Leia a excerto abaixo:
“Os cativos tinham um regime de trabalho diferente do que realizavam nos engenhos de açúcar, pois além de esse regime exigir mão de obra especializada, eles tinham relativa liberdade de ação e maiores oportunidades para comprar sua liberdade. Eles não só escondiam oitavas de ouro que catavam nos ribeiros, como tinham licença de seus senhores para batear em dias santos e ao cair da tarde. Estímulos depois da obtenção de uma quantidade mínima de ouro, dizem uns, resistência à escravidão, dizem outros”. (PRIORE, 2016, p. 110). Tendo por referência estas reflexões, analise as alternativas em destaque:
I – A autora considera que o trabalho do escravo negro na mineração possibilitava uma chance maior do mesmo negociar com seu proprietário e obter sua liberdade.
II – A partir da leitura do excerto bibliográfico podemos compreender que o trabalho desenvolvido pelos escravos na mineração era menos exaustivo, se comparássemos com a labuta canavieira.
III – As negociações das alforrias concedidas aos cativos africanos ocorria com maior frequência na região das minas, devido a influência do pensamento iluminista dos letrados que eram influenciados pelos ideais de liberdade e igualdade.
IV – Muitos senhores aceitavam negociar o pagamento da alforria de seu cativo, mediante algumas imposições. Outros ainda determinavam um valor e quando o escravo africano conseguia a soma, os proprietários aumentavam o preço da concessão da liberdade, atrasando ainda mais o processo da alforria.
Estão corretas em que se lê em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III apenas.
Alternativa 2:
II e III apenas.
Alternativa 3:
II, III e IV apenas.
Alternativa 4:
III e IV apenas.
Alternativa 5:
I e IV.
Ed
há 3 semanas
Vamos analisar cada uma das afirmativas: I – A autora considera que o trabalho do escravo negro na mineração possibilitava uma chance maior do mesmo negociar com seu proprietário e obter sua liberdade. Verdadeiro, o excerto menciona que os cativos tinham "maiores oportunidades para comprar sua liberdade". II – A partir da leitura do excerto bibliográfico podemos compreender que o trabalho desenvolvido pelos escravos na mineração era menos exaustivo, se comparássemos com a labuta canavieira. Verdadeiro, o texto sugere que o regime de trabalho na mineração era diferente e, implicitamente, pode ser interpretado como menos exaustivo. III – As negociações das alforrias concedidas aos cativos africanos ocorria com maior frequência na região das minas, devido a influência do pensamento iluminista dos letrados que eram influenciados pelos ideais de liberdade e igualdade. Essa afirmativa é mais complexa e não é explicitamente confirmada no excerto. Portanto, não podemos considerá-la verdadeira com base no texto apresentado. IV – Muitos senhores aceitavam negociar o pagamento da alforria de seu cativo, mediante algumas imposições. Outros ainda determinavam um valor e quando o escravo africano conseguia a soma, os proprietários aumentavam o preço da concessão da liberdade, atrasando ainda mais o processo da alforria. Verdadeiro, essa afirmativa é consistente com a ideia de que havia negociações e imposições por parte dos senhores. Com base na análise, as afirmativas corretas são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 5: I e IV.