Logo Passei Direto
Buscar
A República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito, consagrando que o Estado é regido por um sistema de normas jurídicas dispostas hierarquicamente.
Analise as alternativas e marque a correta, levando em consideração os princípios que regem a estrutura do Estado Democrático de Direito e a hierarquia das normas jurídicas.
a. Dentre os Poderes presentes no Estado, está o Legislativo, cuja função peculiar é a criação de normas legais que irão compor o Direito Positivo.
b. O Estado não está submetido às leis criadas por um dos poderes que pertence ao próprio Estado.
c. Estado “é uma realidade cultural constituída historicamente em virtude da própria natureza social do homem, que encontra a sua integração no ordenamento jurídico”.
d. As normas constitucionais têm primazia no ordenamento jurídico, sendo consideradas a fonte secundária do Direito vigente.
e. No conjunto de normas vigentes, encontram-se uma ordenação em normas superiores e inferiores assumindo a forma vertical, estando no ápice a Constituição Federal.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta, considerando os princípios do Estado Democrático de Direito e a hierarquia das normas jurídicas. a) Dentre os Poderes presentes no Estado, está o Legislativo, cuja função peculiar é a criação de normas legais que irão compor o Direito Positivo. - Esta afirmação está correta, pois o Poder Legislativo realmente cria normas que compõem o Direito Positivo. b) O Estado não está submetido às leis criadas por um dos poderes que pertence ao próprio Estado. - Esta afirmação é incorreta, pois o Estado, como um todo, está sujeito às leis que ele mesmo cria. c) Estado “é uma realidade cultural constituída historicamente em virtude da própria natureza social do homem, que encontra a sua integração no ordenamento jurídico”. - Embora essa definição tenha um fundo teórico, não se relaciona diretamente com a hierarquia das normas jurídicas. d) As normas constitucionais têm primazia no ordenamento jurídico, sendo consideradas a fonte secundária do Direito vigente. - Esta afirmação é incorreta, pois as normas constitucionais são consideradas a fonte primária do Direito. e) No conjunto de normas vigentes, encontram-se uma ordenação em normas superiores e inferiores assumindo a forma vertical, estando no ápice a Constituição Federal. - Esta afirmação está correta, pois reflete a hierarquia das normas jurídicas, onde a Constituição Federal está no topo. Após essa análise, a alternativa correta é: e) No conjunto de normas vigentes, encontram-se uma ordenação em normas superiores e inferiores assumindo a forma vertical, estando no ápice a Constituição Federal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O sistema constitucional de crises ocorre quando é decretado o estado de defesa ou o estado de sítio, conforme disciplinado na Constituição Federal. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
Nesse sentido, é correto afirmar:
I - Verifica-se o estado de defesa quando houver instabilidade institucional ou calamidades de grandes proporções na natureza, desde que afete a ordem pública ou a paz social (Tavares, 2020, p. 954)
II – De acordo com Nagib Slaibi Filho (2009, p. 597) o estado de defesa é uma salvaguarda constitucional, considerado um instituto constitucional de defesa do Estado e das instituições democráticas, como garantia da ordem pública com a intensificação do poder de polícia que acarreta a restrição do exercício de certas garantias constitucionais.
III - Alexandre de Moraes (2020) salienta que, o estado de defesa é uma modalidade mais branda de estado sítio e às antigas medidas de emergência do direito constitucional anterior e não exige para sua decretação, por parte do Presidente da República, autorização do Congresso Nacional.
IV – Em um sistema constitucional de crise, especialmente, no estado de defesa onde existe um momento de anormalidade, não há possibilidade da suspensão de determinadas garantias constitucionais em lugar específico e por tempo determinado, diminuindo o poder repressivo do Estado, fundamentado na gravidade da perturbação da ordem pública.
a. Apenas III e IV estão corretas.
b. Apenas IV está correta.
c. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Apenas I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina