Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto: “Os procedimentos didáticos passam a ser denominados estratégias de ação, tendo como elemento central o controle do tempo com vistas à eficiência e à produtividade na distribuição dos conteúdos programáticos". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, Pura Lúcia. Didática. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 40.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Didática, assinale a alternativa que apresenta corretamente estratégias de ensino propostas por Bloom no aprender a fazer:
A Caracterização da população e do contexto, Especificação dos objetivos e das atividades, ensino socioindividualizado, pós-teste, validação do programa.
B Preparação, transmissão e catarse, pós-teste, validação do programa.
C Assimilação, acomodação e catarse, pós-teste, validação do programa.
D Assimilação, acomodação, preparação e solução, pós-teste, validação do programa.
E Complexidade, preparação e metodologia, caracterização da população.
User badge image
Didaticamente

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação às estratégias de ensino propostas por Bloom no contexto do "aprender a fazer". A) Caracterização da população e do contexto, Especificação dos objetivos e das atividades, ensino socioindividualizado, pós-teste, validação do programa. - Esta opção menciona aspectos relevantes, mas não se alinha diretamente com as categorias de Bloom. B) Preparação, transmissão e catarse, pós-teste, validação do programa. - A "catarse" não é uma terminologia típica associada a Bloom. C) Assimilação, acomodação e catarse, pós-teste, validação do programa. - Novamente, "catarse" não é uma terminologia de Bloom. D) Assimilação, acomodação, preparação e solução, pós-teste, validação do programa. - "Preparação" e "solução" não são termos diretamente relacionados às categorias de Bloom. E) Complexidade, preparação e metodologia, caracterização da população. - Esta opção não reflete as categorias de Bloom. Após analisar as alternativas, parece que nenhuma delas se alinha perfeitamente com as estratégias de ensino propostas por Bloom, que geralmente incluem categorias como conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Entretanto, a alternativa que mais se aproxima do contexto de Bloom, considerando a ideia de "aprender a fazer", é a A, que menciona a especificação de objetivos e atividades, embora não seja uma correspondência exata. Portanto, a resposta correta é: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir: “Os teóricos visavam a padronização dos processos pedagógicos com o objetivo de atender à escolarização, em massa, preparando os indivíduos para o sistema mecânico de produção”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 90.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, relacione corretamente as tendências pedagógicas às suas características:
1 . Escola Nova
2 . Escola Tecnicista
3 . Pedagogia crítico-reprodutivista
( ) Denunciam o poder hegemônico da classe dominante, ressaltando o fato de a escola ser um aparelho ideológico do Estado, que visa a partir do seu currículo tradicional formar mão-de-obra especializada. Por isso, defendem que o ensino contenha componentes crítico-reflexivos.
( ) O professor é considerado o facilitador da aprendizagem, e o aluno é chamado a participar, é considerado ativo e participativo no processo. Sua ênfase curricular está nos processos, não nos conteúdos; assim, os conteúdos são organizados em projetos, a fim de permitir o aluno uma adaptação à sociedade.
( ) Defende o desenvolvimento das competências e habilidades específicas, assim os conteúdos curriculares são selecionados a partir deste objetivo. Busca descobrir quais os melhores recursos para ensinar tendo o professor como um técnico do ensino.

Mais conteúdos dessa disciplina