Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Dentre as escolas do pensamento contábil, a Escola Patrimonialista foi criada em 1926, com o livro de Masi, Ragioneria generale e teve como principais pensadores Vicenzo Masi, seguidos no Brasil por Francisco D’auria e Frederico Hermann Júnior. Considerando os preceitos dessa escola do pensamento avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Na escola patrimonialista os administradores são considerados credores e devedores do proprietário, devendo prestar contas, pois são vistos como devedores dos investidores, que lhes confiaram a gestão da entidade.
II. O objetivo principal da contabilidade na escola patrimonialista é de revelar as relações jurídicas entre as pessoas, visto que as contas contábeis se referem a essas pessoas e expressam seus direitos e obrigações.
User badge image
Desafios para Aprender

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das asserções: I. Na escola patrimonialista, os administradores são considerados credores e devedores do proprietário, devendo prestar contas, pois são vistos como devedores dos investidores, que lhes confiaram a gestão da entidade. Essa afirmação está correta, pois a escola patrimonialista enfatiza a responsabilidade dos administradores em relação aos proprietários e investidores. II. O objetivo principal da contabilidade na escola patrimonialista é de revelar as relações jurídicas entre as pessoas, visto que as contas contábeis se referem a essas pessoas e expressam seus direitos e obrigações. Essa afirmação também está correta, pois a escola patrimonialista foca nas relações patrimoniais e jurídicas entre os indivíduos e suas obrigações. Ambas as asserções estão corretas. Portanto, a opção correta é que ambas as afirmações são verdadeiras. Se houver uma alternativa que indique isso, essa seria a resposta correta. Se não houver, você deve considerar que ambas as asserções são verdadeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nas Demonstrações Financeiras, os elementos contábeis são quantificados em termos monetários, necessitando – exigindo, a escolha de uma base de mensuração. No contexto da Estrutura Conceitual para o Relatório Financeiro (CPC 00) temos como bases de mensuração específicas dos elementos contábeis o custo histórico, o valor justo, o valor em uso e o custo corrente. Observando os aspectos da base de mensuração específica do custo histórico, avalie as afirmacoes a seguir:
É correto o que se afirma em:
I. O custo histórico pode ser definido pelo preço agregado dispendido pela entidade, o custo incorrido para adquirir ativos e o uso de um ativo incluindo todos os pagamentos necessários para colocar o ativo no local e nas condições que permitam prestar serviços na produção ou em outras atividades da empresa.
II. O custo histórico em sua mensuração não é representado simplesmente por um único preço de troca, mas inclui muitos sacrifícios de recursos econômicos necessários para obter o ativo na forma, no local e quando pode ser útil para as operações da entidade.
III. O custo histórico entre suas vantagens eleva o nível de utilidade da informação quando se espera significativas alterações de preços para as futuras compras de recursos consumidos; principalmente, na condição de disponibilização de um item semelhante ao que se possui ou um item que se pretende repor por um item tecnologicamente superior.
IV. O custo histórico entre suas vantagens, destaca-se que na avaliação do valor do ativo baseado nesta base de mensuração com o passar do tempo reflete as variações do valor deste ativo resultando em maior significatividade como medida da quantidade de recursos disponíveis a entidade.

Hendriksen e Van Breda (2018, p. 99) mencionam que a estrutura conceitual do Fasb define a representação fidedigna como “a correspondência ou concordância entre uma medida ou descrição e o fenômeno que visa representar (às vezes chamada de validade)”. Os autores ainda destacam que para que alguém confie em informações, é essencial que elas representem fielmente os fenômenos que pretende representar. Sobre essa característica qualitativa da informação, avalie as proposições a seguir:
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) O conceito de representação fidedigna está diretamente relacionado com o conceito de materialidade, visto que pela representação fidedigna, os itens tratados pela contabilidade precisam ser significativos.
( ) A representação fidedigna significa uma representação precisa em todos os aspectos, sem qualquer tipo de subjetividade ou estimativas.
( ) A representação fidedigna requer a prudência nas informações contábeis, que é o exercício de cautela ao fazer julgamentos sob condições de incerteza, preferindo nesse caso subavaliações de ativos e receitas e superavaliação de passivos e despesas.
( ) A completude da informação contábil, necessária para a representação fidedigna, refere-se a representação de todas as informações necessárias para que o usuário compreenda os fenômenos que estão sendo representados, inclusive todas as descrições e explicações necessárias.
( ) Ao considerar que a informação deve ser livre de erros, é aceitável a utilização de estimativas, mensuradas com relativo grau de incerteza, desde que estas sejam descritas e explicadas de forma clara e precisa.

Mais conteúdos dessa disciplina