Logo Passei Direto
Buscar

Cultura Brasileira

Colégio Objetivo
Segundo Joan Scott, a categoria gênero: tem duas partes e diversas subpartes. Elas são ligadas entre si, mas deveriam ser distinguidas na análise. O núcleo essencial da definição repousa sobre a relação fundamental entre duas proposições: o gênero é um elemento constitutivo de relações sociais fundadas sobre as diferenças percebidas entre os sexos e o gênero é um primeiro modo de dar significado às relações de poder.
A partir desta afirmação é possível considerarmos que:
I. Gênero faz parte das relações sociais, assim como classe e raça, e consequentemente este marcador/fenômeno influenciará na constituição de subjetividades/identidades.
II. Gênero é construção, isto é, não é algo que vem internamente ou que venha da natureza, ele não está pré-determinado quando a pessoa nasce, embora haja expectativas sobre o sexo, gênero não é natural.
III. Gênero encontra-se estritamente relacionado à cultura, à história e à formação social, isto é, aspectos ditos masculinos, femininos, ou até mesmo neutros dependem de cada cultura, sociedade e do tempo histórico.
IV. Gênero é poder, ou seja, as sociedades estabelecem lugares sociais que são demarcados em termos de gênero, raça, classe, geração, religião e entre outros marcadores.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas I e IV estão corretas.
c. Apenas II e IV estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.
User badge image
diversidadeetnica

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Gênero faz parte das relações sociais, assim como classe e raça, e consequentemente este marcador/fenômeno influenciará na constituição de subjetividades/identidades. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reconhece que gênero é um dos marcadores sociais que influenciam a identidade. II. Gênero é construção, isto é, não é algo que vem internamente ou que venha da natureza, ele não está pré-determinado quando a pessoa nasce, embora haja expectativas sobre o sexo, gênero não é natural. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reflete a ideia de que gênero é uma construção social e não uma característica biológica. III. Gênero encontra-se estritamente relacionado à cultura, à história e à formação social, isto é, aspectos ditos masculinos, femininos, ou até mesmo neutros dependem de cada cultura, sociedade e do tempo histórico. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois enfatiza a relação entre gênero e contextos culturais e históricos. IV. Gênero é poder, ou seja, as sociedades estabelecem lugares sociais que são demarcados em termos de gênero, raça, classe, geração, religião e entre outros marcadores. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reconhece a intersecção entre gênero e poder nas estruturas sociais. Diante da análise, todas as afirmativas estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A religiosidade indígena está presente a milhares de anos atrás, pois foi encontrado vestígios arqueológicos de rituais e cerimônias de sepultamento ou uma espécie de mumificação / defumação de corpos na América, além de sacrifícios humanos na américa central acima.
Deste modo, analise as afirmativas a seguir:
I. No Brasil atual existe uma religião intitulada de Santo Daime, que absorve, que tem uma miscigenação de várias religiões, do espiritismo ao catolicismo, mas o que chama a atenção de seus seguidores é o chamado “Ayahuasca”.
II. Outra cerimônia religiosa realizada pelos índios brasileiros e apresentada para grupos de visitantes em aldeias Kaingang, é a cerimônia do Kikikói.
III. Na língua quéchua, “aya” significa “espírito ou ancestral” e “huasca” significa “vinho ou chá, ou seja, “chá dos espíritos”, uma bebida indígena das tribos amazônicas que provoca alucinações.
IV. a cerimônia do Kikikói, onde os índios recebem os turistas e explicam todo o processo, desde o funcionamento até o consumo do Kiki ao término.
a. Apenas I e IV estão corretas.
b. Apenas III está correta.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.

“Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas, que, certo, assim pareciam bem. Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que assim nuas, não pareciam mal. Entre elas andava uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o resto da sua cor natural. Outra trazia ambos os joelhos com as curvas assim tintas, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com tanta inocência assim descobertas, que não havia nisso desvergonha nenhuma”.
Tal afirmação se refere a carta de Pero Vaz de caminha, no qual a pintura corporal e a nudez era algo chamado por ele de:
a. Pudor.
b. Inocência.
c. Ingenuidade.
d. Incoerência.
e. Falta de respeito.

A expressão “Heterossexualidade compulsória” foi criada pela estadunidense Adrienne Rich (2010), e diz respeito à imposição de um modelo e conteúdo de relacionamento, entre homens e mulheres, como definidor de relações sociais que são marcadas pela diferença naturalizada dos sexos.
Deste modo, analise as afirmativas a seguir: I. A heterossexualidade compulsória funciona enquanto modelo padrão de orientação das relações, não apenas fez com que relações homoafetivas entre duas mulheres (e entre dois homens) foram inviabilizadas/ocultadas/anormalizadas, como também impediu que se percebêssemos modelos diferenciados e alternativos, presentes nas relações de companheirismo entre mulheres em diferentes situações. II. A heterossexualidade compulsória é a exigência para que todos os sujeitos sejam homossexuais, isto é, a heterossexualidade se apresenta como única forma considerada normal de vivência da sexualidade. III. Em nossa sociedade estaríamos diante de uma “ordem compulsória” que exige a coerência total entre um sexo, um gênero e um desejo que são obrigatoriamente heterossexuais. IV. Heteronormatividade: sistema que normaliza a heterossexualidade e os comportamentos tradicionalmente ligados a ela, mostrando-os como única opção válida, tornando marginal qualquer forma de relação fora dos padrões/ideais heterossexuais, da monogamia e da conformidade de gênero.
a. Apenas I e IV estão corretas.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Apenas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

Neste sentido, complete a lacuna da afirmação a seguir: A expressão ________________ foi criada pela estadunidense Adrienne Rich (2010), e diz respeito à imposição de um modelo e conteúdo de relacionamento, entre homens e mulheres, como definidor de relações sociais que são marcadas pela diferença naturalizada dos sexos. Assinale a alternativa correta:
a. “Homossexualidade compulsória”
b. “Heterossexualidade compulsória”.
c. “Homossexualidade comprobatória”
d. “Heterossexualidade comprobatória”
e. “Assexualidade compulsória”

Ainda assim, na esquadra de Cabral havia um escrivão que redigiu uma carta ao Rei de Portugal relatando as novas terras descobertas, suas impressões sobre esse território, e, o episódio marcante do desembarque e do primeiro contato entre índios e portugueses. Este escrivão era chamado de:
a. Cristovão Colombo.
b. Pero Vaz de Caminha.
c. Pero Oliveira Pedroso.
d. Pedro Alvares Cabral.
e. Vasco da Gama.

Mais conteúdos dessa disciplina