Logo Passei Direto
Buscar

Baseado em fatos reais, esta atividade trata da indústria Fictícias S/A, que atua no setor automotivo e é uma das principais indústrias paranaenses. Fundada em 1977, possui, atualmente, um faturamento de cerca de R$ 300.000.000,00 mensais e suas modernas instalações ocupam uma área de 18.000 m².

A importância social dessa fábrica reflete-se no emprego de 1.380 colaboradores, que participam de um programa de capacitação intensivo, para a utilização de tecnologia de ponta em fabricação. Ademais, a organização possui certificação de qualidade e de sustentabilidade ambiental, mas, para chegar a esse patamar, teve que passar por uma quebra de paradigma em relação ao sistema de informação.

Por meio dos dados informados, fica evidente que a organização possui um porte considerável. O detalhe é que essa organização sofreu, durante muitos anos de sua existência, com sistemas de informação independentes, com microcontrollers isolados, espalhados por toda a organização. Como estava sofrendo com o descontrole de custos de produção e a perda de mercado, devido às dificuldades para organizar a área de marketing, a empresa decidiu contratar uma consultoria para realizar um processo de gestão estratégica.

Durante o projeto de consultoria, um diagnóstico revelou que a área de TI da empresa era vista pelos principais gestores como um centro de custos, e não como uma ferramenta de alavancagem estratégica. A primeira medida dos consultores foi sugerir a implantação de um sistema de informação único e integrado, no modelo ERP. A solução foi adotada pela alta direção e, depois de 8 meses de implantação, o sistema apresentou inúmeros benefícios, dentre os principais estão:

 

●     Controles de custos reorganizados e funcionando corretamente, gerando informações precisas acerca da rentabilidade dos produtos;


 

●     Visibilidade quanto à viabilidade de fabricar ou comprar componentes;


 

●     Monitoramento dos índices de satisfação dos clientes;


●     Processos de produção e administrativos padronizados, fazendo o número de falhas cair drasticamente;


 


●     Controles de atividades e de produtividade funcionando corretamente;


 


●     Retorno sobre o investimento em menos de dois anos;


 

●     Aumento na transparência das decisões estratégicas, com o embasamento em indicadores e em resultados.


 

Os benefícios alcançados pela organização devem-se à implantação dos módulos: produção (MRP II), finanças, contabilidade, recursos humanos, marketing e CRM. O próximo passo refere-se à implementação do módulo de gerenciamento da cadeia de suprimentos e da ferramenta de mineração de dados. Com base nesse caso e no conteúdo estudado, reflita quanto às seguintes questões:

 

●     Quais são os benefícios esperados pela organização com o módulo SCM?


 


●     Quais são os pré-requisitos para o bom funcionamento do sistema SCM na empresa?


 


●     Quais são os benefícios da utilização de mineração de dados?



User badge image
Diego Machado Rodrigues

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Você precisa criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina