Logo Passei Direto
Buscar
A respeito de Cryptococcus spp e seus fatores de virulência, assinale a afirmativa incorreta:
(A) A melanina produzida por Cryptococcus neoformans confere resistência a múltiplos fatores de estresse como radicais livres, radiação ionizante e calor e também pode diminuir a suscetibilidade do agente a medicamentos antifúngicos.
(B) A melanina também serve para dissipar o calor que seria prejudicial às células de Cryptococcus neoformans o que facilitaria a disseminação do agente para o pulmão e cérebro.
(C) Quando há replicação invasiva de Cryptococcus neoformans em macrófagos, pode ocorrer que as células sejam expelidas por um processo conhecido como vomocitose ou exocitose não lítica.
(D) Acredita-se que a exposição de Cryptococcus neformans ao estresse ambiental como as oscilações de temperatura e desidratação tenha selecionado células de Cryptococcus spp com maior aptidão para organismos mamíferos. Além disso, tem a capacidade de infectar um grande número de organismos como amebas, moscas, nematódeos e lepidópteros.
(E) A capacidade de células de Cryptococcus neoformans sobreviverem após a interação com amebas, por exemplo, é semelhante ao comportamento durante a interação com células fagocíticas de mamíferos.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a afirmativa incorreta sobre Cryptococcus spp e seus fatores de virulência: (A) A melanina produzida por Cryptococcus neoformans confere resistência a múltiplos fatores de estresse como radicais livres, radiação ionizante e calor e também pode diminuir a suscetibilidade do agente a medicamentos antifúngicos. - Esta afirmativa é verdadeira, pois a melanina realmente confere resistência a esses fatores. (B) A melanina também serve para dissipar o calor que seria prejudicial às células de Cryptococcus neoformans o que facilitaria a disseminação do agente para o pulmão e cérebro. - Esta afirmativa é verdadeira, a melanina ajuda na dissipação do calor. (C) Quando há replicação invasiva de Cryptococcus neoformans em macrófagos, pode ocorrer que as células sejam expelidas por um processo conhecido como vomocitose ou exocitose não lítica. - Esta afirmativa é verdadeira, a vomocitose é um processo conhecido. (D) Acredita-se que a exposição de Cryptococcus neoformans ao estresse ambiental como as oscilações de temperatura e desidratação tenha selecionado células de Cryptococcus spp com maior aptidão para organismos mamíferos. Além disso, tem a capacidade de infectar um grande número de organismos como amebas, moscas, nematódeos e lepidópteros. - Esta afirmativa é verdadeira, pois Cryptococcus spp realmente tem essa capacidade. (E) A capacidade de células de Cryptococcus neoformans sobreviverem após a interação com amebas, por exemplo, é semelhante ao comportamento durante a interação com células fagocíticas de mamíferos. - Esta afirmativa é verdadeira, pois Cryptococcus neoformans tem a capacidade de sobreviver em ambas as interações. Após analisar todas as alternativas, todas as afirmativas apresentadas são verdadeiras. No entanto, a questão pede para assinalar a afirmativa incorreta. Portanto, parece que não há uma alternativa incorreta clara entre as opções apresentadas. Se você tiver mais informações ou se houver um erro na formulação da pergunta, você terá que criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre fungos dimórficos, assinale a alternativa incorreta:
(A) As colônias de Sporothix spp. quando cultivadas a 25°C apresentam crescimento lento, são úmidas e glabras, com a superfície enrugada. Algumas cepas podem produzir hifas aéreas curtas e a pigmentação pode variar do branco/creme ao preto. Os conidióforos surgem em ângulo reto a partir de hifas septadas finas.
(B) Histoplasma capsulatum tem distribuição mundial, porém a região de Mississippi-Ohio, River Valley, nos EUA, é reconhecida como uma importante região endêmica. A histoplasmose é uma infecção micótica intracelular do sistema reticuloendotelial causada pela inalação do fungo. Aproximadamente 95% dos casos são inaparentes, subclínicos ou benignos. Os 5% restantes dos casos podem desenvolver doença pulmonar crônica progressiva, doença crônica cutânea ou sistêmica, ou uma doença sistêmica aguda fulminante.
(C) Recentemente P. brasiliensis foi reconhecida como duas espécies: P. brasiliensis e P. lutzii. P. brasiliensis/lutzii é geograficamente restrito a áreas da América do Sul e Central. As duas espécies são morfologicamente muito parecidas, porém, os conídios de P. lutzii são alongados enquanto os de P. brasiliensis são piriformes. Assim, a confirmação molecular das espécies não é exigida, ou recomendada.
(D) Coccidioides immitis foi separado em duas espécies distintas: C. immitis e C. posadasii. As duas espécies são morfologicamente idênticas e podem ser distinguido apenas pela análise genética e por diferentes taxas de crescimento na presença de altas concentrações de sal (C. posadasii cresce mais lentamente). C. immitis é geograficamente limitado à região do Vale de San Joaquin, na Califórnia, e ao México, enquanto C. posadasii é encontrado na Califórnia, Arizona, Texas, México e América do Sul.
(E) Talaromyces marneffei é a única espécie dimórfica de Talaromyces, crescendo como levedura a 37°C. Produz um pigmento solúvel vermelho em meios de uso geral e seus conidióforos são, geralmente, biverticilados e às vezes monoverticilados.

Mais conteúdos dessa disciplina