Logo Passei Direto
Buscar
Os partidos políticos dispõem de autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais. O pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana são preceitos orientadores dos partidos políticos, assim como: I. a proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros. II. o rito de criação de novos partidos previsto nos códigos civil e penal. III. a prestação de contas à Justiça Eleitoral. Integram corretamente o rol de preceitos constitucionais dos partidos políticos o que consta em:

(A) todas.
(B) I e III, somente.
(C) II e III, somente.
(D) I e II, somente.
(E) nenhuma.
User badge image
PublicoGestor

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros. Verdadeiro, essa proibição está prevista na legislação brasileira e é um preceito constitucional. II. O rito de criação de novos partidos previsto nos códigos civil e penal. Falso, a criação de partidos políticos é regulada pela legislação específica, mas não diretamente pelos códigos civil e penal. III. A prestação de contas à Justiça Eleitoral. Verdadeiro, essa é uma obrigação dos partidos políticos e está prevista na legislação eleitoral. Com base nessa análise, as afirmativas corretas são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: (B) I e III, somente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Decreto nº 1.171/94 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal) estabelece normas referentes às Comissões de Ética. Sobre o tema, analise as afirmativas seguintes. I. Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público. II. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, de contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor em que prevaleça o interesse do Estado. III. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de advertência verbal e, em caso de reincidência, a de censura pública, e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. Está correto o que se afirma em:

(A) I, somente.
(B) II, somente.
(C) III, somente.
(D) duas das afirmativas, somente.
(E) todas as afirmativas.

Mais conteúdos dessa disciplina