Pergunta 9
Se a obrigação for indeterminada, e não houver na lei ou no contrato disposição fixando a indenização devida pelo inadimplente, apurar-se-á o valor das perdas e danos na forma que a lei processual determinar.
PORQUE
Não sendo possível o cumprimento da obrigação em espécie, a lei determina o pagamento do seu valor em pecúnia (moeda corrente).
Pode-se dizer que:
a.
As duas afirmações são corretas e a segunda justifica a primeira.
b.
As duas proposições são corretas e a segunda não justifica a primeira.
c.
Apenas a primeira proposição é correta.
d.
Apenas a segunda proposição é correta.
e.
As duas proposições são falsas.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar as afirmações: 1. Primeira afirmação: "Se a obrigação for indeterminada, e não houver na lei ou no contrato disposição fixando a indenização devida pelo inadimplente, apurar-se-á o valor das perdas e danos na forma que a lei processual determinar." - Esta afirmação está correta, pois, em caso de inadimplemento de uma obrigação indeterminada, o valor das perdas e danos deve ser apurado conforme a legislação aplicável. 2. Segunda afirmação: "Não sendo possível o cumprimento da obrigação em espécie, a lei determina o pagamento do seu valor em pecúnia (moeda corrente)." - Esta afirmação também está correta, pois, se não for possível cumprir a obrigação na forma acordada, a indenização deve ser feita em dinheiro. Agora, vamos analisar as alternativas: a) As duas afirmações são corretas e a segunda justifica a primeira. b) As duas proposições são corretas e a segunda não justifica a primeira. c) Apenas a primeira proposição é correta. d) Apenas a segunda proposição é correta. e) As duas proposições são falsas. Como ambas as afirmações são corretas e a segunda realmente justifica a primeira, a alternativa correta é: a) As duas afirmações são corretas e a segunda justifica a primeira.