O conceito da palavra auditar, tem origem do latim ‘auditus’, que traduzido significa “audição” em português. Isso se dá, porque um dos intuitos da auditoria é justamente ouvir as pessoas envolvidas em cada atividade do escopo da auditoria. Porém, a auditoria vai além do ouvir, ela se baseia também em registros e fatos acompanhados durante sua realização (SILVA, 2020). Segundo a norma ISO 19011, que determine as diretrizes de auditoria, a auditoria de um sistema de gestão pode ser definida como processo sistemático, documentado e independente para obter evidências e avaliá-las com foco em determinar, se os critérios do sistema de gestão são atendidos. Compreender a essência de uma auditoria é de grande valia profissional, pois, é por meio dessa ferramenta que será possível identificar quais áreas necessitam de maior engajamento dentro de uma organização. Como profissional ao implementar e gerenciar um sistema de gestão, o processo de auditoria servirá como uma forma de auto avaliação de trabalho. Além disso, na posição de auditor é possível se aprofundar cada dia mais nos processos que envolvem os mais variados sistemas de gestão.
Com base no texto acima e em seu conhecimento sobre auditoria, é sabido que o processo de auditoria é dividido em quatro etapas sequenciais, sendo elas:
Selecione uma alternativa:
a)
Planejar, fazer, checar e agir
b)
Preparar, planejar, fazer e checar
c)
Fazer, checar, agir, monitorar
d)
Checar, planejar, agir e fazer
e)
Monitorar, preparar, agir, planejar
Ed
há 2 meses
A alternativa correta que descreve as quatro etapas sequenciais do processo de auditoria é: a) Planejar, fazer, checar e agir. Essas etapas são fundamentais para garantir que a auditoria seja realizada de forma sistemática e eficaz.