A professora Lúcia decidiu realizar um projeto interdisciplinar com seus estudantes do 1° ano do Ensino Médio. Ela conversou com os colegas professores da mesma turma, que aceitaram a ideia. Para que o projeto fosse de interesse dos estudantes, foi decidido fazer um levantamento na turma para escolher o tema a ser trabalhado.
Após explicar a proposta aos estudantes, pediram que refletissem sobre um tema que considerassem significativo para eles. Na semana seguinte deveriam defender sua proposta e ao final a sala votaria para escolher o tema a ser investigado.Observando a organização do grupo de professores, a coordenadora do Ensino Médio interveio dizendo que a proposta não daria certo, pois os estudantes poderiam escolher um tema de difícil trabalho para eles e que não permitisse trabalhar com mais de um componente curricular. Por fim, ela sugeriu que o grupo de professores pensasse em um projeto que seria interessante para os estudantes e levasse a proposta bastante adiantada para eles definirem apenas alguns itens e, com isso, programar o projeto para que todo o conteúdo previsto pudesse ser abordado.Diante dessa situação, selecione a(s) alternativa(s) que indica(m) como os professores deveriam responder à coordenadora, de modo a estarem de acordo com preconizado na PNAEM e nos Parâmetros para a implementação de IFA.
Acatar a sugestão da coordenadora, pois, de fato, os estudantes poderiam escolher um tema difícil para trabalhar com eles e de forma interdisciplinar
Conversar com a gestão escolar explicando a importância do protagonismo juvenil e de os estudantes aprenderem a tomar decisões
Adiar a proposta do projeto para primeiro ensinar os estudantes como escolher um tema para pesquisa
Manter a proposta e explicar aos estudantes que devem pensar em questões que sejam importantes para eles ou que tenham curiosidade em conhecer melhor, e no debate para votação do tema a ser investigado ponderar com o grupo caso alguma temática fuja totalmente ao factível naquela série.
Manter a proposta de realizar um projeto no qual os estudantes escolhem o tema, mas fazer isso por componente curricular, de modo que escolham temas dentro do referido componente.
Ed
há 4 dias
Diante da situação apresentada, os professores deveriam responder à coordenadora da seguinte forma: 1. Conversar com a gestão escolar explicando a importância do protagonismo juvenil e de os estudantes aprenderem a tomar decisões. Isso é fundamental para promover a autonomia dos alunos e o desenvolvimento de habilidades críticas. 2. Manter a proposta e explicar aos estudantes que devem pensar em questões que sejam importantes para eles ou que tenham curiosidade em conhecer melhor, e no debate para votação do tema a ser investigado ponderar com o grupo caso alguma temática fuja totalmente ao factível naquela série. Essa abordagem respeita o interesse dos alunos e ainda permite uma orientação adequada. Essas alternativas estão alinhadas com os princípios da PNAEM e dos Parâmetros para a implementação de IFA, que valorizam a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem.