Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Completo Atingiu 0,05 de 0,05 Marcar questão Texto da questão A definição de "prática" como componente curricular é constituída pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n. 9.394/1996, que dispõe: "Art. 65. A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas". Considerando a prática docente estabelecida no ano na LDB 9394/96, assinale a alternativa correta.
「 a. Até o ano de 1996, os cursos de licenciatura tinham como componente curricular o estágio, que era identificado com a seguinte inscrição: "Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado", cumprindo, no mínimo, trezentas horas.
「 b. A Lei de Diretrizes e Bases - Lei n. 9.394/1996, compreende a prática enquanto estágio supervisionado alinhado à teoria, ou seja, cabe à instituição a oferta de duzentos e cinquenta horas para a realização de práticas pedagógicas.
C c. Os cursos de licenciatura, inseridos nesse contexto histórico, têm a sua estruturação voltada para a prática do estágio, ressaltando a necessidade de trabalhar a teoria com a carga horária máxima de cem horas.
C d. O estágio foi o componente curricular realizado nesse período, pois era identificado com a seguinte inscrição: "Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado", cumprindo, no máximo, trezentas horas.
C e. Durante o ano de 1996, o estágio foi identificado enquanto componente curricular, promovendo a formação prática de, no mínimo, cem horas.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 18 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 18 horas

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n. 9.394/1996, que estabelece que a formação docente deve incluir, no mínimo, trezentas horas de prática de ensino. a) Até o ano de 1996, os cursos de licenciatura tinham como componente curricular o estágio, que era identificado com a seguinte inscrição: "Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado", cumprindo, no mínimo, trezentas horas. - Esta alternativa está correta, pois menciona a prática de ensino sob a forma de estágio supervisionado e a carga horária mínima de trezentas horas. b) A Lei de Diretrizes e Bases - Lei n. 9.394/1996, compreende a prática enquanto estágio supervisionado alinhado à teoria, ou seja, cabe à instituição a oferta de duzentos e cinquenta horas para a realização de práticas pedagógicas. - Esta alternativa está incorreta, pois a carga horária mínima é de trezentas horas, não duzentas e cinquenta. c) Os cursos de licenciatura, inseridos nesse contexto histórico, têm a sua estruturação voltada para a prática do estágio, ressaltando a necessidade de trabalhar a teoria com a carga horária máxima de cem horas. - Esta alternativa está incorreta, pois a carga horária máxima de cem horas não é mencionada na LDB. d) O estágio foi o componente curricular realizado nesse período, pois era identificado com a seguinte inscrição: "Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado", cumprindo, no máximo, trezentas horas. - Esta alternativa está incorreta, pois a carga horária é mínima de trezentas horas, não máxima. e) Durante o ano de 1996, o estágio foi identificado enquanto componente curricular, promovendo a formação prática de, no mínimo, cem horas. - Esta alternativa está incorreta, pois a carga horária mínima é de trezentas horas. Portanto, a alternativa correta é: a) Até o ano de 1996, os cursos de licenciatura tinham como componente curricular o estágio, que era identificado com a seguinte inscrição: "Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado", cumprindo, no mínimo, trezentas horas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Completo Atingiu 0,05 de 0,05 Marcar questão Texto da questão A partir das bases normativas ressaltadas na unidade II, identificamos que as dúvidas que permeiam o trabalho dos gestores institucionais e dos professores no processo de construção curricular dos cursos de licenciatura se intensificam, uma vez que o Parecer 28/2001 previa que a prática deveria "trazer as marcas das instituições, prescrita nos projetos pedagógicos de seus cursos". Considerando os pressupostos estabelecidos no Parecer 28/2001, assinale verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) A prática de ensino e a prática como componente curricular são aspectos distintos na constituição dos cursos que formam professores, ao mesmo tempo, em que deveriam estar articuladas; ( ) Seguindo as concepções estabelecidas pelo Parecer 28/2001, Weber (2002) salienta a necessária vinculação entre teoria e prática expressa, entre outros aspectos, por intermédio da definição da prática como componente curricular; ( ) A prática de ensino e a prática como componente curricular são aspectos idênticos na constituição dos cursos que formam professores, não podendo estar separados durante o desenvolvimento do currículo; ( ) Conforme o Parecer n. 28/2001: "A prática como componente curricular é, pois, uma prática que produz algo no âmbito do ensino (CNE, 2002, p.10)", sem, contudo, repetir a fórmula da prática de ensino sob a forma de estágio supervisionado; ( ) A dimensão prática deve vir diluída ao longo do curso entre as disciplinas de caráter propositivo, estabelecendo uma relação dialética entre teoria e prática. Assinale a alternativa correta:
C a. F - F - F - F.
C b. F - V - V - V -
C c. V - V - V - V -
C d.V - F - V - F - V.
G e. V - V - F - V - V.

Completo Atingiu 0,05 de 0,05 Marcar questão Texto da questão Conforme a unidade II, a nova relação entre teoria e prática, exposta a partir da década de 1980, reforça os pensamentos que vão contra o modelo aplicacionista, a partir do qual se estuda para depois "aplicar" somente nos estágios no final do curso. Desse modo, a prática como componente curricular envolve conhecimento e análise de situações pedagógicas, não dependendo somente da observação direta nas escolas. Voltada para a relação entre teoria e prática, assinale verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) A prática como componente curricular envolve conhecimento e análise de situações pedagógicas e não depende da observação direta nas escolas; ( ) É correto afirmar que a prática é mais eficiente se estiver situada rigidamente antes ou depois das matérias consideradas teóricas, pois proporciona o desenvolvimento dos alunos inseridos nos cursos de licenciatura; ( ) A prática como componente curricular pode ser desenvolvida por meio do uso de tecnologias da informação; narrativas orais e escritas de professores; produções de alunos; situações simuladas; estudo de caso; e, produção de material didático; ( ) O estágio supervisionado é caracterizado pelo tempo de permanência in loco no futuro espaço de exercício profissional sob a forma supervisionada por um professor qualificado na área; ( ) O Parecer CNE/CP n. º 28/2001 distingue a prática como componente curricular do estágio supervisionado. A prática como componente curricular é, pois, uma prática que produz algo no âmbito do ensino. Assinale a alternativa correta:
C a. V-V-V-V-V.
C b. F-V-V-F-F.
C c. V-F-V-F-V.
C d. F-F-V-F-F.
a e. V-F-V-V-V.

Completo Atingiu 0,05 de 0,05 Marcar questão Texto da questão Analise as asserções abaixo: I. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's), de 2015, a prática reflexiva baseada em uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, que podem ser aprovadas em breve, como o Programa de Residência Pedagógica, "[...] precisa, sim, de teorias educacionais, ou se arrisca voltar algumas décadas, da qual talvez nunca se tenha saído totalmente, quando se acreditava que ensinar é dom e que se aprende a partir da vivência" (Pereira; Mohr, 2017, p. 207). # PORQUE II. Compreende-se que as teorias da área das Ciências da Educação tornam-se importantes frente a esses limites para auxiliar os professores na compreensão da complexidade da docência e dos diversos aspectos que a envolvem, dentro e além da sala de aula. Além disso, "[...] enquanto as atividades de PCC vincularem-se apenas a ideias formuladas a partir da experiência docente dos professores, pode-se reforçar a ideia de que ensinar aprende-se fazendo" (Pereira; Mohr, 2017, p. 207). A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
C a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C b. As asserções I e II são proposições falsas.
C c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
C d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Completo Atingiu 0,05 de 0,05 Marcar questão Texto da questão De acordo com Sàcristan (1998, p. 15 - 16), o currículo é: [...] uma práxis antes que um objeto estático emanado de um modelo coerente de pensar a educação ou as aprendizagens necessárias das crianças e dos jovens, que tampouco se esgota na parte explícita do projeto de socialização cultural nas escolas. É uma prática, expressão, da função socializadora e cultural que determinada instituição tem, que reagrupa em torno dele uma série de subsistemas ou práticas diversas, entre as quais se encontra a prática pedagógica desenvolvida em instituições escolares que comumente chamamos ensino. É uma prática que se expressa em comportamentos práticos diversos. O currículo, como projeto baseado num plano construído, ordenado, relaciona a conexão entre determinados princípios é uma realização dos mesmos, algo que se há de comprovar e que nessa expressão prática concretiza seu valor. É uma prática na qual se estabelece um diálogo, por assim dizer, entre agentes sociais, elementos técnicos, alunos que reagem frente a ele, professores que o modelam, etc (Sàcristan, 1998, p. 15 - 16). Com base nesta citação, analise as asserções abaixo: I- O currículo está enquadrado educacionalmente, mas não apresenta relações com a prática docente, pois os seus objetivos são cumpridos estritamente por meio da teoria; II- O currículo estabelece a organização de ações ordenadas capazes de relacionar a teoria com a prática; III- Ao colocar o currículo em prática, conseguimos desenvolver os agentes sociais neles inseridos por meio de uma construção histórica e sistematizada; IV- Quando colocado em ação, o currículo deve ser desenvolvido somente por meio de uma prática pedagógica; V- O currículo é entendido como um conjunto de atividades realizadas por meio do trabalho físico e intelectual que buscam cumprir um determinado fim. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a. Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
C b. As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
G c. Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
C d. Apenas as afirmativas V e II estão corretas.
C e. Apenas a afirmativa V está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina