Logo Passei Direto
Buscar
Bakhtin, filósofo da linguagem, assim como Saussure, via a língua como social, porém, sob uma abordagem diferente. Para Bakhtin, a enunciação, dada na e pela linguagem, não pode ser compreendida como evento monológico, mas como um jogo de interação entre o enunciador e o ouvinte. Sobre a vertente bakhtiniana, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A natureza social da língua refere-se à forma como a língua é depositada na mente individual dos falantes.
II- A língua é social porque se concretiza no dialogismo que está presente na interação social.
III- A língua é social porque pode ser analisada sincronicamente, revelando sua natureza imutável e homogênea.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- A natureza social da língua refere-se à forma como a língua é depositada na mente individual dos falantes. Falso. Para Bakhtin, a natureza social da língua não se limita a como ela é armazenada na mente individual, mas envolve a interação e o diálogo entre os falantes. II- A língua é social porque se concretiza no dialogismo que está presente na interação social. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois Bakhtin enfatiza que a língua se manifesta através do diálogo e da interação social. III- A língua é social porque pode ser analisada sincronicamente, revelando sua natureza imutável e homogênea. Falso. Essa afirmativa é incorreta, pois Bakhtin argumenta que a língua é dinâmica e está em constante mudança, e não imutável e homogênea. Com base nas análises, a única sentença correta é a II. Portanto, a alternativa correta é: d) Somente a sentença II está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto e a tirinha a seguir: A nossa língua é mesmo difícil. Eu que nasci nela até hoje não consigo falar como se escreve muitas palavras. Mas as erradas eu tento acertá-las. E procuro a cada dia falar melhor. Ao contrário de muitas pessoas que estudam línguas e línguas diferentes. Procuro eu mesmo buscar o melhor para nossa língua. Que na minha opinião é a mais completa, mais correta, mais imitada e, no meu ponto de vista é a que mais combina com tudo. Porque quando eu olho um lápis por exemplo eu acho que tem cara de lápis, olhando eu não acho que é um pencil. Pencil para mim fica meio fora do que é realmente. Como o lápis eu vejo que tudo combina com que escrevemos ou falamos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Para Calvin, como para o estudante, a relação significante/significado é, nos termos de Saussure, arbitrária, convencional.
( ) Para o estudante, há um vínculo natural entre o significante e o significado, ao contrário do que dizem Saussure e Calvin, que veem essa relação como convencional.
( ) Nos quadrinhos, aponta-se a possibilidade de uma interferência individual no significado das palavras, alterando-o; essa abordagem não coincide com a de Saussure.
( ) O vestibulando (ao estabelecer a relação lápis/pencil) acredita que algumas línguas fazem uma escolha dos signos mais adequada que outras, em consonância com o pensamento saussuriano.
( ) A escolha por lápis e não pencil permite verificar uma escolha lexical na língua, que se dá em uma relação de arbitrariedade, paradigmática (de acordo com a teoria de Saussure). O vestibulando, no entanto, acredita que a escolha do léxico lápis se dá porque 'combina', ignorando fatores que fazem existir as diferentes línguas.
a) V - V - V - F - V.
b) F - F - V - V - F.
c) V - V - F - V - F.
d) F - V - V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina