Logo Passei Direto
Buscar
Toda célula viva possui
a. membrana plasmática, mas pode não possuir núcleo e mitocôndrias.
b. membrana plasmática e mitocôndrias, mas pode não possuir núcleo.
c. núcleo, mas pode não possuir membrana plasmática e mitocôndrias.
d. núcleo e mitocôndrias, mas pode não possuir membrana plasmática.
e. núcleo, membrana plasmática e mitocôndrias.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos considerar as características básicas das células. Toda célula viva possui, obrigatoriamente, uma membrana plasmática, que é a estrutura que delimita a célula e controla a entrada e saída de substâncias. Além disso, as células podem ser classificadas em dois tipos principais: procariontes e eucariontes. - As células procariontes (como as bactérias) não possuem núcleo definido e podem não ter mitocôndrias. - As células eucariontes possuem núcleo e, geralmente, mitocôndrias. Agora, analisando as alternativas: a) Membrana plasmática, mas pode não possuir núcleo e mitocôndrias. - Correto, pois as células procariontes têm apenas membrana plasmática. b) Membrana plasmática e mitocôndrias, mas pode não possuir núcleo. - Incorreto, pois nem todas as células têm mitocôndrias (ex: procariontes). c) Núcleo, mas pode não possuir membrana plasmática e mitocôndrias. - Incorreto, pois toda célula tem membrana plasmática. d) Núcleo e mitocôndrias, mas pode não possuir membrana plasmática. - Incorreto, pois toda célula tem membrana plasmática. e) Núcleo, membrana plasmática e mitocôndrias. - Incorreto, pois não se aplica a todas as células (ex: procariontes). Portanto, a alternativa correta é: a) membrana plasmática, mas pode não possuir núcleo e mitocôndrias.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No ano de 2014 o continente africano foi destaque em muitos jornais do mundo, pois novamente alguns países, como Libéria, Serra Leoa e Guiné, sofreram com uma epidemia do vírus Ebola. Esse vírus foi isolado pela primeira vez em 1976 a partir de uma epidemia de febre hemorrágica que ocorreu próximo ao rio Ebola, localizado no norte da República Democrática do Congo. O vírus Ebola faz parte da família Filoviridae, sendo que o primeiro filovírus da história se chama Marburg, descoberto em 1967, na cidade de mesmo nome na Alemanha, em macacos que vieram da África como cobaias para estudos. Tanto o Ebola com o Marburg são altamente infecciosos, causam febre grave do tipo hemorrágica. A doença causada pelo Ebola é considerada uma zoonose, os morcegos frutíferos são os hospedeiros naturais deste vírus, no entanto, ele já apareceu em gorilas, chimpanzés, antílopes, porcos e em minúsculos musaranhos. Os especialistas defendem a hipótese de que a transmissão dos animais infectados para os seres humanos ocorre pelo contato com sangue e fluidos corporais, como sêmen, saliva, lágrimas, suor, urina e fezes. Agora a contaminação entre humanos se dá pelo contato direto entre as pessoas, pelo uso compartilhado de seringas e até depois da morte do hospedeiro. Ou ainda, caso o paciente tenha sobrevivido, o vírus Ebola pode persistir ativo em seu sêmen durante semanas. Possivelmente, uma das razões para ser tão mortal e resistente é que libera uma proteína que desabilita o sistema de defesa do organismo.
Sobre o texto acima, adaptado de uma reportagem, assinale a alternativa que identifica três características de um vírus da família Filoviridae.
a. Possui nucleocapsídeo helicoidal estriado com canal axial, não possui membrana proteica e possui RNA de forma cilíndrica.
b. Possui nucleocapsídeo helicoidal estriado com canal axial, a membrana proteica tem alongamentos em forma de espinhos e possui DNA baciloforme ou circular.
c. Possui nucleocapsídeo icosaédrico, a membrana proteica tem alongamentos em forma de espinhos e possui DNA baciloforme ou circular.
d. Possui nucleocapsídeo helicoidal estriado com canal axial, a membrana proteica tem alongamentos em forma de espinhos e possui RNA baciloforme ou circular.

De acordo com a teoria celular, todas as células possuem algumas estruturas em comum.
Quais são essas estruturas?
a. Material genético, citoplasma e lisossomos.
b. Ribossomos, parede celular e membrana plasmática.
c. Membrana plasmática, material genético e citoplasma.
d. Membrana plasmática, carioteca e cromossomos.
e. Citoplasma, material genético e parede celular.

A simbiose obrigatória ou mutualismo acontece com muitas espécies e acaba por ser permanente, pois as espécies não poderiam mais sobreviver independentes umas das outras. Um exemplo é o cupim, que se alimenta de madeira (arvores Pinus), cujo material principal é a celulose, no entanto o cupim não é capaz de efetuar a digestão dessas partículas, assim, associa-se a um protozoário flagelado chamado Triconinfa que digere a celulose, com isso, o cupim consegue seu alimento e o protozoário, abrigo e nutrição.
No texto são mencionados três tipos de organismos que pertencem a três diferentes reinos. Os organismos desses três reinos possuem uma característica em comum, ou seja:
a. Os três espécimes citados são formados por células eucariontes.
b. Os três espécimes citados são pluricelulares procariontes.
c. Os três espécimes citados são formados por células procariontes.
d. Os três espécimes citados são unicelulares procariontes.
e. Os três espécimes citados são pluricelulares eucariontes.

Nos dias atuais a microscopia de luz é de grande auxílio na observação citológica, no entanto, a formação do aparelho é composta por partes distintas, sendo uma estrutural e outra para visualização.
Analisando essas informações, qual das alternativas está correta?
a. Nenhuma das alternativas define as estruturas de um microscópio de luz.
b. O microscópio de luz é formado pela parte mecânica composta de base, braço, platina, canhão, revólver, parafuso macrométrico e parafuso micrométrico. Já a parte de observação é composta por parafuso condensador, lentes oculares, objetivas, diafragma e fonte luminosa.
c. O microscópio de luz ou óptico é formado por uma parte mecânica e outra óptica, que é composta pelas lentes de aumento e iluminação. A parte mecânica (estrutural) é composta por base, braço, platina, canhão, revólver, parafuso macrométrico, parafuso micrométrico e parafuso condensador. Já a parte de observação é composta por lentes oculares, objetivas, condensador, diafragma e fonte luminosa.
d. O microscópio óptico compreende um tubo na parte superior, que possui um filamento de tungstênio. Neste filamento é aplicada uma alta voltagem elétrica, sob essa tensão, elétrons acelerados são emitidos pelo filamento em um fluxo contínuo, constituindo o feixe eletrônico para formar a imagem. O feixe eletrônico atravessa o material biológico, que é colocado dentro do tubo sobre uma grade metálica.
e. O microscópio de luz ou óptico é formado por sistema de iluminação, no qual as lentes fornecem uma imagem consideravelmente aumentada, geralmente invertida da esquerda para a direita, devido à associação dessas lentes.

Quando falamos de biodiversidade, logo nos lembramos da floresta Amazônica, que possui em média 60% de todas as formas de vida do mundo. Mesmo com a tecnologia atual, somente 30% dessa biodiversidade é conhecida pelos cientistas. O termo biodiversidade, ou diversidade biológica, descreve a riqueza e a variedade do mundo natural, as plantas, os animais e os microrganismos.
Considerando o texto acima, qual dos seres vivos que fazem parte da biodiversidade amazônica representa um organismo unicelular, eucarionte, heterótrofo?
a. Cogumelos.
b. Onça pintada.
c. Cianobactérias.
d. Vitória-régia.
e. Plasmodium.

O uso de lentes de vidro que aumentavam o tamanho das estruturas teve seu início na antiguidade e foi importante para relacionarmos os microrganismos com a origem da vida.
Qual foi o primeiro cientista a identificar uma célula analisando estruturas com lentes de vidro?
a. As lentes de vidro não foram as precursoras dos microscópios e nunca foram utilizadas para observar células.
b. Antonie van Leeuwenhoek observou células de sangue, classificando as estruturas de células.
c. A descoberta das células só ocorreu com o avanço da tecnologia e o surgimento do microscópio eletrônico.
d. Robert Hooke, em 1665, usou duas lentes de vidro e conseguiu visualizar as paredes celulares de uma camada fina de cortiça, chamando a estrutura de “cell”.

As bactérias são procariontes unicelulares. Quais características definem esse microrganismo?
Estão corretas:
I. Não apresentam material genético protegido por membrana nuclear, dessa forma, ao ser vista no microscópio óptico, não apresenta núcleo delimitado. Seu formato pode ser cocos, bacilos, espiroquetas e vibrião.
II. Possuem parede celular complexa que tem função de definir a forma estrutural, sendo quimicamente complexa, diferente da parede celular de algumas células eucariontes.
III. Possuem citoplasma, membrana plasmática e núcleo com membrana nuclear.
IV. A maioria das espécies habita ambientes aquáticos de água doce ou salgada, mas algumas são encontradas também em ambientes terrestres úmidos.
V. Por sua enorme distribuição e pelo tempo de vivência em nosso planeta, apresentam diversas formas de nutrição, devido à evolução de sua espécie. Dessa maneira, elas podem ser autótrofas, heterótrofas, saprófagas ou parasitas.
a. I, III e V.
b. I, II e V.
c. I, IV e III.
d. I, III e V.
e. II, IV e V.

O aparelho projetado por Stanley Miller, no início da década de 1950, fazia circular metano, amônia, vapor de água e hidrogênio e, através de energia fornecida por descarga elétrica, formava produtos de reações químicas como aminoácidos, carboidratos e ácidos graxos, que eram coletados no alçapão. Através desse experimento, Miller testou a hipótese de que, na atmosfera primitiva, pela ação de raios:
Escolha uma:
a. Compostos inorgânicos puderam se formar a partir de moléculas orgânicas.
b. Coacervados puderam se formar a partir de moléculas inorgânicas.
c. Compostos orgânicos puderam se formar a partir de moléculas simples.
d. Compostos inorgânicos puderam se formar a partir de moléculas orgânicas.
e. Macromoléculas puderam se formar a partir de moléculas orgânicas simples.

A teoria de Oparin e Haldane admite que a primeira forma de vida tenha surgido em lagos da Terra primitiva, a partir de moléculas orgânicas existentes na atmosfera e nos oceanos, provenientes de substâncias inorgânicas. Com a evolução surgiu uma diversidade de formas e processos.
Defina a primeira forma de vida (I), a composição da atmosfera primitiva (II) e a provável sequência de processos para obtenção de alimento e energia (III) conquistados pelos seres vivos.
a. I = autótrofa; II = sem oxigênio; III = fotossíntese, fermentação, heterotrófico, respiração aeróbica.
b. I = heterótrofa; II = sem oxigênio; III = heterotrófico, respiração aeróbica, fotossíntese, fermentação.
c. I = heterótrofa; II = sem oxigênio; III = heterotrófico, fermentação, fotossíntese, respiração aeróbica.
d. I = autótrofa; II = com oxigênio; III = fotossíntese, fermentação, heterotrófico, respiração aeróbica.
e. I = heterótrofa; II = com oxigênio; III = heterotrófico, respiração aeróbica, fotossíntese, fermentação.

Mais conteúdos dessa disciplina