Marque a alternativa correta.
a.
Contra a decisão que confirmar a aplicação da sanção de declaração de inidoneidade, caberá recurso no prazo de 10 dias úteis.
b.
O controle interno dos contratos administrativos é realizado de ofício pelo Tribunal de Contas, que pode anular contratos ilegais e revogar aqueles que sejam considerados inconvenientes e inoportunos.
c.
A multa trata-se de uma penalidade de caráter pecuniário, que pode ser exigida mesmo que não esteja prevista no instrumento convocatório da licitação ou no contrato administrativo.
d.
Na aplicação das sanções, a Administração deve exercer o juízo de proporcionalidade, aplicando a sanção adequada à gravidade da infração.
e.
Tanto a suspensão temporária quanto a advertência impedem o particular de participar de licitações e de contratar com o poder público.
Ed
há 2 semanas
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) Contra a decisão que confirmar a aplicação da sanção de declaração de inidoneidade, caberá recurso no prazo de 10 dias úteis. - Esta afirmação está incorreta, pois o prazo para recurso é de 5 dias úteis, não 10. b) O controle interno dos contratos administrativos é realizado de ofício pelo Tribunal de Contas, que pode anular contratos ilegais e revogar aqueles que sejam considerados inconvenientes e inoportunos. - Esta afirmação está correta, pois o Tribunal de Contas tem essa função. c) A multa trata-se de uma penalidade de caráter pecuniário, que pode ser exigida mesmo que não esteja prevista no instrumento convocatório da licitação ou no contrato administrativo. - Esta afirmação está incorreta, pois a multa deve estar prevista no edital ou no contrato. d) Na aplicação das sanções, a Administração deve exercer o juízo de proporcionalidade, aplicando a sanção adequada à gravidade da infração. - Esta afirmação está correta, mas não é a única correta. e) Tanto a suspensão temporária quanto a advertência impedem o particular de participar de licitações e de contratar com o poder público. - Esta afirmação está incorreta, pois a advertência não impede a participação em licitações. Portanto, a alternativa correta é: b) O controle interno dos contratos administrativos é realizado de ofício pelo Tribunal de Contas, que pode anular contratos ilegais e revogar aqueles que sejam considerados inconvenientes e inoportunos.