Logo Passei Direto
Buscar
A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. Assim, a sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas. Não podemos chamar as práticas da antiguidade de 'Educação Física', pois este termo é bem mais novo. Relacionada aos exercícios e práticas do passado damos o nome de Práticas Corporais que é o termo que usamos (BREGUEZ, 2011).
Sobre a história da educação física, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Indianos que realizam as práticas hindus, devem se destacar a Pilates como a sua manifestação suprema. ( ) Os egípcios tinham grande facilidade da utilização do arco e flecha, da prática da equitação, da luta etc. As práticas esportivas eram diversificadas: luta, natação, remo, atletismo etc., constituindo um sistema de educação física. ( ) Os gregos antigos não reduziam a educação física à uma simples destreza corporal, mas vinha sempre acompanhada por uma preocupação moral e estética. ( ) povo chinês se interessava por jogos baseados nos jogos olímpicos da Grécia, porém, para eles, era apenas para uma preparação militar. Surge o gladiador habilidoso e forte para vencer os combates sangrentos nas arenas e circos ingleses. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BREGUEZ, M. Educação Física na Antiguidade. 2011. Disponível em: http://historiaeducacaofisica.blogspot.com/2011/11/educacao-fisica-na-antiguidade.html.Acesso em: 31 ago. 2021.
A V-F-V-F.
B F-V-V-F.
C V-V-F-V.
D F-V-V-V.
User badge image
Estudo Através de Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a história da educação física: ( ) Indianos que realizam as práticas hindus, devem se destacar a Pilates como a sua manifestação suprema. É falsa (F). Pilates é um método de exercício desenvolvido no século XX por Joseph Pilates e não está relacionado às práticas hindus, que têm suas próprias tradições e formas de exercício. ( ) Os egípcios tinham grande facilidade da utilização do arco e flecha, da prática da equitação, da luta etc. As práticas esportivas eram diversificadas: luta, natação, remo, atletismo etc., constituindo um sistema de educação física. É verdadeira (V). Os egípcios realmente praticavam diversas atividades físicas e esportivas, que podem ser consideradas parte de um sistema de educação física. ( ) Os gregos antigos não reduziam a educação física à uma simples destreza corporal, mas vinha sempre acompanhada por uma preocupação moral e estética. É verdadeira (V). A educação física na Grécia antiga era vista como um componente importante da formação do cidadão, envolvendo aspectos físicos, morais e estéticos. ( ) O povo chinês se interessava por jogos baseados nos jogos olímpicos da Grécia, porém, para eles, era apenas para uma preparação militar. Surge o gladiador habilidoso e forte para vencer os combates sangrentos nas arenas e circos ingleses. É falsa (F). Embora a China tenha suas próprias tradições de jogos e artes marciais, a afirmação mistura informações e não é precisa sobre a relação entre os jogos olímpicos e a preparação militar. Portanto, a sequência correta é: F - V - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é: B) F - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As escolas de educação infantil podem se apresentar como espaços de educação por excelência, o que equivale a afirmar que a rotina, isto é, a organização do tempo e do espaço justifica-se apenas quando instrumentalizada enquanto prática educativa, capaz de promover a aprendizagem e o desenvolvimento, em que o brincar e o aprender figurem como objetivos principais (CHAVES, 2015).
Sobre as práticas pedagógicas da educação infantil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Brincar: refere-se à criança poder expressar como sujeito dialógico, criativo e sensível suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões e questionamentos por meio de diferentes linguagens. ( ) Participar: refere-se à convivência em grupos, dando a possibilidade de a criança conhecer e respeitar a convivência e a diversidade pessoal e cultural com outros grupos. ( ) Explorar: refere-se à criança ampliar seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia, através de movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela. ( ) Conhecer-se: refere-se à criança poder constituir uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário, construindo sua identidade pessoal, social e cultural. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: CHAVES, Marta. Práticas pedagógicas na educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural. Fractal: Revista de Psicologia, [s. V. 27, n. 1, 56-60, 1 jan. 2015. Disponível em: em: 29 set. 2021.
A F-V-V-V.
B V-V-F-F.
C F-F-V-V.
D V-F-V-F.

Adultos e crianças, professores e alunos podem conferir às palavras significado e sentido diferentes. Desta forma, os sujeitos mais experientes, ao interagirem com as crianças, estimulam-nas não só na apropriação da linguagem, como também na sua expansão, possibilitando, assim, a elaboração de sentidos particularizados, que dependem da vivência infantil e da obtenção de significados mais objetivos e abrangentes (MARTINS, 1997).
Sobre escola e as interações sociais, assinale a alternativa CORRETA: Adquirir conhecimento implica considerar as experiências e conhecimentos que ainda não foram adquiridos, acompanhando as evoluções do mundo que acontecem de forma dinâmica e num processo de transformação contínua, com pontos de vista variados. À escola cabe o papel de enriquecer e não capacitar o aluno a se tornar um cidadão. São as interações sociais que fazem com que as crianças aprendam a regular seus processos cognitivos, que fazem com que a criança perceba a si mesma e perceba suas capacidades. C As interações sociais não permitem que a criança tome consciência e domínio do seu corpo, permitindo o desenvolvimento de suas habilidades na aprendizagem, melhorando a sua formação social e intelectual. Um educando muitas vezes tem dificuldades de se manifestar verbalmente, mas se sente seguro ao se manifestar D através de jogo de volei ou da música, o que torna o espaço escolar, junto à educação física, que é uma prática, um dificultador para este processo.
A Adquirir conhecimento implica considerar as experiências e conhecimentos que ainda não foram adquiridos, acompanhando as evoluções do mundo que acontecem de forma dinâmica e num processo de transformação contínua, com pontos de vista variados.
B À escola cabe o papel de enriquecer e não capacitar o aluno a se tornar um cidadão.
C São as interações sociais que fazem com que as crianças aprendam a regular seus processos cognitivos, que fazem com que a criança perceba a si mesma e perceba suas capacidades.
D As interações sociais não permitem que a criança tome consciência e domínio do seu corpo, permitindo o desenvolvimento de suas habilidades na aprendizagem, melhorando a sua formação social e intelectual.

G. Bachelard demonstrou em seu pensamento epistemológico que o conhecimento científico da época contemporânea se encontra depurado dos imediatismos do senso comum, das experiências primeiras e do sensualismo. Os conceitos que eram tomados como simples e evidentes são complicados pelo pensamento científico contemporâneo. Em Bachelard, esses conceitos tomados em sua complexidade vêm contrariar todo ideal da epistemologia tradicional e, ao mesmo tempo, caracterizar renovar a epistemologia (VELANES, 2017).
Sobre a construção do conhecimento segundo Bachelard, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Etapa 1 Período Pré-Científico: vai da Antiguidade Clássica até o século XVIII. Nessa etapa, o objeto condicionava a teoria e o valor da linguagem matemática era fundamentalmente descritivo. ( ) Etapa 2 Estado Mitótico: do final do século XVIII ao início do XXI. Valorizava o utilitarismo, ou seja, o conceito pragmático dos conhecimentos. ( ) Etapa 3 Novo Espírito Científico: de meados do século V até os dias de hoje. Iniciou-se na época em que a relatividade de Leonardo da Vinci alterou conceitos primordiais tidos como já fixados e determina que o homem se renova como ser pensante na medida em que pensa sobre o fazer científico. Assinale a que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: VELANES, David. Alguns aspectos sobre onovo espírito científicona epistemologia de Gaston Bachelard. Saberes, Natal, 1, n. 16, 66-82, 1 ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11698/8844. Acesso em: 11 ago. 2021.
A B V-V-F.
B D.

Freire aprendeu a ler e a escrever com Seu Joaquim e Dona Edeltrudes no quintal de sua casa. Sobre esta experiência, fez um relato que se tornou célebre ao longo de sua vida: "Fui alfabetizado no chão do quintal da minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior de meus pais. chão foi meu quadro-negro; gravetos, o meu giz" (FREIRE, 1997, 15).
Com relação à experiência profissional do educador, analise as sentenças a seguir: I- Dentro da sala de aula há uma diversidade cultural que precisa ser respeitada, pois cada aluno tem sua identidade e seu jeito de ser de acordo com suas vivências até o momento. II- A experiência profissional é capaz de transformar cada momento numa situação de aprendizagem, ela contribui para a formação contínua e dinâmica do conjunto aluno-escola-aprendizagem. III- que se ensina nas aulas de educação física, o aluno leva para a vida. Se trata apenas de ficar jogando a bola, se trata de desafiar suas capacidades e treinar suas habilidades para que percebam que possuem capacidades de vencer as dificuldades, e que através da cultura corporal se reconheçam como seres pertencentes a uma sociedade e a uma vida única e capaz de mudar o mundo. IV- A educação física, em sua forma mais simples, que é visando à formação de uma imagem corporal de aceitação e que faz parte de uma sociedade que é o ápice para a cidadania, proporciona a competência que leva à superação das igualdades sociais, do exercício da justiça e da liberdade, construção de atitudes éticas de solidariedade e cooperação. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina