Os ácidos graxos (AG) representam uma fonte importante de energia durante exercícios de intensidade leve ou moderada, e principalmente naqueles de duração prolongada. A utilização dos AG pelos músculos esqueléticos depende de passos importantes como a mobilização, transporte via corrente sanguínea, passagem pelas membranas plasmática e mitocôndrial, beta-oxidação e, finalmente, a oxidação no ciclo de Krebs e atividade da cadeia respiratória.
C
Considerando o ciclo de Krebs, analise as afirmativas a seguir:
I. Após a formação da acetil CoA, inicia-se uma série de reações químicas onde a cada molécula de glicose temos a formação de quatro moléculas de ATP, após dois processos completos, denominados de Ciclo de Krebs.
II. O ciclo de Krebs envolve a formação de trifosfato de guanosina (GTP) que doa um fosfato ao ADP para formar um ATP, sendo que o carboidrato inicial é metabolizado em dióxido de carbono e hidrogênio.
III. Ao final de cada Ciclo de Krebs nós temos a formação de 2 moléculas de NADH e uma molécula de FADH2 e algumas reações acontecem com a presença de enzimas mitocondriais .
IV. Ao final da cadeia de transporte de elétrons, para cada par de elétrons transportados pelo NADH, temos 3 mols de ATP, enquanto que para os transportados pelo FADH, temos a produção de 2 mols de ATP.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I. Após a formação da acetil CoA, inicia-se uma série de reações químicas onde a cada molécula de glicose temos a formação de quatro moléculas de ATP, após dois processos completos, denominados de Ciclo de Krebs. Falso. O Ciclo de Krebs não produz quatro moléculas de ATP por glicose; na verdade, ele gera uma molécula de GTP (ou ATP) por volta do ciclo, e como a glicose gera duas moléculas de acetil CoA, o total seria de duas moléculas de GTP/ATP. II. O ciclo de Krebs envolve a formação de trifosfato de guanosina (GTP) que doa um fosfato ao ADP para formar um ATP, sendo que o carboidrato inicial é metabolizado em dióxido de carbono e hidrogênio. Verdadeiro. O ciclo de Krebs realmente produz GTP, que pode ser convertido em ATP, e o carboidrato é metabolizado em CO2. III. Ao final de cada Ciclo de Krebs nós temos a formação de 2 moléculas de NADH e uma molécula de FADH2 e algumas reações acontecem com a presença de enzimas mitocondriais. Verdadeiro. Cada volta do ciclo gera 3 NADH e 1 FADH2, mas a afirmação está correta ao mencionar a presença de enzimas mitocondriais. IV. Ao final da cadeia de transporte de elétrons, para cada par de elétrons transportados pelo NADH, temos 3 mols de ATP, enquanto que para os transportados pelo FADH, temos a produção de 2 mols de ATP. Verdadeiro. Essa afirmação está correta, pois o NADH gera aproximadamente 2,5 a 3 ATP e o FADH2 gera cerca de 1,5 a 2 ATP. Agora, vamos compilar as informações: - I: Falso - II: Verdadeiro - III: Verdadeiro - IV: Verdadeiro Portanto, as afirmativas corretas são II, III e IV. A alternativa correta é: a) II, III e IV, apenas.