Logo Passei Direto
Buscar
Considere as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I) A partir das formações imaginárias, os interlocutores a quem o discurso é endereçado são definidos pelo sujeito enunciador no próprio ato da elaboração do texto escrito ou oral.
II) As formações imaginárias permitem ao sujeito enunciador selecionar argumentos e contra-argumentos que podem levar os interlocutores a aderirem às propostas, porque os interlocutores são previamente determinados no imaginário do sujeito enunciador.
III) As formações imaginárias propiciam ao sujeito selecionar argumentos capazes de conquistar a adesão dos interlocutores às propostas do sujeito enunciador.
IV) As formações imaginárias não favorecem o percurso argumentativo do sujeito enunciador na busca de adesão às propostas que defende.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada assertiva: I) A partir das formações imaginárias, os interlocutores a quem o discurso é endereçado são definidos pelo sujeito enunciador no próprio ato da elaboração do texto escrito ou oral. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as formações imaginárias ajudam o enunciador a definir quem são os interlocutores durante a elaboração do discurso. II) As formações imaginárias permitem ao sujeito enunciador selecionar argumentos e contra-argumentos que podem levar os interlocutores a aderirem às propostas, porque os interlocutores são previamente determinados no imaginário do sujeito enunciador. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois as formações imaginárias influenciam a escolha de argumentos com base na percepção do enunciador sobre os interlocutores. III) As formações imaginárias propiciam ao sujeito selecionar argumentos capazes de conquistar a adesão dos interlocutores às propostas do sujeito enunciador. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois as formações imaginárias ajudam na seleção de argumentos que visam conquistar a adesão dos interlocutores. IV) As formações imaginárias não favorecem o percurso argumentativo do sujeito enunciador na busca de adesão às propostas que defende. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois as formações imaginárias, na verdade, favorecem o percurso argumentativo. Com base na análise, as assertivas I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: não há uma alternativa única correta. Você precisa verificar as opções disponíveis para identificar a que melhor se encaixa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando-se a necessidade de o sujeito enunciador ter de se ajustar à audiência de interlocutores jurados na réplica sobre um crime passional cometido com requintes de crueldade, o sujeito enunciador/promotor deve observar:
Apenas a I e a IV são corretas.
I) O conhecimento que os interlocutores jurados detêm sobre o caso até o momento da réplica pode não ser suficiente para levá-los a aderir à tese da condenação. O sujeito enunciador/promotor deve preparar os interlocutores/jurados para não apenas condenar, mas, sobretudo, para não absolver.
II) O conhecimento que os interlocutores jurados detêm sobre o caso até o momento da réplica pode ser suficiente para levá-los a aderir à tese da condenação. Por vezes, a réplica é muito monótona e leva esses interlocutores a ficarem confusos, o que os leva a aderir à tese do sujeito enunciador/defensor.
III) O conhecimento que os interlocutores jurados detêm sobre o caso até o momento da réplica, somado ao que lhes é exposto na réplica pode confundi-los. Esse emaranhado de detalhes poderá levar os jurados a adotarem a tese do sujeito/enunciador/defensor, porque o medo de condenar injustamente sempre assombra.
IV) O conhecimento que os interlocutores/jurados detêm sobre o caso até o momento da réplica pode ser suficiente para levá-los a aderir à tese da condenação. Contudo, na réplica, o sujeito/enunciador/promotor precisa antecipar possíveis movimentos da defesa para que os interlocutores/jurados não venham a cair na sedução da tréplica.

Mais conteúdos dessa disciplina