Logo Passei Direto
Buscar
[Laboratório Virtual - RT-PCR] Segundo o sumário da aula prática, em um contexto mais atual de sua importância, pode-se dizer que, na pandemia de COVID-19, o RT-PCR em tempo real é um dos métodos de melhor utilização e confiabilidade para detectar o RNA viral no SARSCoV-2.
De acordo com essa prática, assinale a alternativa CORRETA:
A A transcrição reversa utiliza a enzima Taq DNA polimerase como responsável por converter o cDNA em RNA.
B O estágio de polimerização antecede o estágio da transcrição reversa.
C Inicialmente, preparamos a reação de transcrição reversa e em seguida a polimerização.
D Todos os estágios da RT-PCR são realizados na bancada comum e transferidos para o termociclador.
User badge image
Matematicamente

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação ao processo de RT-PCR: A) A transcrição reversa utiliza a enzima Taq DNA polimerase como responsável por converter o cDNA em RNA. - Esta afirmação está incorreta, pois a transcrição reversa utiliza a enzima transcriptase reversa para converter RNA em cDNA, não a Taq DNA polimerase. B) O estágio de polimerização antecede o estágio da transcrição reversa. - Esta afirmação também está incorreta, pois a transcrição reversa ocorre primeiro, seguida pela amplificação (polimerização). C) Inicialmente, preparamos a reação de transcrição reversa e em seguida a polimerização. - Esta afirmação está correta, pois o processo de RT-PCR envolve primeiro a transcrição reversa do RNA em cDNA, seguido pela amplificação do cDNA. D) Todos os estágios da RT-PCR são realizados na bancada comum e transferidos para o termociclador. - Esta afirmação é incorreta, pois a transcrição reversa e a amplificação são realizadas em condições controladas, geralmente no termociclador. Portanto, a alternativa correta é: C) Inicialmente, preparamos a reação de transcrição reversa e em seguida a polimerização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As regiões responsáveis por codificar ou regular o DNA são conservadas entre as espécies, permitindo driblar um dos grandes desafios do Projeto Genoma Humano, ou seja, a interpretação dos dados, já que grande parte dessa informação era não codificadora. Sobre as sequências codificadoras e reguladoras de DNA, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma estratégia utilizada para conhecer as sequências codificadoras do genoma humano é baseada na comparação com outras espécies que sejam evolutivamente relacionadas aos seres humanos, como os camundongos, por exemplo.
II- A partir da estratégia é possível definir quais regiões são não codificadoras entre as duas espécies, indicando que essas regiões estiveram menos sujeitas a mutações ao longo do processo evolutivo.
a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As ciências ômicas buscam o entendimento do funcionamento celular dos organismos e suas alterações biológicas. A era das diferentes ciências "ômicas" está intimamente relacionada entre si. Sobre as "ômicas", associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Transcriptoma.
II- Proteoma.
III- Metaboloma.
( ) Estudo das proteínas e enzimas expressas.
( ) Estudo dos metabólitos resultantes de processos biológicos.
( ) Estudo do RNA mensageiro, ou seja, quais genes são lidos.

[Laboratório Virtual - Cromatografia em coluna e em camada delgada] Para realizar a cromatografia, inicialmente é necessário preparar a coluna cromatográfica. Esse preparo exige que alguns passos sejam seguidos. De acordo com o método para preparar a coluna cromatográfica, ordene os itens a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Colocar um algodão na bureta com o auxílio do bastão de vidro e acoplar o funil.
II- Adicionar a solução de hexano, armazenada na pisseta, no béquer contendo sílica em gel (béquer 1).
III- Com o auxílio do bastão de vidro, misture o hexano com a sílica em gel. Em seguida, transfira o conteúdo do béquer 1 para a bureta. Depois, sedimente o adsorvente da proveta com os dedos.
A I - II - III.
B III - II - I.
C II - I - III.
D I - III - II.

Uma das descobertas mais intrigantes do projeto genoma humano foi identificar que somente uma pequena porcentagem de todo genoma codificava uma proteína. Com base nas sequências codificadoras e não codificadoras de proteínas, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Sequências codificadoras são chamadas de éxons e são responsáveis por originar sequências de aminoácidos específicas, que corresponde a uma proteína.
II- Sequências não codificadoras são denominadas de íntrons, não tendo função conhecida no genoma humano.
III- Sequências reguladoras são aquelas denominadas como éxons, regulando quando e quanto de um gene será expresso.
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

As informações obtidas no processo de digestão proteica são relativas à m/z dos diferentes peptídeos. Contudo, é de grande interesse que as sequências de aminoácidos que compõem as proteínas sejam também identificadas. De acordo com a detecção da sequência dos aminoácidos de uma proteína, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) No processo de fragmentação dos íons peptídicos, são utilizadas técnicas que favorecem a formação de fragmentos que sejam opostos e complementares.
( ) A sequência de aminoácidos dos peptídeos pode ser deduzida por softwares apropriados para o sequenciamento, que podem formar a sequência completa da proteína.
( ) Os processos de dissociação induzida por colisão (CID) ou por transferência de elétrons (ETD) formam íons de massa molecular elevada, que são aplicados ao primeiro ciclo de cromatografia líquida.
A F - F - V.
B V - F - F.
C V - V - F.
D V - F - V.

Os polimorfismos podem ser diferentes tipos, como polimorfismos de nucleotídeo único (SNP) ou polimorfismos promovidos por inserções ou deleções no DNA, chamadas de polimorfismos indel, os quais podem ser do tipo polimorfismo no número de cópias (CNP), polimorfismo repetido em tandem curta (STRP) ou polimorfismo de repetição em tandem de número variável (VNTR).
Sobre os polimorfismos, assinale a alternativa CORRETA:
a) O polimorfismo VNTR ou DNA microssatélites são difíceis de ser sequenciados, tendo sequências curtas de DNA, com 10 a 100 nucleotídeos.
b) O polimorfismo de nucleotídeo único ocorre em um único nucleotídeo.
c) As técnicas de PCR e sequenciamento pelo método Sanger conseguem identificar qualquer polimorfismo.
d) O polimorfismo STRP é conhecido como repetição em tandem de número variável, também denominado como DNA minissatélite, com cerca de milhares de nucleotídeos.

A grande vantagem da utilização do RNA-seq é que, nesta tecnologia, não é necessário que se tenha prévio conhecimento do genoma ou dos transcritos que serão avaliados. Algumas das aplicações relacionadas a essa técnica são: a avaliação da expressão gênica diferencial, análise do perfil do transcriptoma e a investigação de SNPs.
Com base nas etapas para do método da transcriptoma RNA-seq, ordene os itens a seguir:
I- Fragmentar as moléculas por ação de enzimas de restrição, sonicação ou nebulização, formando fragmentos que serão ligados a adaptadores (pequenas sequências de nucleotídeos que indicam onde o sequenciamento deve ser iniciado em cada molécula).
II- Isolar e fragmentar o RNA a ser sequenciado e convertê-lo em cDNA.
III- Aplicar métodos de sequenciamento para sequenciar pequenas porções, compostas por 30 a 200 pb (pares de bases), de cada um dos fragmentos.
A I - III - II.
B II - III - I.
C I - II - III.
D II - I - III.

Mais conteúdos dessa disciplina