Os critérios de auditorias serão usados para comparar o que está realmente acontecendo na empresa com o que foi planejado por ela. Por isso é muito importante que eles estejam muito claros na cabeça dos auditores internos.
A própria ISO 9001:2015 é um critério de auditoria, pois é usada para avaliar a maturidade do SGQ da empresa. Porém, como falei no post anterior, também há critérios próprios da empresa, que podem ser, por exemplo, os processos formalizados, as ITs, os procedimentos etc.
O escopo da auditoria corresponde aos limites do que será auditado. No escopo, é determinado o que é SGQ e o que não é, o que afeta a qualidade e o que não afeta. Por isso esse conceito é crucial para as auditorias internas.
Existem empresas, por exemplo, que optam por começar se certificando em apenas uma linha de produção. A empresa fabrica 3 tipos de produtos diferentes, mas apenas 1 tem certificação ISO 9001. Nesse caso, ao delimitar o escopo, pode-se limitar as auditorias apenas à linha de produção certificada. Igualmente, a empresa pode optar por auditar todas as linhas, afim entender como os processos estão rodando ou até mesmo para preparar uma segunda linha de produção para a certificação.
Fonte: https://blogdaqualidade.com.br/iso-90012015-auditoria-interna-item-9-2-2/.
Pergunta.
A definição de um programa de auditoria é,
Grupo de escolhas da pergunta
um programa que apresenta dados que apoiam a existência ou a veracidade de alguma coisa. Pode ser obtida por observação, medição, ensaio ou outros meios.
um programa de auditoria é um processo sistemático, independente e documentado para obter evidência objetiva e avaliá-la objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos.
um programa de auditoria é um conjunto de requisitos usados como uma referência com a qual a evidência objetiva é comparada.
um programa de auditoria deve descrever as atividades e arranjos para uma auditoria.
um programa de auditoria são arranjos para uma ou mais auditorias, planejado e direcionado para um período de tempo e objetivo específico.
Ed
semana passada
Para responder à pergunta sobre a definição de um programa de auditoria, vamos analisar as alternativas apresentadas: 1. um programa que apresenta dados que apoiam a existência ou a veracidade de alguma coisa. Pode ser obtida por observação, medição, ensaio ou outros meios. - Esta definição não se refere especificamente a um programa de auditoria, mas sim a métodos de coleta de dados. 2. um programa de auditoria é um processo sistemático, independente e documentado para obter evidência objetiva e avaliá-la objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos. - Esta definição é bastante precisa e abrange os aspectos fundamentais de um programa de auditoria. 3. um programa de auditoria é um conjunto de requisitos usados como uma referência com a qual a evidência objetiva é comparada. - Embora mencione a comparação de evidências, não define adequadamente o que é um programa de auditoria. 4. um programa de auditoria deve descrever as atividades e arranjos para uma auditoria. - Esta afirmação é verdadeira, mas não é uma definição completa de um programa de auditoria. 5. um programa de auditoria são arranjos para uma ou mais auditorias, planejado e direcionado para um período de tempo e objetivo específico. - Esta definição é válida, mas não abrange todos os aspectos de um programa de auditoria. Após analisar as opções, a alternativa que melhor define um programa de auditoria é: b) um programa de auditoria é um processo sistemático, independente e documentado para obter evidência objetiva e avaliá-la objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos.