Logo Passei Direto
Buscar
Quanto à seguridade social, assinale a alternativa correta.
A) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas, com acesso preferencial aos mais pobres.
B) As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede centralizada e constitui um sistema único.
C) A União aplicará anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, valor não inferior a 15% (quinze por cento) da receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro.
D) As ações e serviços públicos de saúde não contarão com a participação da comunidade.
E) A assistência à saúde é exclusiva do Poder Público.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à seguridade social: A) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas, com acesso preferencial aos mais pobres. - Esta afirmação está correta, pois a Constituição Federal do Brasil garante que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. B) As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede centralizada e constitui um sistema único. - Esta afirmação é incorreta, pois o Sistema Único de Saúde (SUS) é descentralizado, com gestão compartilhada entre os entes federativos. C) A União aplicará anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, valor não inferior a 15% (quinze por cento) da receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro. - Esta afirmação é incorreta, pois a Constituição estabelece que a União deve aplicar um percentual maior, que é de 15% da receita corrente líquida, mas isso se refere a um percentual mínimo, e não é uma regra fixa. D) As ações e serviços públicos de saúde não contarão com a participação da comunidade. - Esta afirmação é incorreta, pois a participação da comunidade é um princípio fundamental do SUS. E) A assistência à saúde é exclusiva do Poder Público. - Esta afirmação é incorreta, pois a assistência à saúde pode ser prestada também por entidades privadas, desde que respeitadas as normas do SUS. Diante da análise, a alternativa correta é: A) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas, com acesso preferencial aos mais pobres.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca da Ordem Social, de acordo com a Constituição Federal brasileira, de 05 de outubro de 1988, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta.
(A) a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa exclusiva dos Poderes Públicos.
(B) a seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e de contribuições sociais.
(C) a saúde é direito de todos e dever de cada cidadão.
(D) não são de relevância pública as ações e serviços de saúde.
(E) a assistência à saúde é exclusiva do Poder Público.

Assinale a alternativa correta sobre a evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto ao ano em que a Secretarias de Saúde e de Assistência Médica foram englobadas, passando a construir a Secretaria Nacional de Saúde, para reforçar o conceito de que não existia dicotomia entre Saúde Pública e Assistência Médica.
a) 1990.
b) 1956.
c) 1974.
d) 1967.
e) 1969.

Assinale a alternativa correta.
(A) Entre os anos de 1960 até meados dos anos de 1980, o modelo da saúde pública no Brasil era o Modelo Médico-Assistencial Privatista.
(B) O modelo de saúde pública, denominado Sanitarismo Campanhista, existiu do início do século XVIII até 1889 e destinava-se a combater endemias urbanas.
(C) No final da década de 1950, surgem nas faculdades de medicina a ideia sobre medicina comunitária e alternativa e o conceito de atenção primária à saúde.
(D) Com a Constituição Federal de 1946, adotou-se na saúde brasileira uma perspectiva de democracia representativa e participativa, incorporando a participação da comunidade na gestão das políticas públicas.
(E) O modelo atual de assistência médica pública no Brasil, vigente hoje, é o Modelo Médico-Assistencial Privatista, no qual está incluso o Sistema Único de Saúde.

Quem poderia se beneficiar da assistência à saúde desenvolvida pelo INAMPS, antes da criação do SUS?
(A) Apenas os trabalhadores informais, sem “carteira assinada”, e seus dependentes, ou seja, não tinha o caráter universal.
(B) Todos os trabalhadores tanto da economia formal como os informais e seus dependentes, ou seja, tinha o caráter universal.
(C) Apenas os funcionários públicos da União e seus dependentes, ou seja, não tinha o caráter universal.
(D) Apenas os trabalhadores da economia formal, com “carteira assinada”, e seus dependentes, ou seja, não tinha o caráter universal.
(E) A toda população indiscriminadamente, demonstrando assim o caráter universal da assistência.

Assinale a alternativa correta.
(A) No Brasil, durante a chamada República Velha, que durou de 1889 a 1930, a assistência médica era prestada à população de baixa renda por meio das instituições de caridade, pois a assistência à saúde pública e privada era de baixa qualidade.
(B) A primeira reforma sanitária no Brasil se deu logo com a chegada da Família Real no Brasil em 1808.
(C) A população brasileira, no início do século XIX, aceitou livremente as campanhas de vacinação, promovidas pelo sanitarista Oswaldo Cruz, não sendo necessária a intervenção estatal com medidas obrigatórias.
(D) Apesar do desenvolvimento da colonização brasileira, a assistência médica dos jesuítas não conseguiu sobressair-se sobre a medicina indígena, que prevaleceu até os anos de 1960, quando houve o grande êxodo rural brasileiro.
(E) O Sistema Único de Saúde teve como princípio basilar, para sua criação, a previsão constitucional de que a saúde é direito de todos e dever do Estado, previsto na Constituição Federal de 1946.

Assinale a alternativa correta.
(A) O Município não tem obrigação de garantir autonomia administrativa ao Conselho de Saúde.
(B) Os entes públicos não têm que aplicar um valor mínimo em ações e serviços públicos de saúde.
(C) O Sistema Único de Saúde não tem competência para ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde.
(D) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
(E) O Sistema Único de Saúde não tem competência para colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

Assinale a alternativa correta.
(A) O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
(B) O dever do Estado em garantir a saúde exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
(C) O Sistema Único de Saúde é o conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federal, estadual e municipal, exclusivamente da Administração Direta.
(D) A iniciativa privada participa concorrentemente do Sistema Único de Saúde.
(E) A saúde garantida pelo Sistema Único é exclusivamente física.

Assinale a alternativa correta sobre a evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto à implantação da Reforma Administrativa Federal.
A) 1963.
B) 1969.
C) 1956.
D) 1961.
E) 1967.

Assinale a alternativa correta sobre as disposições do artigo 199 da Constituição Federal sobre a assistência à saúde.
(A) É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com ou sem fins lucrativos.
(B) A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo livre a comercialização.
(C) É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções apenas às instituições privadas desde que estas apresentem resultados positivos quanto aos seus fins lucrativos.
(D) É verdade a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.
(E) É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde do País, salvo nos casos previstos em lei.

Assinale a alternativa correta.
(A) Não é princípio do Sistema Único de Saúde a conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados e do Distrito Federal na prestação de serviços de assistência à saúde da população.
(B) Não compete ao Sistema Único de Saúde controlar e fiscalizar procedimentos e substâncias de interesse para a saúde.
(C) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
(D) Somente a União e os Estados têm obrigação legal de aplicar valor mínimo de recursos na saúde.
(E) Os gestores locais do Sistema Único de Saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de contratação direta, sem teste seletivo ou concurso público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.

Mais conteúdos dessa disciplina