Logo Passei Direto
Buscar
No que concerne à legislação profissional na área de engenharia, marque a alternativa que apresenta um exemplo de dever por parte do engenheiro, segundo o Código de ética profissional:
A) atentar contra a liberdade do exercício da profissão ou contra os direitos de outro profissional.
B) apresentar proposta de honorários com valores extorsivos, desrespeitando tabelas de honorários mínimos.
C) nenhuma das alternativas estão corretas.
D) orientar o exercício das atividades profissionais pelos preceitos do desenvolvimento sustentável.
E) agir discriminatoriamente em detrimento de outro profissional ou profissão.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao Código de Ética Profissional dos Engenheiros. A) Atentar contra a liberdade do exercício da profissão ou contra os direitos de outro profissional - Isso é um exemplo de conduta antiética, não um dever. B) Apresentar proposta de honorários com valores extorsivos, desrespeitando tabelas de honorários mínimos - Isso também é uma conduta antiética, não um dever. C) Nenhuma das alternativas estão corretas - Essa opção não se aplica, pois pode haver uma alternativa correta. D) Orientar o exercício das atividades profissionais pelos preceitos do desenvolvimento sustentável - Esta é uma conduta ética e um dever do engenheiro, alinhada com as diretrizes do Código de Ética. E) Agir discriminatoriamente em detrimento de outro profissional ou profissão - Isso é uma conduta antiética, não um dever. Após essa análise, a alternativa que apresenta um exemplo de dever por parte do engenheiro, segundo o Código de Ética Profissional, é: D) orientar o exercício das atividades profissionais pelos preceitos do desenvolvimento sustentável.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir do texto acima e dos nossos estudos sobre a Resolução nº 1.002 de 2002, que dispõe sobre o Código de Ética Profissional da Engenharia e outras profissões, é correto afirmar sobre a honradez sobre a profissão de engenharia:
A) A profissão é alto título de honra e sua prática exige conduta honesta, digna e cidadã.
B) A profissão de engenheiro é retratada em sua prática e academicista o pronome de doutor.
C) A profissão de engenharia é um título de dignidade humana.
D) A profissão é o maior título acadêmico, segundo o Ministério da Educação.
E) A profissão retrata sobre uma conduta hostil e amorosa.

Conforme o Código de Ética Profissional, instituído pela Resolução n.º 1.002/2002 retrata sobre os engenheiros e seus princípios ético. Perante tal, é correto o engenheiro impor ritmo de trabalho excessivo sobre os colaboradores de sua equipe? Assinale a alternativa correta.
A) Afirmação incorreta.
B) Na engenharia é comum ritmo excessivo de trabalho.
C) Nenhuma das alternativas.
D) Afirmação correta.
E) O ritmo é designado no ato contratual de cliente – engenheiro.

Com relação ao Código de Ética Profissional – Resolução CONFEA nº 1002/02, a prática da profissão é fundamentada em princípios éticos nos quais o profissional deve pautar sua conduta. Esses princípios são: do objetivo da profissão, da natureza da profissão, da honradez da profissão, da eficácia profissional, do relacionamento profissional, da intervenção profissional sobre o meio e da liberdade e segurança profissionais.
No que concerne ao princípio da eficácia profissional, é CORRETO afirmar:
A) a profissão realiza-se pelo cumprimento responsável e competente dos compromissos profissionais, munindo-se de técnicas adequadas, assegurando os resultados propostos, assim como a qualidade satisfatória nos serviços e produtos e observando a segurança nos seus procedimentos.
B) a profissão é exercida com base nos preceitos do desenvolvimento sustentável, na intervenção sobre os ambientes natural e construído e na incolumidade das pessoas, de seus bens e seus valores.
C) a profissão é praticada com base em relacionamento honesto, justo e com espírito progressista dos profissionais para com os gestores, destinatários, beneficiários e colaboradores de seus serviços, com igualdade de tratamento entre os profissionais e com lealdade na competição.
D) a profissão é alto título de honra e sua prática exige conduta honesta, digna e cidadã.
E) a profissão é de livre exercício aos qualificados, sendo a segurança de sua prática de interesse coletivo.

O texto retrata a importância da constituição e a obrigatoriedade de seguir as normas.
Desta forma, o que concerne a Resolução nº 1.002 de 2002 sobre ética profissional na engenharia, está correto afirmar:
A) Respeitar o direito à individualidade e intimida- de da criança e do adolescente, nos termos da legislação vigente, em especial do Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo imperativa a comunicação ao seu responsável de situação de risco à saúde ou à vida.
B) A profissão é praticada através do relacionamento honesto, justo e com espírito progressista dos profissionais para com os gestores, ordenadores, destinatários, beneficiários e colaboradores de seus serviços, com igualdade de tratamento entre os profissionais e com lealdade na competição.
C) Os profissionais devem basear-se no respeito mútuo, na liberdade e na independência de cada um, buscando sempre o interesse e o bem-estar do paciente.
D) Indispensável à administração da Justiça, é defensor do Estado democrático de direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social, subordinando a atividade do seu Ministério Privado à elevada função pública que exerce.
E) Em face da imprevisibilidade do prazo de tramitação da demanda, devem ser delimitados os serviços profissionais a se prestarem nos procedimentos preliminares, judiciais ou conciliatórios, a fim de que outras medidas, solicitadas ou necessárias, incidentais ou não, diretas ou indiretas, decorrentes da causa, possam ter novos honorários estimados, e da mesma forma receber do constituinte ou cliente a concordância hábil.

Mais conteúdos dessa disciplina