Logo Passei Direto
Buscar
(FUNADEPI 2010) A expressão estratificação deriva de estrato, que quer dizer camada. Por estratificação social entendemos, exceto: A distribuição de indivíduos em grupos e grupos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade. Que em determinadas sociedades podemos dizer que as pessoas estão distribuídas pelas camadas alta (classe A), média (classe B) ou inferior (classe C), que correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestígio. O processo de aquisição é assimilação dos valores, das normas, regras, leis, costumes e as tradições do grupo humano do qual fazemos parte. Que essa distribuição dos indivíduos se dá pela posição social, a partir das atividades que eles exercem e dos papéis que desempenham na estrutura social. Por exemplo, que na sociedade capitalista contemporânea, as posições sociais são determinadas basicamente pela situação dos indivíduos no desempenho de suas atividades produtivas.
User badge image
NANDA Feh

ano passado

User badge image
NANDA Feh

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta sobre estratificação social, precisamos analisar as alternativas e identificar qual delas não se encaixa na definição de estratificação social. A estratificação social refere-se à maneira como os indivíduos são distribuídos em diferentes camadas ou grupos dentro de uma sociedade, levando em consideração fatores como poder, riqueza e prestígio. Vamos analisar as opções: 1. A distribuição de indivíduos em grupos e grupos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade. - Isso está diretamente relacionado à estratificação social. 2. Que em determinadas sociedades podemos dizer que as pessoas estão distribuídas pelas camadas alta (classe A), média (classe B) ou inferior (classe C), que correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestígio. - Também se refere à estratificação social. 3. O processo de aquisição é assimilação dos valores, das normas, regras, leis, costumes e as tradições do grupo humano do qual fazemos parte. - Esta opção fala sobre a socialização e a assimilação cultural, que não é um aspecto direto da estratificação social. 4. Que essa distribuição dos indivíduos se dá pela posição social, a partir das atividades que eles exercem e dos papéis que desempenham na estrutura social. - Isso está relacionado à estratificação social. 5. Por exemplo, que na sociedade capitalista contemporânea, as posições sociais são determinadas basicamente pela situação dos indivíduos no desempenho de suas atividades produtivas. - Também se refere à estratificação social. Dessa forma, a opção que não se encaixa na definição de estratificação social é a terceira: O processo de aquisição é assimilação dos valores, das normas, regras, leis, costumes e as tradições do grupo humano do qual fazemos parte.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A expressão estratificação social refere-se à distribuição de indivíduos em grupos hierarquicamente superpostos dentro de uma sociedade, levando em consideração fatores como poder, riqueza e prestígio. Também está relacionada à posição social dos indivíduos com base nas atividades que exercem e nos papéis que desempenham na estrutura social. Dessa forma, a opção que não se encaixa na definição de estratificação social apresentada é: c) O processo de aquisição e assimilação dos valores, das normas, regras, leis, costumes e tradições do grupo humano do qual fazemos parte. Portanto, a alternativa correta, que não se enquadra na definição de estratificação social, é a opção c).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Unimontes 2011) “Quando os recursos importantes para uma sociedade são distribuídos desigualmente e quando, como consequência, as pessoas ou grupos de pessoas podem ser classificadas(os) em razão de suas parcelas de recursos, que definem suas diferenças, dizemos que existe um sistema de estratificação social.
As estruturas sociais, nas sociedades modernas, apresentam como características, exceto:
Existem grupos compostos de cadeias relativamente pequenas de pessoas em contato face a face, ou ainda de grande número de indivíduos com acesso diferenciado a algum recurso.
Cada indivíduo está encaixado num grupo ou organização social, tendo os seus pensamentos, sentimentos e ações extremamente ilimitados em relação à cultura do grupo ou organização.
A vida social é um constante movimento nas estruturas sociais, uma teia de partições e engrenagens que definem as relações sociais entre pessoas e grupos na sociedade.
Há organizações sociais e estruturas institucionais combinadas, com complexos princípios voltados para o atendimento das necessidades básicas da existência humana como, por exemplo, a riqueza, o poder e o prestígio.
O agrupamento de indivíduos, de acordo com as posições que resultam dos padrões essenciais de relações de obrigação, constitui a estrutura social de uma sociedade.

(Enem 2010, adaptado) “Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia.
Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associadas:
À baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.
À falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas com a violência contra homossexuais.
A um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.
A uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.
À Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos.

(UECE-CEV 2018) Políticas afirmativas são medidas tomadas que visam atribuir direitos iguais a grupos da sociedade que são oprimidos ou sofrem com as sequelas do passado de opressão.
Uma dimensão das políticas afirmativas é:
O Partidarismo
A Diversidade
O Patriotismo
A Hierarquização
A Fragmentação

(Enem 2011) Leia os textos a seguir, em seguida responda:
Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicação, e de acordo com o Texto II, assumem um papel relevante na sociedade por:
Propiciarem o entretenimento, aspecto relevante para conscientização política.
Apresentarem aos cidadãos a versão oficial dos fatos.
Promoverem a unidade cultural, por meio das transmissões esportivas.
Orientarem os cidadãos na compra dos bens necessários à sua sobrevivência e bem-estar.
Fornecerem informações que fomentam o debate político na esfera pública.

(Enem 2012) “É verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a liberdade política não consiste nisso.
A característica de democracia ressaltada por Montesquieu diz respeito:
Ao condicionamento da liberdade dos cidadãos a conformidade às leis.
Ao livre-arbítrio do cidadão em relação àquilo que é proibido, desde que ciente das consequências.
Ao direito de o cidadão exercer sua vontade de acordo com seus valores pessoais.
À possibilidade de o cidadão participar no poder e, nesse caso, livre da submissão às leis.
Ao status de cidadania que o indivíduo adquire ao tomar as decisões por si mesmo.

(IFB 2016) Sobre a questão racial e o combate ao racismo na educação (MEC, 2005), assinale a alternativa correta:
A negação do racismo na educação, como efeito do mito da democracia racial na sociedade brasileira, deve ser compreendida pelos(as) educadores(as) como forma de reconhecimento da universalidade do racismo, que se manifesta da mesma forma em outras sociedades pós-coloniais.
Experiências de formação e estratégias de intervenção devem considerar as representações sobre o negro que educadores(as) e alunos(as) possuem, bem como o mito da democracia racial na sociedade brasileira.
No Brasil, o racismo ainda é insistentemente negado, mas se mantém presente nos sistemas de valores que regem o comportamento da nossa sociedade, expressando-se por meio das mais diversas práticas sociais.
As práticas racistas que acontecem no interior da escola devem ser denunciadas pelos(as) educadores(as), já que o entendimento da questão racial está associado às práticas concretas.
A implementação de práticas antirracistas no interior da escola somente será possível por meio do maior acesso à informação ou do processo de politização das consciências dos docentes.

(UECE-CEV 2018) Tendo como referência as premissas de que a escola é um espaço de trocas culturais e a educação é transmissora da cultura, analise as seguintes afirmacoes:
É correto o que se afirma em:
I. A cultura é o alimento da educação.
II. A educação, garantindo a preservação da cultura, impede sua renovação.
III. Não existe processo educativo distanciado das práticas culturais.
IV. A cultura, embora dinâmica, não se reinventa.
II, III e IV apenas.
III e IV apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV apenas.
I e III apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina