Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas. I. A charge aborda o que os estudos acadêmicos apontam: os processos de alfabetização e letramento são distintos, embora sejam interdependentes. II. O letramento é um processo que precede a alfabetização, pois ocorre na Educação Infantil, com a apresentação das letras em formato bastão às crianças. III. O letramento tem como objetivo a participação do indivíduo nas práticas sociais e pessoais que envolvem a língua escrita. É correto o que se afirma em

I, II e III.
User badge image
Pedagogiando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A charge aborda o que os estudos acadêmicos apontam: os processos de alfabetização e letramento são distintos, embora sejam interdependentes. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. A alfabetização e o letramento são conceitos diferentes, mas interligados. II. O letramento é um processo que precede a alfabetização, pois ocorre na Educação Infantil, com a apresentação das letras em formato bastão às crianças. Falso, essa afirmativa está incorreta. O letramento não precede a alfabetização; na verdade, a alfabetização é o processo de aprender a ler e escrever, enquanto o letramento envolve a utilização da leitura e escrita em contextos sociais. III. O letramento tem como objetivo a participação do indivíduo nas práticas sociais e pessoais que envolvem a língua escrita. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. O letramento realmente busca a participação do indivíduo em práticas sociais que envolvem a escrita. Com base nas análises, as afirmativas I e III estão corretas, enquanto a II está incorreta. Portanto, a alternativa correta é que apenas I e III são verdadeiras. A afirmação "É correto o que se afirma em I, II e III" é falsa. Se precisar de mais ajuda, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir. Planejamento e plano de aula de acordo com a BNCC. Planejamento e plano de aula estão profundamente ligados. O planejamento é a determinação dos objetivos a serem alcançados e devem constar de um documento escolar mais amplo. O plano de aula, por sua vez, contém as práticas utilizadas em sala de aula para que se alcancem os objetivos traçados no planejamento. Portanto, o plano de aula é bem detalhado e precisa guiar-se pelas habilidades que se pretende desenvolver nos estudantes. O ponto de destaque é que as atividades decorrem dos objetivos, e não o contrário, modificando a visão da escola tradicional, a qual tem o método como centro. O primeiro passo para a elaboração de um plano de aula de acordo com a BNCC é que o ponto de partida precisa ser diagnosticado. Assim, logo nos primeiros dias de aula, é necessário haver um diagnóstico muito bem elaborado acerca dos conhecimentos que os estudantes já têm para, a partir daí, definir, dentre as habilidades a serem desenvolvidas, as metodologias necessárias nesse momento, ou seja, estabelecer o que será trabalhado e de que forma, com o intuito de desenvolver a autonomia dos estudantes na conquista de suas aprendizagens e desenvolvimento de habilidades. Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as asserções e a relação proposta entre elas. I. O planejamento é a determinação dos objetivos a serem alcançados, e o plano de aula contém as práticas utilizadas em sala de aula para que os objetivos traçados no planejamento sejam obtidos. PORQUE II. De acordo com a BNCC, o plano de aula deve considerar os conhecimentos dos alunos e as habilidades que devem ser desenvolvidas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.

Resposta Selecionada: d. Leia o texto a seguir. A formação docente vai muito além da transmissão de conhecimentos. É pensar sobre esta formação em um contexto crítico, reflexivo e histórico, e que forma pesquisadores para atuar na educação através dos conteúdos que são ministrados, em uma ação consciente, tornando seus alunos críticos diante de uma sociedade opressora. Essa formação visa, antes de tudo, ao envolvimento com a prática educativa, saindo do modelo técnico de profissional, que só repete o que está estabelecido, para ser aquele que busca enriquecer suas ações e habilidades como educador, seja na sala de aula ou até mesmo para a vida. Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas. I. O texto enfatiza a importância de se rejeitar o modelo técnico de ensino em prol de uma abordagem mais dinâmica e enriquecedora das disciplinas, o que torna obsoleta a discussão das bases teóricas que permeiam o processo de ensino e aprendizagem. II. A contextualização histórica promove a formação de cidadãos mais informados e críticos ao proporcionar a discussão das origens e das razões presentes na estrutura social e política da atualidade. III. A formação docente deve ter como objetivo não apenas melhorar as práticas educacionais na sala de aula, mas também contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do educador. Assim, a formação docente deve ir além do contexto acadêmico imediato. É correto o que se afirma em II e III, apenas.

Resposta Selecionada: b. Leia o texto a seguir. A educação instituída por alguns órgãos oficiais nacionais e internacionais, e por documentos normativos, denominada por Paulo Freire de educação bancária e/ou pedagogia da transferência, historicamente, fundamenta-se no paradigma de uma racionalidade instrumental técnica acrítica, estruturando-se em uma ideologia liberal e/ou neoliberal, em um paradigma curricular técnico-linear e meritocrático. No paradigma técnico-linear, o currículo padrão é elaborado e prescrito oficialmente por documentos normativos, construídos, na maioria das vezes, por ‘experts’ em educação, legitimando uma dicotomia pedagógica entre os que pensam e os que executam a proposta. Nesse contexto, a única mediação possível é a imposição pela prescrição. Assim, os instituintes da proposta (educadores, educandos, pais, comunidade escolar) são meros executores externos à construção da proposta educativa. Participam, apenas, como espectadores e cumpridores de tarefas programadas para serem executadas. Segundo Paulo Freire, “o comportamento dos oprimidos é um comportamento prescrito. Faz-se à base de pautas estranhas a eles – as pautas dos opressores”. Assinale a alternativa que indica corretamente uma estratégia que pode ser usada para evitar a ‘dicotomia pedagógica’ a que se refere o texto. Promover uma gestão coletiva do currículo escolar, a partir da participação de colegiados, com debates e decisões que envolvam todos os segmentos da unidade educativa (comunidade, educadores, educandos, gestores, equipe de apoio, pais e responsáveis).

Resposta Selecionada: a. Leia o texto a seguir. Um dos principais objetivos da defesa dos Direitos Humanos é a construção de sociedades que valorizem e desenvolvam condições para a garantia da dignidade humana. Nesse marco, o objetivo da Educação em Direitos Humanos (EDH) é que a pessoa e/ou grupo social se reconheça como sujeito de direitos, assim como seja capaz de exercê-los e promovê-los ao mesmo tempo em que reconheça e respeite os direitos do outro. A EDH busca também desenvolver a sensibilidade ética nas relações interpessoais, em que cada indivíduo seja capaz de perceber o outro em sua condição humana. Tendo esses aspectos em mente, a ideia de um ambiente educacional promotor dos Direitos Humanos liga-se ao reconhecimento da necessidade de respeito às diferenças, garantindo a realização de práticas democráticas e inclusivas, livres de preconceitos, discriminações, violências, assédios e abusos sexuais, dentre outras formas de violação à dignidade humana. Sob o ponto de vista da gestão, isso significa que todos os espaços e relações que têm lugar no ambiente educacional devem se guiar pelos princípios da EDH e se desenvolverem por meio de processos democráticos, participativos e transparentes. Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas. I. O ambiente das escolas de ensino básico e de ensino médio precisa ser construído a partir de diretrizes de direitos humanos, para que elas possam ser vivenciadas pela comunidade escolar como prática, e não apenas como ensino. II. A Educação em Direitos Humanos tem por objetivo a formação de crianças e adolescentes para práticas de respeito, inclusão e diversidade. III. A Educação em Direitos Humanos é uma disciplina específica, que ensina o respeito às diferenças, sem vínculo com as atividades realizadas fora da sala de aula. É correto o que se afirma em I e II, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina