Logo Passei Direto
Buscar
Joana, advogada devidamente registrada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), está atualmente grávida. Em virtude de sua condição de gestante, Joana possui direitos específicos estabelecidos no Estatuto da Advocacia e da OAB. Assim, de acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a alternativa que traz um direito da advogada gestante.

Direito a uma vaga garantida nas garagens dos fóruns de todos os tribunais.
Direito à preferência na realização das audiências a serem realizadas no dia, independentemente de comprovação de sua condição.
Direito à suspensão dos prazos processuais, quando for a única patrona da causa, desde que haja notificação por escrito ao cliente.
Direito de acesso à creche, onde houver, ou a local adequado ao atendimento das necessidades do bebê.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação aos direitos da advogada gestante conforme o Estatuto da Advocacia e da OAB: 1. Direito a uma vaga garantida nas garagens dos fóruns de todos os tribunais. - Não é um direito específico previsto no Estatuto. 2. Direito à preferência na realização das audiências a serem realizadas no dia, independentemente de comprovação de sua condição. - Embora a gestante tenha direitos, a preferência em audiências geralmente requer comprovação. 3. Direito à suspensão dos prazos processuais, quando for a única patrona da causa, desde que haja notificação por escrito ao cliente. - Este é um direito previsto no Estatuto da Advocacia, que garante a suspensão dos prazos processuais para advogadas gestantes. 4. Direito de acesso à creche, onde houver, ou a local adequado ao atendimento das necessidades do bebê. - Embora seja um direito importante, não é especificamente mencionado no Estatuto da Advocacia. Diante da análise, a alternativa correta que traz um direito da advogada gestante é: "Direito à suspensão dos prazos processuais, quando for a única patrona da causa, desde que haja notificação por escrito ao cliente."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em decisão definitiva de mérito, o Supremo Tribunal Federal, no julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade ADI ajuizada contra lei do Estado Alfa, proferiu a seguinte decisão: "é inconstitucional lei estadual que estabelece obrigações contratuais para operadoras de planos de saúde". Algum tempo depois, a Assembleia Legislativa do Estado Beta aprovou o Projeto de Lei nº YY, estabelecendo obrigações contratuais para operadoras de planos de saúde. O Governador do Estado Beta, tendo conhecimento do entendimento da Suprema Corte sobre a matéria, vetou o projeto, contudo, a Assembleia Legislativa derrubou o veto, resultando na promulgação do projeto, que foi transformado na Lei Estadual nº XX. Considerando a hipótese narrada, assinale a opção que está em consonância com o sistema brasileiro de controle de constitucionalidade.

Caberá, em face da Lei Estadual nº XX, reclamação ao STF para assegurar a autoridade de sua decisão, visto que a Lei Estadual nº XX é flagrantemente inconstitucional por afrontar decisão pretérita da Corte.
O Poder Legislativo, em sua função típica de legislar, não está vinculado à decisão do STF proferida em sede de ADI; logo, a Lei Estadual nº XX não apresenta vício de inconstitucionalidade, embora possa ser objeto de nova ADI.
Ante a violação da decisão do STF acerca da matéria, a Lei Estadual nº XX já nasce inconstitucional e sem validade, sem prejuízo de poder ser formulada uma representação disciplinar contra os parlamentares que a aprovaram e a promulgaram.
A Lei Estadual nº XX não padece de vício de inconstitucionalidade, pois as decisões de mérito proferidas pelo STF em Ações Diretas de Inconstitucionalidade vinculam o Poder Legislativo apenas na esfera federal.

Mais conteúdos dessa disciplina