Logo Passei Direto
Buscar
Pedro, 19 anos, preto, estava ajudando o pai a cortar madeiras amontoadas para confeccionar um galinheiro, quando foi picado por um escorpião amarelo no dorso da mão direita. Chega na unidade de saúde da família com muita dor no local da picada e sensação de dormência em toda a mão.
Analisando o caso, concluímos corretamente que:
como a parestesia denota um caso grave, o paciente deve ser encaminhado imediatamente a serviço hospitalar.
por tratar-se de acidente leve, deve-se administrar analgesia, e, se disponível, aplicar lidocaína sem vasoconstrictor no local da picada.
a parestesia denota acometimento nervoso, devendo-se instituir corticoterapia sistêmica.
todo adulto deve permanecer pelo menos 24 horas em observação independente da gravidade do quadro, portanto o paciente precisa ser referenciado a outro serviço.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

No caso apresentado, a picada de escorpião amarelo pode causar dor intensa e sintomas como parestesia. A melhor conduta é: - Por tratar-se de um acidente leve, deve-se administrar analgesia e, se disponível, aplicar lidocaína sem vasoconstrictor no local da picada. É importante monitorar o paciente, mas a administração de corticoterapia sistêmica não é a primeira linha de tratamento para esse tipo de acidente. O encaminhamento imediato a um serviço hospitalar é necessário apenas se houver sinais de gravidade, como dificuldade respiratória ou sinais de choque. Portanto, a opção correta é a que menciona a analgesia e a aplicação de lidocaína.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina