Logo Passei Direto
Buscar

Visando o planejamento urbano e regional de maneira coerente, surgem os instrumentos urbanísticos, que são importantes ferramentas de gestão. Além disso, mecanismos legais buscam proporcionar o cumprimento das métricas previamente estabelecidas, visando desta forma, o melhor aproveitamento do solo urbano.

Entretanto, dados levantados pelo IBGE (2017) demonstram que mais da metade dos municípios brasileiros que são abrangidos pelas premissas do Estatuto das Cidades não possuem plano diretor, ou sequer legislações específicas de uso de solo. O Sul é o que apresenta o melhor cenário, onde 59,1% das cidades possuem leis de parcelamento do solo. Já o nordeste é o com os dados mais preocupantes, onde mais de 80% não possui qualquer instrumento pautado no zoneamento urbano

Com base nas informações apresentadas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

 

I - Os dados apontados pelo IBGE (2017) demonstram que as legislações específicas pautadas no planejamento urbano, zoneamento ou uso do solo ainda são incipientes no cenário nacional, uma vez que grande parte dos municípios não possuem instrumentos urbanísticos baseados em mecanismos legais, descumprindo o que é previsto na lei que regulamenta o Estatuto das Cidades.

 

PORQUE

 

II - A ausência de zoneamento e o uso e ocupação dos solos urbanos acarreta em problemas ambientais, sociais e econômicos, uma vez que não se analisa as especificidades de um ambiente urbano, acarretando em ocupações irregulares e de locais com fragilidade ambiental. Assim, há a necessidade de maior fiscalização por parte dos órgãos competentes para viabilizar o uso de instrumentos urbanísticos por todos os municípios.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

  • a)
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
  • b)
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
  • c)
  • A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
  • d)
  • A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
  • e)
  • As asserções I e II são proposições falsas.


User badge image
Silvana Carla

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as asserções: I - Os dados apontados pelo IBGE (2017) demonstram que as legislações específicas pautadas no planejamento urbano, zoneamento ou uso do solo ainda são incipientes no cenário nacional, uma vez que grande parte dos municípios não possuem instrumentos urbanísticos baseados em mecanismos legais, descumprindo o que é previsto na lei que regulamenta o Estatuto das Cidades. Essa afirmação é verdadeira, pois reflete a realidade apresentada no texto sobre a falta de planos diretores e legislações específicas em muitos municípios. II - A ausência de zoneamento e o uso e ocupação dos solos urbanos acarreta em problemas ambientais, sociais e econômicos, uma vez que não se analisa as especificidades de um ambiente urbano, acarretando em ocupações irregulares e de locais com fragilidade ambiental. Assim, há a necessidade de maior fiscalização por parte dos órgãos competentes para viabilizar o uso de instrumentos urbanísticos por todos os municípios. Essa afirmação também é verdadeira, pois destaca as consequências da falta de planejamento urbano e a necessidade de fiscalização. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções. A asserção II justifica a I, pois explica as consequências da falta de instrumentos urbanísticos e a importância de sua implementação, que é o ponto central da I. Portanto, a alternativa correta é: b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina