (grandes células alveolares) localizam-se na superfície do alvéolo, intercalados entre os macrófagos alveolares. Verdadeiro. Os pneumócitos do tipo II estão localizados na superfície alveolar e estão intercalados entre os macrófagos. III. Os pneumócitos do tipo II (grandes células alveolares) secretam uma substância surfactante que reduz a tensão superficial e impede que os alvéolos colapsem durante a expiração. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois os pneumócitos do tipo II são responsáveis pela produção do surfactante pulmonar. Com base nas análises: - O item I é falso. - O item II é verdadeiro. - O item III é verdadeiro. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: II e III. No entanto, essa opção não está listada. A alternativa que contém os itens verdadeiros é: I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O timo é um órgão linfático localizado na parte anterior e superior da cavidade torácica, próximo ao coração, pode ser dividido em três partes principais: medula (a parte mais interna do timo), córtex (envolve a medula) e cápsula (o revestimento externo do timo). Na camada medular, as células epiteliais frequentemente formam estruturas concêntricas que podem sofrer queratinização e calcificação no centro.
Qual é essa estrutura?
Corpúsculos de Hassall
Corpúsculos de Nissal
Ossículos
Corpo ciliar
Camada Dua

A labirintite geralmente é desencadeada por uma infecção, como um resfriado ou gripe. Essa doença é o nome popular que se dá a uma estrutura interna do ouvido. Sobre essas estruturas analise as assertivas a seguir.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. A labirintite afeta o vestíbulo, os canais semicirculares e a cóclea, sendo um dos sintomas característicos a vertigem.
II. A doença, ao afetar a cóclea, também afeta o equilíbrio, pois essa região apresenta um importante papel na manutenção do nosso equilíbrio.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira enquanto a II é falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas

Conhecida também como pituitária, a hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que tem as funções de regular o trabalho de muitas outras glândulas no corpo. Ela pode ser dividida em adeno-hipófise e neuro-hipófise. Assinale a alternativa que apresenta estruturas que fazem parte apenas da adeno-hipófise.
Pars distalis, pars tuberalis e pars intermedia
Pars distalis, infundíbulo e pars nervosa
Pars distalis, pars intermedia e pars nervosa
Pars distalis, pars tuberalis e infundíbulo
Pars distalis, pars tuberalis e pars nervosa

A conjuntiva é a membrana que reveste a pálpebra e se retrai para cobrir a esclerótica (a camada fibrosa resistente e branca que cobre o olho), até a extremidade da córnea (a camada transparente na frente da íris e da pupila ¿ ver estrutura e função dos olhos). A conjuntiva ajuda a proteger o olho de pequenos corpos estranhos e de infecções provocadas por micro-organismos externos, contribuindo na manutenção da película lacrimal.
A conjuntiva é formada por um epitélio de que tipo?
Epitélio cúbico simples
Epitélio estratificado não queratinizado
Epitélio estratificado pavimentoso
Epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado
Epitélio pseudoestratificado queratinizado

O sistema respiratório é um sistema relacionado com a captação de oxigênio e liberação de gás carbônico para o meio. Em relação às características histológicas do sistema respiratório humano, analise as afirmativas a seguir: I. O vestíbulo da cavidade nasal e as cordas vocais verdadeiras são revestidas por epitélio estratificado pavimentoso. II. A traqueia, os brônquios e os bronquíolos possuem cartilagem hialina. III. A traqueia é revestida por epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes. IV. A epiglote é formada por uma cartilagem elástica em formato de folha recoberta por uma mucosa com epitélio estratificado pavimentoso em sua parte superior. É correto o que se afirma em:
I e II.
I, II e III.
I e III.
I, II e IV.
II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina