Logo Passei Direto
Buscar
A tosse é um mecanismo de limpeza do trato respiratório, sendo a principal responsável pela depuração traqueobrônquica em doenças pulmonares ou quando há alteração na quantidade de muco e ineficiência do sistema mucociliar. Em adultos, é caracterizada por uma inspiração de, aproximadamente, 2,5L de ar e fechamento da glote, com rápido aumento da pressão intrapleural para, aproximadamente, 100Torr. Quando a glote se abre, o ar sai como uma rajada, turbulenta e bifásica, com uma fase rápida com alto fluxo e outra mais prolongada com menor fluxo, passando através das vias aéreas parcialmente colapsadas. A tosse apresenta quatro fases: irritação, inspiração, compressão e expulsão. Na ausência ou diminuição da tosse, resultado de afecções do sistema respiratório ou neurológico, ou ainda na dificuldade de eliminar as secreções retiradas por ineficiência da depuração de vias aéreas, o fisioterapeuta deverá atuar de forma que o paciente consiga eliminar as secreções. No entanto, são diversas as técnicas que envolvem a tosse como recurso, seja ativa ou passiva.
Diante disso, analise as seguintes afirmações:
I. De acordo com a primeira Conferência de Consenso de Técnicas Manuais de Fisioterapia Respiratória, realizada em Lyon, em 1994, a tosse espontânea ou dirigida a alto ou baixo volume pulmonar é capaz de impulsionar as secreções das regiões proximais para a boca.
II. Em função da idade do paciente, do nível de consciência e da capacidade de cooperação, pode-se descrever a tosse como: tosse provocada e tosse dirigida.
III. A tosse provocada é uma tosse reflexa que depende exclusivamente do paciente, ou seja, é independente da ação de terceiros. O próprio indivíduo provoca a tosse, por meio da estimulação dos receptores mecânicos, situados na parede dos alvéolos.
IV. A tosse dirigida não depende do paciente e é executada a partir de um esforço do fisioterapeuta, que, de forma passiva, realiza o estímulo da tosse, apertando a garganta do paciente por 3x seguidas. Por reflexo, a tosse dirige as secreções para as vias aéreas superiores.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
User badge image
Questões Para o Saber

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. De acordo com a primeira Conferência de Consenso de Técnicas Manuais de Fisioterapia Respiratória, realizada em Lyon, em 1994, a tosse espontânea ou dirigida a alto ou baixo volume pulmonar é capaz de impulsionar as secreções das regiões proximais para a boca. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois a tosse é um mecanismo que ajuda a mover as secreções para a boca. II. Em função da idade do paciente, do nível de consciência e da capacidade de cooperação, pode-se descrever a tosse como: tosse provocada e tosse dirigida. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois a tosse pode ser classificada de acordo com essas variáveis. III. A tosse provocada é uma tosse reflexa que depende exclusivamente do paciente, ou seja, é independente da ação de terceiros. O próprio indivíduo provoca a tosse, por meio da estimulação dos receptores mecânicos, situados na parede dos alvéolos. Falsa, a tosse provocada geralmente envolve a estimulação de receptores por um terceiro, como um fisioterapeuta, e não é exclusivamente dependente do paciente. IV. A tosse dirigida não depende do paciente e é executada a partir de um esforço do fisioterapeuta, que, de forma passiva, realiza o estímulo da tosse, apertando a garganta do paciente por 3x seguidas. Por reflexo, a tosse dirige as secreções para as vias aéreas superiores. Falsa, a tosse dirigida pode envolver a participação do paciente e não é apenas uma ação passiva do fisioterapeuta. Com base nas análises, as afirmações verdadeiras são I e II. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I e II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina