Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Mattos e Kabarite (2013), as instabilidades psicomotoras são explicadas como o modo de associar postura e motricidade, fundamentado no movimento em que o sujeito está mediante o olhar do outro, considerando a imagem que esse sujeito tem a partir de si próprio.
Quais são algumas das características das instabilidades psicomotoras?
A - Dificuldade em brincar com os colegas da equipe, pois permanece tranquilo durante a atividade.
B - Facilidade em dar sequência às brincadeiras e aos movimentos corporais.
C - Dificuldade em classificar os brinquedos e facilidade em relaxar e ficar quieto nas brincadeiras.
D - Dificuldade em dar sequência às brincadeiras e aos movimentos corporais e inibir movimentos, comportamento inquieto e ações explosivas.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para identificar as características das instabilidades psicomotoras segundo Mattos e Kabarite (2013), precisamos considerar o que caracteriza essas instabilidades, que geralmente envolvem dificuldades na coordenação motora, na interação social e na regulação emocional. Analisando as alternativas: A - Dificuldade em brincar com os colegas da equipe, pois permanece tranquilo durante a atividade. - Essa opção parece contradizer a ideia de instabilidade, já que "permanecer tranquilo" não é uma característica típica de instabilidades psicomotoras. B - Facilidade em dar sequência às brincadeiras e aos movimentos corporais. - Essa opção sugere uma habilidade, o que não se alinha com as instabilidades psicomotoras. C - Dificuldade em classificar os brinquedos e facilidade em relaxar e ficar quieto nas brincadeiras. - A dificuldade em classificar brinquedos pode se relacionar a instabilidades, mas "facilidade em relaxar e ficar quieto" não é uma característica típica. D - Dificuldade em dar sequência às brincadeiras e aos movimentos corporais e inibir movimentos, comportamento inquieto e ações explosivas. - Esta opção descreve bem as características das instabilidades psicomotoras, como a dificuldade em sequenciar movimentos e a inquietude. Portanto, a alternativa correta é: D - Dificuldade em dar sequência às brincadeiras e aos movimentos corporais e inibir movimentos, comportamento inquieto e ações explosivas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Coordenação motora é a capacidade que o ser humano possui de usar de forma mais eficiente seu corpo, resultando em uma ação integral que domina o corpo no espaço. A palavra coordenação, nos lembra o ato de coordenar. A coordenação motora se divide em outros conceitos, como: coordenação motora ampla, fina, digital, visual e visomotora.
Sobre a coordenação motora, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Coordenação motora ampla.
II- Coordenação motora fina.
III- Coordenação motora digital.
IV- Coordenação motora visomotora.
( ) Consiste no ato de se movimentar livremente, com harmonia e um bom equilíbrio entre esses movimentos. Ex.: pular, correr e jogar bola.
( ) Equivale a movimentos que exigem a preensão mais delicada. Ex.: confeccionar um colar com miçangas, bordar, colar clips em folhas.
( ) Se traduz em movimentos puros, de amplitude restrita. Ex.: atividades que envolvam dobraduras de papel ou jogo de varetas.
( ) Corresponde a atividades de coordenar a visão e os movimentos do corpo ou de partes dele. Ex.: copiar da lousa, comer, recortar e pular.
A I - IV - II - III.
B II - I - III - IV.
C I - II - III - IV.
D I - III - II - IV.

Fonseca (2009) afirma que, para Luria, o cérebro do ser humano é fruto da filogenia e da ontogenia e também do percurso sócio-histórico da espécie humana. Devemos considerar também as duas áreas: a neurociência e a educação, que são campos distintos que dialogam sobre aprendizagem e precisam estar cada vez mais evidentes no espaço escolar.
Sobre a neurociência e a educação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Neurobiologia.
II- Neurociência.
III- Neuropsicomotricidade.
( ) Abordagem que analisa como o cérebro se desenvolve e propõe uma associação entre corpo, motricidade, mente e cérebro.
( ) Auxilia os profissionais de ensino a compreender motivos que podem provocar ou dificultar a aprendizagem.
( ) Estuda o sistema nervoso e suas ligações com toda a fisiologia do organismo, abrangendo a relação entre cérebro e comportamento.
A II - I - III.
B III - I - II.
C I - II - III.
D III - II - I.

O ato de aprender é um assunto que instiga pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e muitos outros profissionais envolvidos com a área da aprendizagem. O diálogo entre a neurociência e a educação tem sido cada vez mais intenso, pois suas descobertas beneficiam as duas áreas mediante os inúmeros desafios vivenciados por eles.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Todo o empenho para mais descobertas sobre o cérebro tem permitido à humanidade obter mais informações sobre esse órgão. Quanto mais conhecimento for anunciado, mais compreensão teremos sobre como ocorre a aprendizagem.
PORQUE
II- Segundo os autores da área, o cérebro é considerado o órgão que possibilita a aprendizagem. No campo educacional, essa informação tem grande relevância.
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Muitas crenças sobre o cérebro permearam no decorrer dos anos. Com o avanço dos estudos sobre o cérebro e seu funcionamento, muitas descobertas trouxeram luz a esse tema, desconstruindo conceitos enraizados. Nas últimas décadas, muitas evidências vieram à tona, permitindo a compreensão mais profunda acerca do sistema nervoso e das suas partes.
Sobre os estudos a respeito do cérebro no decorrer dos tempos, ordene os itens a seguir:
I- A estimulação do bebê nos primeiros anos de vida é essencial para o seu desenvolvimento; por isso, a criança deve ser exposta a ambientes ricos em estímulos.
II- Dra. Marian Diamond constatou, por meio de experiências com ratos inseridos em ambientes com estímulos, que o córtex cerebral pode sofrer alterações significativas.
III- Pesquisas para analisar os aspectos neurológicos tornaram-se mais intensas, a fim de mais descobertas sobre a plasticidade cerebral e o próprio cérebro.
IV- Quando o cérebro alcançava o seu desenvolvimento, não aconteciam mais modificações nesse órgão, pois não ocorria nenhuma alteração nos neurônios.
A II - I - IV - III.
B IV - II - III - I.
C III - II - I - IV.
D I - IV - III - II.

A Psicomotricidade é muito importante para o desenvolvimento infantil, principalmente na etapa de 0 a 6 anos, pois gera maior capacidade de aprendizagem. A psicomotricidade propõe que o desenvolvimento ocorra por meio do movimento, e o movimento é considerado precursor de todas as outras áreas. As crianças gostam de movimento, são curiosas e estão em um constante processo de mudanças e aprendizagem. As atividades psicomotoras promovem o desenvolvimento de vários elementos.
Sobre esses elementos, assinale a alternativa CORRETA:
A Desenvolvimento da lateralidade, orientação espacial e temporal, coordenação motora.
B Desenvolvimento da lateralidade, orientação espacial e temporal, coordenação motora, compreensão do esquema postural.
C Desenvolvimento da lateralidade, orientação espacial e temporal, coordenação motora, compreensão do esquema corporal e da construção da identidade.
D Orientação espacial e temporal, coordenação motora fina e ampla, compreensão do esquema corporal.

Os estudos de Santos et al. (2007) afirmam que a criança passa a definir a lateralidade a partir dos 2 anos de idade. Quando ela apresenta a lateralidade cruzada, sem dominância de um dos lados, há uma deformação do esquema corporal. A lateralidade cruzada apresenta condições perceptíveis no desenvolvimento motor.
Quais as deformações que a lateralidade cruzada pode apresentar?
A Muita fadiga, cai frequentemente, coordenação pobre e tem dificuldade em realizar atividades que envolvem habilidades manuais, problemas de linguagem, dificuldade para dormir, problemas de atenção, entre outros.
B Muita agitação, tem bom equilíbrio, boa coordenação motora, realiza com facilidade habilidades manuais, apresenta alguns problemas de linguagem.
C Muita atenção e facilidade para realizar todos os tipos de atividades que envolvam lateralidade, já que apresenta lateralidade cruzada.
D Muita atenção e constante necessidade de correr e pular, utilizando tanto o corpo do lado direito como do lado esquerdo.

As instabilidades psicomotoras são divididas em estado de tensão e estado de deiscência. O estado de tensão se apresenta na infância mediante o estado geral de alerta permanente.
Quais as consequências deste estado?
A. Hipertonia generalizada, bloqueios respiratórios, agitação, movimentos bruscos e explosivos e alterações da imagem corporal.
B. Sensação de vazio interno e alteração na imagem corporal.
C. Hipotonia, ou seja, diminuição do tônus muscular.
D. Apatia, palidez, alterações no movimento e no tônus.

Mais conteúdos dessa disciplina