Logo Passei Direto
Buscar
8. (UEPB) Observe o esquema abaixo que representa um tipo de segmentação de ovos de animais. Assinale a alternativa que contém as informações corretas quanto ao tipo de ovo, tipo de segmetação e exemplo de ser vivo onde ocorre.

a) Ovo isolécito, segmentação holoblástica igual, ocorre em mamíferos.
b) Ovo telolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em anfíbios.
c) Ovo centrolécito, segmentação meroblástica superficial, ocorre em insetos.
d) Ovo centrolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em répteis e aves.
e) Ovo heterolécito, segmentação holoblástica desigual, ocorre em anfíbios.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) Ovo isolécito, segmentação holoblástica igual, ocorre em mamíferos. - Correto, mamíferos possuem ovos isolécitos e a segmentação é holoblástica igual. b) Ovo telolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em anfíbios. - Incorreto, os anfíbios possuem ovos heterolécitos e a segmentação é holoblástica. c) Ovo centrolécito, segmentação meroblástica superficial, ocorre em insetos. - Correto, insetos possuem ovos centrolécitos e a segmentação é meroblástica superficial. d) Ovo centrolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em répteis e aves. - Incorreto, répteis e aves possuem ovos telolécitos e a segmentação é meroblástica discoidal. e) Ovo heterolécito, segmentação holoblástica desigual, ocorre em anfíbios. - Correto, os anfíbios possuem ovos heterolécitos e a segmentação é holoblástica desigual. Após a análise, as alternativas corretas são a), c) e e). No entanto, como a pergunta pede uma única alternativa correta, a mais representativa e comum é a e) Ovo heterolécito, segmentação holoblástica desigual, ocorre em anfíbios. Portanto, a resposta correta é: e) Ovo heterolécito, segmentação holoblástica desigual, ocorre em anfíbios.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as informações fornecidas na questão e considerando os tipos de ovos e segmentações apresentados, podemos identificar a alternativa correta: O esquema representa um ovo centrolécito, com segmentação meroblástica discoidal, e o exemplo de ser vivo onde ocorre é em répteis e aves. Portanto, a alternativa correta é: d) Ovo centrolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em répteis e aves.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1. Quais são as três etapas do desenvolvimento embrionário?

12. Por que a placenta não pode ser considerada um anexo embrionário verdadeiro?

1. (UFRGS) No bloco superior abaixo, estão denominados padrões de clivagem de ovos de diferentes espécies; no inferior, imagens de padrões de segmentação das células-ovo. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

a) 3 – 2 – 1 – 2.
b) 1 – 2 – 3 – 1.
c) 2 – 3 – 1 – 1.
d) 1 – 3 – 1 – 2.
e) 2 – 3 – 2 – 1.

3. (UEL) As células-ovo, ou zigoto, possuem substâncias nutritivas armazenadas no citoplasma, que constituem o vitelo. Assinale a alternativa que relaciona corretamente as células-ovo à quantidade e distribuição do vitelo, aos grupos animais que as apresentam e ao tipo de segmentação.

a) Ovos isolécitos, que possuem pouco vitelo distribuído de maneira uniforme, estão presentes em mamíferos e apresentam segmentação holoblástica.
b) Ovos heterolécitos, que possuem uma quantidade grande de vitelo restrita à região central, estão presentes nos moluscos e apresentam segmentação meroblástica.
c) Ovos telolécitos, que possuem pouco vitelo distribuído de maneira uniforme, estão presentes em anelídeos e apresentam segmentação superficial.
d) Ovos centrolécitos, que possuem uma quantidade moderada de vitelo distribuída de maneira uniforme, estão presentes nos anfíbios e apresentam segmentação holoblástica.
e) Ovos mesolécitos, que possuem uma grande massa de vitelo na região central, estão presentes nos insetos e apresentam segmentação meroblástica.

4. (UECE) Em relação à embriogênese humana, é correto afirmar que

a) a mórula é um conjunto de blastômeros, formado através da clivagem do zigoto, cujo nome remete à amora por representar um aglomerado de células.
b) a gástrula é o estágio em que a mórula sofre mudanças, imediatamente após chegar no útero.
c) o blastocisto é o estágio em que ocorre a formação de um disco embrionário trilamelar.
d) no estágio de nêurula o embrião se desenvolve a partir da placa neural, o que ocorre durante a primeira semana.

5. (Unifor) Imagine que você é um cientista! Ao chegar a um laboratório de embriologia, verificou que havia um material a ser identificado no microscópio. O material tratava-se de um zigoto (ou ovo) e, com o passar dos dias, você foi observando as seguintes características: - pouco vitelo distribuído uniformemente nos polos vegetativo e animal; - clivagens do tipo holoblásticas iguais. De acordo com tais características, conclui-se que o ovo pode ser classificado como:

a) Centrolécito.
b) Telolécito.
c) Mesolécito.
d) Megalécito.
e) Oligolécito.

Sobre o desenvolvimento embrionário após a fecundação, observe as figuras abaixo:

a) Alécito – holoblástica subigual – gafanhoto
b) Centrolécito – meroblástica superficial – macaco
c) Heterolécito – holoblástica desigual – sapo
d) Isolécito – meroblástica discoidal – estrela-do-mar
e) Telolécito – holoblástica igual – galinha

Sobre a migração de células no processo de gastrulação (figura abaixo), é correto afirmar que
a) 1 representa o processo de embolia.
b) 2 representa o processo de epibolia.
c) 3 representa o processo de delaminação.
d) 4 representa o processo de ingressão.
e) 5 representa o processo de involução.

Os estão envoltos por membranas extraembrionárias, os anexos embrionários, sobre as quais é correto afirmar que o
a) saco vitelínico ou vesícula vitelínica é o primeiro anexo a ser formado pelo crescimento do ectoderma.
b) âmnio envolve o embrião formando a bolsa amniótica que é repleta de líquido para prevenir a dessecação e amortecer choques mecânicos.
c) alantoide é uma invaginação membranosa que tem por funções estocar resíduos metabólicos e participar da respiração.
d) córion, cório ou serosa é uma bolsa membranosa que envolve todos os outros anexos embrionários, exceto a bolsa amniótica.

Durante o desenvolvimento embrionário de répteis, aves e mamíferos, formam-se estruturas associadas ao corpo do embrião denominadas anexos embrionários. A respeito desses anexos, associe a coluna da direita com a esquerda. Assinale a alternativa correta.

a) I-D - II-A - III-B - IV-C
b) I-A - II-C - III-D - IV-B
c) I-C - II-A - III-D - IV-B
d) I-B - II-A - III-C - IV-D

Nos vertebrados existem estruturas, os anexos embrionários, que auxiliam o correto desenvolvimento do embrião. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
01) O saco vitelínico armazena material nutritivo para o embrião. Nos mamíferos da subclasse Eutheria, o saco vitelínico é pouco desenvolvido, visto que o filhote se desenvolve no útero à custa de alimento e oxigênio retirado do sangue da mãe via placenta. Por esta, também são eliminados as excretas e o gás carbônico.
02) O âmnio é uma bolsa que tem por função manter o embrião em um ambiente líquido, prevenindo sua dessecação, além de promover o amortecimento do embrião contra choques mecânicos.
04) O cório é uma membrana que envolve o embrião e todos os outros anexos embrionários. Em répteis e aves, o cório está localizado logo abaixo da casca do ovo e atua, junto ao alantoide, nas trocas gasosas.
08) O alantoide tem função de proteção do embrião, visto que permanece em íntima associação com o mesmo. Este anexo é bem desenvolvido nos ovos de aves, prevenindo a ruptura das cascas.

O embrião dos répteis e das aves está protegido por um ovo com casca. Os anexos embrionários auxiliam o desenvolvimento do embrião. Assinale o que for correto sobre as características destas estruturas.
01) O córion tem função excretora, permitindo a eliminação do excesso de ureia presente nos embriões de aves. Além disso, por ser o anexo mais externo, também protege o embrião contra choques mecânicos.
02) O alantoide recebe as excretas do embrião, retira oxigênio do ar, elimina gás carbônico, e ainda, retira cálcio da casca do ovo.
04) O saco vitelínico participa de eventos de trocas gasosas entre o meio ambiente e o embrião, principalmente por meio de poros existentes na casca de ovos de répteis e aves.
08) O âmnio contém um líquido que protege o embrião contra choques mecânicos e evita o seu dessecamento. Essa estrutura foi importante para a conquista do ambiente terrestre pelos répteis, pois permitiu o desenvolvimento embrionário fora do ambiente aquático.

Mais conteúdos dessa disciplina