Logo Passei Direto
Buscar
Um alimento orgânico deve apresentar em sua embalagem o selo de uma instituição certificadora, garantindo ao consumidor que, além de ser um alimento isento de agrotóxicos, também é produzido com técnicas planejadas e controladas. A técnica de produção desses alimentos causa menor impacto aos recursos naturais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Nesse sistema de produção de alimentos vegetais, o controle de insetos é manejado por meio do(a)
A prática de adubação verde.
B emprego da compostagem.
C controle da irrigação do solo.
D utilização de predadores naturais.
E uso de sementes inoculadas com Rhizobium.
User badge image
Matematicamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à pergunta sobre o controle de insetos na produção de alimentos orgânicos, vamos analisar as alternativas: A) A prática de adubação verde - Essa prática é mais relacionada à melhoria da qualidade do solo e não diretamente ao controle de insetos. B) Emprego da compostagem - A compostagem é uma técnica de reciclagem de resíduos orgânicos, mas não é uma estratégia direta para controle de insetos. C) Controle da irrigação do solo - Embora a irrigação adequada seja importante para o cultivo, não é uma técnica específica para controle de insetos. D) Utilização de predadores naturais - Esta é uma técnica de controle biológico, onde insetos predadores são usados para controlar pragas, sendo uma prática comum na agricultura orgânica. E) Uso de sementes inoculadas com Rhizobium - Essa prática está relacionada à fixação de nitrogênio no solo, mas não ao controle de insetos. A alternativa que melhor se encaixa na descrição de controle de insetos em um sistema de produção orgânica é: D) utilização de predadores naturais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O modelo de aprendizagem AURA prevê a realização da Atividade Autônoma Aura - AAA: duas questões elaboradas para avaliar se os objetivos estabelecidos nos planos de aula foram alcançados pelos alunos. A Atividade Autônoma Aura - AAA tem natureza diagnóstica e formativa. As questões são fundamentadas em uma situação-problema, estudada previamente e cuja resolução permite aferir o aprendizado do(s) tema/tópicos discutidos na aula.
Com base nessa afirmação, assinale a alternativa incorreta.
A) Para a maioria das pessoas, a alimentação está relacionada a momentos agradáveis, prazerosos de bem-estar e convívio social. Entretanto, certas condições podem abalar este ato, até então, “natural”.
B) Na presença de uma doença, por exemplo, os hábitos e preferências alimentares podem necessitar de modificações. Momentos prazerosos podem tornar-se difíceis, constrangedores e dolorosos.
C) O convívio familiar “ao redor da mesa”, hábitos tão valorizados em nossa cultura, pode dar lugar a momentos de isolamento social, na presença de doença.
D) Deglutir é de fato um processo fisiológico simples.
E) Algumas doenças e condições, como as neurológicas e as cirúrgicas, podem trazer, como consequência, um distúrbio de deglutição.

Qual o objeto de estudo da Antropologia da Alimentação?
A) Os hábitos alimentares fazem parte de um sistema cultural, de modo que nenhum alimento está livre das associações culturais que a sociedade lhes atribui.
B) Compreender os padrões alimentares de cada população, suas origens, composição, seus valores simbólicos e aspectos que auxiliam no entendimento do que as pessoas “são” por meio do que comem.
C) Processo pelo qual o ser humano torna-se um ser social, ativando, desenvolvendo e estruturando atividades cognitivas para que se transformem em competências sociais efetivas, tornando pessoas em indivíduos sociais, capazes de fazer parte de grupos sociais.
D) Conjunto de práticas consagradas por tradições, costumes ou normas, que devem ser observadas de forma invariável em determinadas cerimônias. Os ritos alimentares estão relacionados com as crenças e pelos costumes. Esbarrando nos aspectos religiosos em torno dos tabus, comunhão, pelas preferências e repulsas alimentares, por questões sagradas ou profanas que acompanham a comensalidade.
E) É a ação de crer na verdade ou na possibilidade de uma coisa, uma convicção íntima, uma opinião que se adota com fé, ou ainda uma fé religiosa.

Considere o texto abaixo de Roberto Da Matta: “Para nós brasileiros, nem tudo que alimenta é sempre bom ou socialmente aceitável. Do mesmo modo, nem tudo que é alimento é comida. Alimento é tudo aquilo que pode ser ingerido para manter uma pessoa viva; comida é tudo que se come com prazer, de acordo com as regras mais sagradas de comunhão e comensalidade. Em outras palavras, o alimento é como uma grande moldura; mas a comida é o quadro, aquilo que foi valorizado e escolhido dentre os alimentos; aquilo que deve ser visto e saboreado com os olhos e depois com a boca, o nariz, a boa companhia e, finalmente, a barriga” (DaMatta,1984).
Analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
( ) Segundo o autor, alimento e comida são coisas distintas.
( ) Quando falamos de comida, estamos contemplando questões de convivência e de valor social dos alimentos.
( ) Alimento e comida são coisas distintas e não se completam.
( ) A comida pode estar ligada a questões de pertencimento de grupos e até convívio social.
a) F, F, V, V.
b) V, V, F, V.
c) F, V, V, F.
d) V, F, F, V.
e) V, V, F, F.

O ato de se alimentar tem e sempre teve, através dos tempos, importância no desenvolvimento das sociedades. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo: Prefeitura Municipal de Pombos - Nutricionista (UPENET/IAUPE - 2017)
Estão relacionadas à função social dos alimentos as afirmativas:
I. O ato de comer juntos, a comensalidade, é uma forma de começar uma relação ou de mantê-la.
II. Ao mesmo tempo em que a refeição satisfaz uma necessidade humana essencial, ela é fator fundamental no desenvolvimento da identidade cultural de uma sociedade.
III. Escolher e preparar os alimentos difere o comportamento do homem do comportamento dos outros animais.
IV. Imprimir significados e simbologias aos hábitos alimentares é parte das relações sociais que caracterizam uma sociedade.
V. O alimento e as refeições são símbolos de riqueza e de poder demonstrados na mesa. A qualidade e quantidade de alimentos se distinguem nas diferentes camadas sociais.
a) I, II, III, IV e V.
b) I, II, III e IV, apenas.
c) II, III e V, apenas.
d) III, IV e V, apenas.
e) IV e V, apenas.

Sobre o conceito de “Cultura alimentar”, analise as seguintes afirmacoes:
I. É um conjunto de representações, crenças, conhecimentos e práticas herdadas e/ou aprendidas, compartilhado pelos indivíduos de uma determinada cultura ou grupo social.
II. Diz respeito somente à história, ao que é tradicional, e não aos hábitos cotidianos, pois estes estão sempre em transformação.
III. Os hábitos alimentares fazem parte de um sistema cultural, de modo que nenhum alimento está livre das associações culturais que a sociedade lhes atribui.
IV. As práticas alimentares não revelam a cultura em que cada um está inserido, pois as escolhas do que se come, quando, com quem e por que, não variam entre os diferentes grupos.
a) Somente a I.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I e III.
e) Somente a II.

A alimentação cumpre funções socioculturais e psicológicas como identidade, comensalidade, interação social, satisfação de desejos, além da função de proporcionar prazer para o sentido do paladar e para os sentidos de modo geral. O processo de educação nutricional requer mudanças em hábitos alimentares, que são influenciados, principalmente, pelos seguintes três fatores:
Alternativas:
a) Culturais, políticos e sociais.
b) Políticos, psicológicos e sociais.
c) Econômicos, sociais e culturais.
d) Sociais, culturais e psicológicos.
e) Econômicos, sociais e psicológicos.

Um elemento essencial para a evolução da dieta humana foi a transição para a agricultura como o modo primordial de subsistência. A Revolução Neolítica estreitou dramaticamente o nicho alimentar ao diminuir a variedade de mantimentos disponíveis; com a virada para a agricultura intensiva, houve um claro declínio na nutrição humana. Por sua vez, a industrialização recente do sistema alimentar mundial resultou em uma outra transição nutricional, na qual as nações em desenvolvimento estão experimentando, simultaneamente, subnutrição e obesidade.
Alternativas:
a) A quantidade absoluta de mantimentos disponíveis para as sociedades humanas diminuiu após a Revolução Neolítica.
b) A invenção da agricultura, ao diversificar a cesta de mantimentos, melhorou o balanço nutricional das sociedades sedentárias.
c) Os ganhos de produtividade agrícola obtidos com as revoluções Neolítica e Industrial trouxeram simplificação das dietas alimentares.
d) As populações das nações em desenvolvimento estão sofrendo com a obesidade, por consumirem alimentos de melhor qualidade nutricional.
e) A dieta humana pouco variou ao longo do tempo, mantendo-se inalterada da Revolução Neolítica à Revolução Industrial.

A reima é caracterizada por um sistema classificatório de alimentos perigosos (reimosos) e não perigosos (não reimosos), sendo aplicado às pessoas em estados físicos e sociais de liminaridade ou estados de representação ritual e simbólica de transição ou passagem.
Com isso marque a alternativa que só apresente alimentos elegíveis como reimosos no conhecimento popular:
A - Presunto, queijo e ovo;
B - Bisteca suína, calabresa e peixe liso;
C - Peixe liso, frango e ovo;
D - Presunto, pirarucu e arroz;
E - Pirarucu, arroz e calabresa;

Mais conteúdos dessa disciplina