Logo Passei Direto
Buscar

Enem

Outros
A formação de coágulos sanguíneos em veias e artérias é um dos fatores responsáveis pela ocorrência de doenças cardiovasculares, como varizes, infarto e acidentes vasculares cerebrais. A prevenção e o tratamento dessas doenças podem ser feitos com drogas anticoagulantes. A indústria farmacêutica estimula a pesquisa de toxinas animais com essa propriedade.
Considerando as adaptações relacionadas aos hábitos alimentares, os animais adequados ao propósito dessas pesquisas são os(as)
A) moluscos fitófagos.
B) moscas saprófagas.
C) pássaros carnívoros.
D) morcegos frugívoros.
E) mosquitos hematófagos.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar as opções e entender quais animais têm hábitos alimentares que podem estar relacionados à pesquisa de toxinas com propriedades anticoagulantes. A formação de coágulos sanguíneos é um problema que pode ser influenciado por substâncias que inibem a coagulação. Os mosquitos hematófagos, que se alimentam de sangue, são conhecidos por possuírem saliva que contém anticoagulantes, permitindo que eles se alimentem sem que o sangue coagule. Vamos analisar as alternativas: A) Moluscos fitófagos - Alimentam-se de plantas, não têm relação com a coagulação do sangue. B) Moscas saprófagas - Alimentam-se de matéria orgânica em decomposição, não têm relação com a coagulação do sangue. C) Pássaros carnívoros - Alimentam-se de carne, mas não são conhecidos por produzir anticoagulantes. D) Morcegos frugívoros - Alimentam-se de frutas, não têm relação com a coagulação do sangue. E) Mosquitos hematófagos - Alimentam-se de sangue e possuem substâncias anticoagulantes em sua saliva. Dessa forma, a alternativa correta é: E) mosquitos hematófagos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Arroz e feijão formam um “par perfeito”, pois fornecem energia, aminoácidos e diversos nutrientes. O que falta em um deles pode ser encontrado no outro.
A partir das informações contidas no texto e na tabela, conclui-se que
a) os carboidratos contidos no arroz são mais nutritivos que os do feijão.
b) o arroz é mais calórico que o feijão por conter maior quantidade de lipídios.
c) as proteínas do arroz têm a mesma composição de aminoácidos que as do feijão.
d) a combinação de arroz com feijão contém energia e nutrientes e é pobre em colesterol.
e) duas colheres de arroz e três de feijão são menos calóricas que três colheres de arroz e duas de feijão.

Defende-se que a inclusão da carne bovina na dieta é importante, por ser uma excelente fonte de proteínas. Por outro lado, pesquisas apontam efeitos prejudiciais que a carne bovina traz à saúde, como o risco de doenças cardiovasculares.
Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir.
I. O risco de ocorrerem doenças cardiovasculares por ingesta habituais da mesma quantidade de carne é menor se esta for carne branca de frango do que se for toucinho.
II. Uma porção de contrafilé cru possui, aproximadamente, 50% de sua massa constituída de colesterol.
III. A retirada da pele de uma porção cozida de carne escura de frango altera a quantidade de colesterol a ser ingerida.
IV. A pequena diferença entre os teores de colesterol encontrados no toucinho cru e no cozido indica que esse tipo de alimento é pobre em água.
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

Recentemente um estudo feito em campos de trigo mostrou que níveis elevados de dióxido de carbono na atmosfera prejudicam a absorção de nitrato pelas plantas.
Nesse contexto, a qualidade nutricional do grão de trigo será modificada primariamente pela redução de
a) amido.
b) frutose.
c) lipídeos.
d) celulose.
e) proteínas.

Na década de 1940, na Região Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida, fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada.
Para suprir o déficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o período da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos em
a) vitaminas A e E.
b) frutose e sacarose.
c) aminoácidos naturais.
d) aminoácidos essenciais.
e) ácidos graxos saturados.

Mais conteúdos dessa disciplina