Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto de texto: “Ao realizar um teste estatístico, em primeiro lugar, elaboramos hipóteses. Por exemplo, ao avaliarmos se espessura corneana central (ECC), espessura no ponto mais fino (EPMF) e valores de ceratometria central (K1 e K2) podem ser utilizados para diferenciar olhos normais de olhos com ceratocone, formulamos duas hipóteses. A hipótese de não haver diferença nos valores destas variáveis entre os grupos, chamada de hipótese nula (H0). E a hipótese alternativa (H1), que assume haver diferença entre os grupos normal e com ceratocone.”. Considerando as informações acima e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 1, Tema 4 – Estatística e bioestatística e sua aplicação nas ciências biológicas, de Bioestatística sobre os conceitos básicos em bioestatística, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) A hipótese nula (H0) assume a inexistência do resultado esperado e, normalmente, é a mais conservadora.
II. ( ) A hipótese alternativa (H1) é formulada como alternativa à hipótese nula, quando se tem evidências suficientes de que a hipótese nula não é verdadeira.
III. ( ) Existem quatro tipos de erros que podemos cometer ao testar hipóteses: tipo I, tipo II, tipo III e tipo IV.
a) V – V – F
b) V – F – V
c) F – V – V
d) F – V – F
e) F – F – V
User badge image
EducaFit

há 2 anos

User badge image
EducaFit

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: I. ( ) A hipótese nula (H0) assume a inexistência do resultado esperado e, normalmente, é a mais conservadora. É verdadeira (V). A hipótese nula é formulada para testar a ausência de efeito ou diferença, sendo considerada a posição padrão até que evidências suficientes indiquem o contrário. II. ( ) A hipótese alternativa (H1) é formulada como alternativa à hipótese nula, quando se tem evidências suficientes de que a hipótese nula não é verdadeira. É verdadeira (V). A hipótese alternativa é formulada para indicar que existe um efeito ou diferença, e é aceita quando há evidências que rejeitam a hipótese nula. III. ( ) Existem quatro tipos de erros que podemos cometer ao testar hipóteses: tipo I, tipo II, tipo III e tipo IV. É falsa (F). Existem apenas dois tipos de erros em testes de hipóteses: erro tipo I (rejeitar a hipótese nula quando ela é verdadeira) e erro tipo II (não rejeitar a hipótese nula quando ela é falsa). Os erros tipo III e IV não são reconhecidos na estatística convencional. Portanto, a sequência correta é: V – V – F. A alternativa que apresenta essa sequência é a) V – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

V - V - F. A hipótese nula (H0) assume a inexistência do resultado esperado e, normalmente, é a mais conservadora. A hipótese alternativa (H1) é formulada como alternativa à hipótese nula, quando se tem evidências suficientes de que a hipótese nula não é verdadeira. Existem três tipos de erros que podemos cometer ao testar hipóteses: tipo I, tipo II e tipo III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a passagem de texto: “Na amostragem probabilística, a probabilidade (diferente de zero) de todos os elementos da população é conhecida para ser incluída na amostra. [...] A amostragem probabilística divide-se em aleatória, sistemática, estratificada e por conglomerados”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIRANI, Luciana da Silva; OSIECKI, Ana Claudia Vecchi. Bioestatística. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 105. Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Bioestatística, relacione corretamente os tipos de amostragem estratificada e por conglomerados aos seus respectivos atributos: 1. Amostragem estratificada. 2. Amostragem por conglomerados. ( ) É utilizada quando há a possibilidade de subdivisão da população do estudo. ( ) Usada quando grande parte de sua população é uniforme. ( ) A amostragem não é feita sobre os sujeitos do estudo, mas sim sobre os subgrupos determinados. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Nota: 10.0 A 2 – 2 – 1. B 1 – 1 – 2. C 2 – 1 – 2. D 1 – 2 – 1. E 2 – 1 – 1

a) 2 – 1 – 2
b) 1 – 1 – 2
c) 2 – 1 – 2
d) 1 – 2 – 1
e) 2 – 1 – 1

Leia a passagem de texto: “Se estamos estudando uma associação entre exposição a um fator de risco (p.ex. fumo) e a ocorrência de doença coronária, e encontramos uma freqüência de coronariopatia entre os fumantes de 10 vezes maior em relação aos não-fumantes, submetemos estas taxas a um teste estatístico, que leva em consideração a variabilidade da medida e o tamanho da amostra. De um modo geral, o resultado do teste é relatado em termos de valor de P, que indica a probabilidade de que um determinado efeito (no caso, alta freqüência de doença coronária em tabagistas) possa ter ocorrido apenas pelo acaso, assumindo-se que não exista relação entre exposição e doença”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COUTINHO, M. Princípios de Epidemiologia Clínica Aplicada à Cardiologia. Arq. Bras. Cardiol., v. 71, n. 2, Ago, 1998. Considerando as informações acima e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 1 – Estatística e bioestatística e sua aplicação nas ciências biológicas, de Bioestatística sobre medidas de frequência, analise as seguintes afirmativas: I. Para observamos quanto uma variável assume valor igual ou inferior a um determinado valor, normalmente usamos a frequência acumulada. II. Para o cálculo da frequência acumulada, assim como da frequência relativa acumulada, basta somar a classe atual com a classe anterior. III. A frequência acumulada também pode indicar a proporção ou porcentagem das observações do conjunto de dados e, nesta função, recebe o nome de frequência percentual. IV. Uma das possibilidades para se calcular a frequência relativa é multiplicando a frequência absoluta por 100 e dividindo esse resultado pela soma de todas as frequências absolutas do conjunto de dados (valor total). Estão corretas apenas as afirmativas: Nota: 10.0 A I e III. B I, II e IV. C III e IV. D I, III e IV. E II, III e IV
I. Para observamos quanto uma variável assume valor igual ou inferior a um determinado valor, normalmente usamos a frequência acumulada.
II. Para o cálculo da frequência acumulada, assim como da frequência relativa acumulada, basta somar a classe atual com a classe anterior.
III. A frequência acumulada também pode indicar a proporção ou porcentagem das observações do conjunto de dados e, nesta função, recebe o nome de frequência percentual.
IV. Uma das possibilidades para se calcular a frequência relativa é multiplicando a frequência absoluta por 100 e dividindo esse resultado pela soma de todas as frequências absolutas do conjunto de dados (valor total).
a) I e III.
b) I, II e IV.
c) III e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV

Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Bioestatística sobre estatística indutiva, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.

I. Utilizam-se informações de determinada amostra para se obter conclusões referentes a um grupo inacessível maior.
II. Nesta metodologia, utiliza-se a probabilidade.
III. Segue os passos de coletar, organizar e classificar os dados.
IV. É ineficaz para testagem de hipóteses.
I. ( ) V
II. ( ) V
III. ( ) V
IV. ( ) F
A V – F – V – F
B V – F – F – V
C F – V – V – V
D V – V – V – F

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Bioestatística, relacione corretamente população e amostra com suas respectivas características:

1. População.
2. Amostra.

( ) Refere-se a uma subparte do todo a ser pesquisado.
( ) Pode facilitar uma pesquisa no que se refere aos altos custos envolvidos.
( ) Refere-se ao todo do conjunto a ser pesquisado.

A 2 – 2 – 1
B 1 – 1 – 2
C 2 – 1 – 2
D 1 – 2 – 1
E 2 – 1 – 1

Relacione corretamente as estatísticas descritiva e inferencial às suas respectivas características:
( ) Também é conhecida como indutiva.
( ) Gráficos e desvio padrão são ferramentas utilizadas nesta metodologia.
( ) Busca conclusões sobre grandes populações com base em estudos de amostras do grupo.
A 2 – 2 – 1.
B 1 – 1 – 2.
C 2 – 1 – 2.
D 1 – 2 – 1.
E 2 – 1 – 1

Mais conteúdos dessa disciplina