Nesse período de transição obtivemos a primeira noção de um movimento social, que com o desenvolvimento do Humanismo nos séculos XV e
XVI, que foi caracterizado como um movimento intelectual de desenvolvimento artístico, literário e científico. Desse modo, renasce novamente a filosofia e há um grande passo às pesquisas científicas, até então proibidas na Idade Média. As manifestações deste movimento tiveram maior repercussão na França, contra as injustiças sociais, intolerância religiosa e privilégios do absolutismo.
Ed
mês passado
O movimento social mencionado no contexto do Humanismo dos séculos XV e XVI pode ser associado ao Renascimento. Esse período foi marcado por uma valorização do ser humano, da razão e do conhecimento, promovendo avanços nas artes, ciências e filosofia. As manifestações desse movimento, especialmente na França, refletiram uma crítica às injustiças sociais, à intolerância religiosa e aos privilégios do absolutismo, contribuindo para o surgimento de ideias que mais tarde influenciariam revoluções sociais e políticas.