Logo Passei Direto
Buscar
(ENADE, 2004) O Programa Saúde da Família (PSF) requer um trabalho interdisciplinar para lidar com a complexidade da saúde. Partindo dessa premissa, a equipe básica do programa pode ser constituída por:
Devem fazer parte efetivamente da equipe os profissionais indicados nos itens:
I- Enfermeiro.
II- Auxiliares de enfermagem.
III- Médico.
IV- Agentes comunitários.
V- Assistente social.
A I e V.
B III, IV e V.
C I, II, III e IV.
D II e V.
User badge image
EstrategiaEmpresarial

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada item em relação à equipe básica do Programa Saúde da Família (PSF): I- Enfermeiro. Verdadeiro, o enfermeiro é um membro essencial da equipe do PSF. II- Auxiliares de enfermagem. Verdadeiro, os auxiliares de enfermagem também fazem parte da equipe. III- Médico. Verdadeiro, o médico é um componente fundamental da equipe do PSF. IV- Agentes comunitários. Verdadeiro, os agentes comunitários de saúde são parte importante da equipe, atuando na ligação entre a comunidade e os serviços de saúde. V- Assistente social. Embora o assistente social possa ser importante em algumas situações, ele não é um membro obrigatório da equipe básica do PSF. Agora, vamos verificar as alternativas: A) I e V. (Incorreta, pois V não é obrigatório) B) III, IV e V. (Incorreta, pois V não é obrigatório) C) I, II, III e IV. (Correta, todos são membros efetivos da equipe) D) II e V. (Incorreta, pois V não é obrigatório) Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: C) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Programação Pactuada e Integrada da Assistência em Saúde (PPI) é uma ferramenta inserida nos Pactos Pela Saúde e tem como finalidade garantir para a população o acesso em todos os níveis de atenção à saúde estando coerente com o processo global de planejamento do SUS. Possui diversos objetivos de atuação no planejamento do SUS.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Buscar a equidade de acesso da população brasileira às ações e serviços de saúde em todos os níveis de complexidade.
II- Não foca orientar a alocação dos recursos financeiros de custeio da assistência à saúde pela lógica de atendimento às necessidades de saúde da população.
III- Não tem relação com a visualização da parcela dos recursos federais, estaduais e municipais, destinados ao custeio de ações de assistência à saúde.
IV- Fornecer subsídios para os processos de regulação do acesso aos serviços de saúde.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

O Programa Nacional de Imunizações - PNI - do Brasil é uma referência mundial de política pública de saúde. O país já erradicou ou manteve sob controle, por meio da vacinação, várias doenças, como a varíola e a poliomielite. A população brasileira tem acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Criado em 1973, o objetivo do PNI é normatizar a imunização em nível nacional.
Sobre o PNI, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) São alvos de vacinação do PNI as crianças, os adolescentes, os adultos, os idosos e os indígenas.
( ) O PNI já conseguiu controlar o sarampo, o tétano, a tuberculose, a difteria e a coqueluche.
( ) O PNI não vacina contra rubéola, Hepatite A e B e Haemophilus Influenzae tipo b.
( ) Foi idealizada por Sergio Arouca, um dos fundadores da Saúde Pública.
a) V - V - F - F.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.

O Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (HIPERDIA) descreve o perfil epidemiológico dos pacientes cadastrados e pode ser uma ferramenta importante para os gestores e planejadores de saúde na formulação e avaliação de políticas públicas.
Sobre o Hiperdia, assinale a alternativa CORRETA:
A Desenvolvido em 2002, permite cadastrar e acompanhar somente os portadores de hipertensão arterial sistêmica (HAS), em todas as Unidades Básicas do SUS.
B Surgiu em 2003 para acompanhar somente os portadores de diabetes mellitus (DM), em todas as Unidades Básicas do SUS.
C Esse sistema foi desenvolvido em 2001 e permite cadastrar e acompanhar os portadores de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e/ou diabetes mellitus (DM), em todas as Unidades Básicas do SUS; e também possui o propósito de gerar informações para os trabalhadores e gestores de saúde, para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos a todos os usuários cadastrados.
D Desenvolvido em 2004 para cadastrar e acompanhar os portadores de HIV, em todas as Unidades Básicas do SUS; e gerar informações para os trabalhadores e gestores de saúde, para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos a todos os usuários cadastrados.

Sobre a transdisciplinaridade, entendemos que é uma nova proposta para contemplar a complexidade dos saberes e das práticas, adicionando diversidade aos saberes disciplinares, e vem a ser o produto final no histórico da saúde coletiva.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência das evoluções até chegarmos à transdisciplinaridade:
a) Metadisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, gamadisciplinaridade, chegando à transdisciplinaridade.
b) Multidisciplinaridade, disciplinaridade, metadisciplinaridade, betadisciplinaridade, chegando à transdisciplinaridade.
c) Multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, metadisciplinaridade, interdisciplinaridade, chegando à transdisciplinaridade.
d) Pluridisciplinaridade, multidisciplinaridade, metadisciplinaridade, interdisciplinaridade, chegando à transdisciplinaridade.

Os Sistemas de Informação em Saúde são sistemas que organizam a informação de uma organização de saúde, ou seja, uma combinação de procedimentos, informação, pessoas, tecnologias e vários outros recursos. Existem vários sistemas de informações atualmente vigentes no Brasil.
Sobre esses sistemas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDH-M.
( ) Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (HIPERDIA).
( ) Informações Hospitalares (SIH/SUS).
( ) Informação da Atenção Básica (SIAB).
a) V - F - F - F.
b) F - V - V - V.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - V.

As ações de serviços das unidades regionalizadas e hierarquizadas proporcionam um serviço que está estruturado em graduados estágios de dificuldades, apoiados em aparatos tecnológicos de última geração, localizados e delimitados por região, conhecendo as especificidades da população local, possibilitando acesso e recursos para suas necessidades. Estas ações de serviços das unidades estão dentro de hierarquias em nível primário, secundário e terciário.
Sobre as ações de serviço, assinale a alternativa CORRETA:
A No nível primário, tem-se a unidade básica de saúde e os hospitais de referência.
B No nível terciário, estão os hospitais de referência, que resolvem os 50% restantes dos problemas de saúde.
C No nível secundário, estão os Centros de Especialidade, que resolvem 45% dos problemas de saúde.
D No nível primário, resolvem-se 80% dos problemas - é a Unidade Básica de Saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina