Logo Passei Direto
Buscar

Mecânica dos Fluidos

Colégio Objetivo
Para calculamos a perda de carga de um escoamento interno, temos primeiramente que entender que a perda de carga representa uma conversão de energia mecânica em energia térmica, ou seja, uma energia potencial, cinética ou de pressão que é perdida ao longo do escoamento, devido ao efeito do atrito. Portanto, é importante conhecermos e compreendermos fator de atrito de Darcy a fim de calcularmos a perda de carga. Tem-se que fator de atrito de Darcy f é uma função do número de Reynolds e da rugosidade relativa da parede interna do conduto. Outra maneira de calcular fator de atrito é por meio de correlações. Para escoamento laminar, fator de atrito é função somente do número de Reynolds.
Caso esteja ocorrendo um escoamento classificado como laminar em um conduto, com número de Reynolds estimado em 1.500, calcule fator de atrito para esta tubulação.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Para calcular o fator de atrito \( f \) em um escoamento laminar, utilizamos a seguinte fórmula: \[ f = \frac{64}{Re} \] onde \( Re \) é o número de Reynolds. Dado que o número de Reynolds é 1.500, substituímos na fórmula: \[ f = \frac{64}{1500} \approx 0,04267 \] Portanto, o fator de atrito \( f \) para o escoamento laminar com \( Re = 1.500 \) é aproximadamente 0,04267.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina