Logo Passei Direto
Buscar
Em 2018, a carga tributária no Brasil atingiu o seu pico histórico de 35,07% do PIB (Produto Interno Bruto). Nessa época, cada brasileiro precisou trabalhar cerca de 128 dias apenas para quitar seus compromissos com o pagamento de tributos.
Considerando a definição da legislação brasileira sobre taxas e impostos, pode-se afirmar que uma distinção entre as duas espécies está descrita na alternativa:
A Taxas não são tributos e impostos são tributos.
Ambos são tributos, mas o imposto tem referência direta para o contribuinte e a taxa não.
A taxa é um tributo que pode ser calculado em função do capital das empresas, enquanto o imposto não.
A taxa é um tributo vinculado, isto é, pressupõe atividade do Estado voltada para o devedor.
E Impostos dependem da atividade estatal e taxas são previstas em lei.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas com base na definição de taxas e impostos na legislação brasileira. 1. A Taxas não são tributos e impostos são tributos. - Esta afirmação está incorreta, pois tanto taxas quanto impostos são considerados tributos. 2. Ambos são tributos, mas o imposto tem referência direta para o contribuinte e a taxa não. - Esta afirmação não é precisa, pois a taxa é um tributo que está vinculado a uma atividade específica do Estado, enquanto o imposto não necessariamente tem essa relação direta. 3. A taxa é um tributo que pode ser calculado em função do capital das empresas, enquanto o imposto não. - Esta afirmação é incorreta, pois a taxa não é necessariamente calculada em função do capital das empresas. 4. A taxa é um tributo vinculado, isto é, pressupõe atividade do Estado voltada para o devedor. - Esta afirmação está correta. A taxa é um tributo que é cobrado em razão de um serviço prestado pelo Estado ao contribuinte. 5. Impostos dependem da atividade estatal e taxas são previstas em lei. - Esta afirmação é confusa, pois os impostos não dependem diretamente de uma atividade específica do Estado, enquanto as taxas são, de fato, previstas em lei. A alternativa correta que descreve a distinção entre taxas e impostos é: d) A taxa é um tributo vinculado, isto é, pressupõe atividade do Estado voltada para o devedor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O planejamento tributário é o método baseado em amplo estudo da legislação tributária vigente com a finalidade de ajustar e, dentro do possível, reduzir os tributos pagos pelos contribuintes e responsáveis legais, observada, a todo momento, a legislação aplicável.
Quanto à Elisão Fiscal é correto afirmar que:
Constitui procedimento lícito de economia de tributos, realizado antes da ocorrência do fato gerador.
Constitui mecanismo de economia fiscal, somente permitido na existência de lei expressa.
Constitui procedimento ilícito que pode ser desqualificado e requalificado pela autoridade administrativa.
Constitui procedimento lícito de economia de tributos, realizado após a ocorrência do fato gerador.
Constitui procedimento ilícito realizado para dissimular a ocorrência do fato gerador.

Mais conteúdos dessa disciplina