Para que o piloto em comando de uma aeronave possa realizar o cálculo da autonomia necessária para determinada etapa do voo, deve previamente conhecer a performance e o estado operacional e técnico da aeronave, ter conhecimento sobre as condições meteorológicas ao longo do voo, em especial o regime de vento no nível de voo pretendido, saber a distância em milhas náuticas de um ponto a outro da rota, a velocidade de cruzeiro em nós (velocidade aerodinâmica) e o consumo por hora de combustível da aeronave.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre avaliações das etapas dos voos, analise os procedimentos a seguir e ordene as etapas de acordo com a sequência em que devem ser realizadas para cálculo da quantidade de combustível necessária em determinada etapa do voo:
( ) Calcular a quantidade de combustível necessária através do produto da autonomia mínima regulamentar pelo consumo.
( ) Obter o tempo de voo pela razão entre a velocidade e a distância do trecho.
( ) Obter o alcance da aeronave através do produto do tempo de autonomia mínimo regulamentar pela velocidade.
( ) Obter a autonomia mínima regulamentar, caso o voo for diurno, somado ao tempo de voo no trecho, 30 minutos regulamentares.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
2, 1, 3, 4.
B
1, 3, 4, 2.
C
4, 2, 3, 1.
D
4, 1, 3, 2.
E
3, 2, 1, 4.
Ed
mês passado
Para calcular a quantidade de combustível necessária em uma etapa do voo, a sequência correta das etapas é: 1. Obter a autonomia mínima regulamentar, caso o voo for diurno, somado ao tempo de voo no trecho, 30 minutos regulamentares. (Etapa 4) 2. Obter o tempo de voo pela razão entre a velocidade e a distância do trecho. (Etapa 2) 3. Obter o alcance da aeronave através do produto do tempo de autonomia mínimo regulamentar pela velocidade. (Etapa 3) 4. Calcular a quantidade de combustível necessária através do produto da autonomia mínima regulamentar pelo consumo. (Etapa 1) Portanto, a sequência correta é: 4, 2, 3, 1. A alternativa correta é a C.