Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Bergamasco e Tsunechiro (2010), os dados epidemiológicos disponíveis atualmente permitem considerar o câncer de mama como um problema de saúde pública no Brasil. Fatores como o aumento da expectativa de vida, industrialização, urbanização e os avanços tecnológicos na área da saúde estão relacionados com o aumento do risco de desenvolvimento de câncer, além da mudança de hábitos de vida da população.
Com base no assunto informado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) O câncer de pele não melanoma, o câncer de mama e o de colo de útero representaram as menores taxas de incidência entre os principais tipos de câncer nas mulheres brasileiras.
( F ) A maioria dos casos de câncer de mama, não possui boa resposta ao tratamento, em especial quando o diagnóstico e o tratamento são oportunos.
( F ) Os sinais e os sintomas mais comuns de câncer de mama são: diarreia, estomatite e refluxo.
( V ) As principais localizações primárias, tanto com relação à mortalidade quanto à incidência, são as de câncer de mama e de colo de útero.
A - F, F, F, V.
B - F, V, F, V.
C - V, F, V, F.
D - V, V, V, F.
User badge image
Questões para Estudantes

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o câncer de mama: ( F ) O câncer de pele não melanoma, o câncer de mama e o de colo de útero representaram as menores taxas de incidência entre os principais tipos de câncer nas mulheres brasileiras. É falsa. O câncer de mama é um dos tipos mais comuns entre as mulheres no Brasil, portanto, não pode ser considerado como tendo uma das menores taxas de incidência. ( F ) A maioria dos casos de câncer de mama, não possui boa resposta ao tratamento, em especial quando o diagnóstico e o tratamento são oportunos. É falsa. Quando o diagnóstico e o tratamento são realizados de forma oportuna, a maioria dos casos de câncer de mama pode ter uma boa resposta ao tratamento. ( F ) Os sinais e os sintomas mais comuns de câncer de mama são: diarreia, estomatite e refluxo. É falsa. Os sinais e sintomas mais comuns de câncer de mama incluem nódulos, alterações na pele da mama e secreção anormal, e não diarreia, estomatite e refluxo. ( V ) As principais localizações primárias, tanto com relação à mortalidade quanto à incidência, são as de câncer de mama e de colo de útero. É verdadeira. O câncer de mama e o câncer de colo de útero são, de fato, as principais localizações primárias em termos de mortalidade e incidência entre as mulheres. Portanto, a sequência correta é: A - F, F, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As desigualdades de gênero em nossa sociedade ainda patriarcal vão além da desvalorização da mulher enquanto sujeitas de direitos, elas afetam a saúde, a saúde mental. Embora algumas melhorias sociais tenham ocorrido, como o aumento das taxas de participação no mercado de trabalho, elas ainda sofrem com a segregação ocupacional, a discriminação salarial, além da dupla jornada de trabalho.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmacoes considerando V para verdadeiro e F para falso:
( F ) A saúde e o adoecimento das mulheres não requerem discussões amplas, pois verifica-se não haver questões a serem sanadas dentro deste contexto saúde-doença. Caso haja necessidade de algum desdobramento a ser discutido, é facultativo a participação das usuárias do sistema de saúde.
( V ) A maneira como a sociedade percebe e diferencia os processos de adoecimento entre mulheres e homens pode ter implicações significativas nos resultados de saúde e no bem-estar mental, físico e social das pessoas, tornando-se necessária a discussão sobre a incorporação do gênero no cuidado em saúde, visto que a maioria das pessoas nasce biologicamente homem ou mulher, e são ensinados comportamentos esperados e aceitos para homens e mulheres em sociedade, dentro de famílias.
( V ) O profissional de enfermagem precisa estar atento durante o contato com seus pacientes, para que a desigualdade de gênero não seja um fator limitante para o acesso aos serviços de saúde de qualidade, bem como uma ferramenta para a redução das taxas de morbidade e mortalidade evitáveis em ambos os sexos.
( F ) A abordagem prioritária no Brasil, no contexto da saúde, está voltada única e exclusivamente no processo do adoecimento. Ações relacionadas à educação em saúde ocupam um espaço insignificante, pois considera-se a necessidade de medicalização para aliviar sintomas e progressão de uma determinada doença.
A - V, V, V, V.
B - V, V, F, F.
C - V, F, F, V.
D - F, V, V, F.

Sistema de monitoramento e avaliação da atenção ao pré-natal e ao puerpério prestado pelos serviços de saúde a cada gestante e recém-nascido, desde o primeiro atendimento na unidade básica de saúde até o atendimento hospitalar de alto risco. O sistema contribui, ainda, para a identificação de fatores que caracterizam a gravidez de risco, com o objetivo de promover a segurança da saúde da mãe e da criança, e possibilita a prevenção das complicações identificadas como principais causas de morbidade e mortalidade materna e perinatal.
Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa correta que corresponde à ferramenta/ao sistema descrito no texto:
A RAMI.
B SISPRENATAL.
C SICOLO.
D SISMAMA.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o conjunto de ações e serviços de saúde prestado por órgãos e instituições públicas, federais, estaduais e municipais com o objetivo de garantir o acesso universal, igualitário e integral à saúde para toda a população brasileira. Essa definição é baseada na Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990 (BRASIL, 1990).
Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A Lei nº 8.080, de 1990, determina que o financiamento do SUS é uma responsabilidade compartilhada entre as três esferas de governo (federal, estadual e municipal), com a obrigatoriedade de alocar percentuais mínimos de recursos para a área de saúde.
II. A descentralização é uma característica fundamental do SUS, conforme estabelecido na Lei nº 8.080/1990. Isso se reflete na gestão compartilhada entre os diversos níveis de governo e na regionalização das ações e serviços de saúde, garantindo assim o acesso universal e a integralidade do cuidado.
III. O SUS é orientado por princípios essenciais, incluindo a universalidade, a equidade, a integralidade e a participação social. Estes princípios têm como objetivo garantir o acesso a serviços de saúde para todos os cidadãos brasileiros, independentemente de sua situação socioeconômica, e abordar suas necessidades de saúde em todas as dimensões.
IV. A participação da comunidade é inviabilizada nas diretrizes. De acordo com a Lei nº 8.080, de 1990, é preciso eleger representantes para o povo, a cada quatro anos, os senadores. São pessoas que ocupam vagas no senado para formular políticas e atuar no controle das ações de saúde, dispensando a população que não tenha conhecimento ou interesse em participar, elegendo, assim, representantes a cada eleição.
A III e IV, apenas.
B I, apenas.
C II e IV, apenas.
D I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina