Logo Passei Direto
Buscar
O gráfico mostra a temperatura de 20 gramas de um líquido, inicialmente a 0 °C, em função da quantidade de calor absorvida. Sabendo-se que o calor específico do líquido é 0,6 cal/g °C, e que o liquido encontra-se a 80°C, é correto afirmar que o calor o calor necessário para vaporizar esse líquido é
User badge image
POLLYANNE GERALDA DE SOUZA

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para calcular o calor necessário para vaporizar o líquido, precisamos usar a fórmula: \[ Q = m \cdot L \] onde: - \( Q \) é o calor necessário, - \( m \) é a massa do líquido (20 g), - \( L \) é o calor de vaporização do líquido. No entanto, você não forneceu o valor do calor de vaporização (\( L \)) do líquido. Se você souber esse valor, basta multiplicá-lo pela massa de 20 g para encontrar o calor necessário para vaporizar o líquido a 80 °C. Se precisar de mais ajuda, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho abaixo:
Ao tocarmos em uma estufa de salgados aquecida, a energia passa para nossa mão porque a estufa está mais quente do que ela. Por outro lado, quando encostamos nossa mão num cubo de gelo, a energia vai do sentido da primeira para o segundo, que é mais frio. O sentido da transferência espontânea de energia é o que garante uma das leis mais importantes da termodinâmica.
Adaptado de HEWITT, P. G. Física Conceitual. Trad. Trieste Freire Ricci e Maria Helena Gravina. 9 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
O trecho alude à forma de energia entendida como

potencial elástica, pois ao se movimentar entre dois corpos evidencia a sua característica de elasticidade.
magnética, pois os átomos que formam todos os corpos citados estão submetidos à lei de Coulomb.
cinética, pois trata do movimento de qualquer natureza quando assumimos um referencial inercial.
calor, uma vez que esta flui de corpos com maior temperatura para outros de menor temperatura.
gravitacional, uma vez que todo o sistema pertence ao planeta Terra e está imerso num campo de gravidade.
potencial elástica, pois ao se movimentar entre dois corpos evidencia a sua característica de elasticidade.
X magnética, pois os átomos que formam todos os corpos citados estão submetidos à lei de Coulomb.
cinética, pois trata do movimento de qualquer natureza quando assumimos um referencial inercial.
calor, uma vez que esta flui de corpos com maior temperatura para outros de menor temperatura.
gravitacional, uma vez que todo o sistema pertence ao planeta Terra e está imerso num campo de gravidade.

Leia o texto abaixo: A partir de imagens obtidas pelo telescópio espacial Hubble, o grupo do astrônomo Sergei Yurchenko, do Centro de Dados Exoquímicos do Espaço da University College London, no Reino Unido, identificou a assinatura de vapor-d’água na atmosfera do planeta K2-18b. É a primeira vez que se detectam sinais de água na atmosfera de um exoplaneta, astro que orbita uma estrela fora do Sistema Solar (Nature Astronomy, 11 de setembro). É possível que o K2-18b seja o único exoplaneta identificado até o momento com condições de manter água na forma de vapor na atmosfera e na forma líquida em sua superfície. Localizado no céu em direção à constelação de Leão, o K2-18b está a 110 anos-luz de distância do Sistema Solar. É um planeta rochoso classificado como superterra – seu diâmetro é o dobro do terrestre e a massa quase oito vezes maior que a da Terra. Ele foi descoberto em 2015 pelo telescópio espacial Kepler e orbita uma estrela anã-vermelha menor do que o Sol. O K2-18b completa uma órbita em torno de sua estrela a cada 33 dias terrestres. Embora esteja bem mais próximo dela do que a Terra do Sol, encontra-se na chamada zona habitável, região dos sistemas planetários em que a água poderia existir no estado líquido, algo essencial para o surgimento da vida como se conhece. Fonte: Adaptado de Pesquisa FAPESP. Ano 20, n° 284, p.13. outubro de 2019. Com base nas informações do texto, assinale a opção correta.

A verificação de água em dois estados físicos sugere que a temperatura aproximada desta porção na atmosfera seria em torno de 0°C e que tal exoplaneta recebe calor por meio da condução.
A verificação de água em dois estados físicos sugere que a temperatura aproximada desta porção na atmosfera seja de aproximadamente 100°C e que tal exoplaneta recebe calor por meio de radiação.
A verificação de água em dois estados físicos sugere que a temperatura aproximada desta porção na atmosfera seria em torno de 1.000°C e que tal exoplaneta possui fonte de calor própria.
A verificação de água em dois estados físicos significa que a temperatura aproximada desta porção na atmosfera seria em torno de 10°C, isso garante a existência de vida neste exoplaneta.
A verificação de água em dois estados físicos significa que a temperatura aproximada desta porção na atmosfera seria em torno de 1°C e, isso garante a existência de vida neste exoplaneta.

Mais conteúdos dessa disciplina