Logo Passei Direto
Buscar
Em procedimento de fiscalização, a Secretaria da Receita Federal do Brasil identificou lucro não declarado por três sociedades empresárias, que o obtiveram em conluio, fruto do tráfico de entorpecentes. Sobre a hipótese sugerida, assinale a afirmativa correta. a) O imposto sobre a renda é devido face ao princípio da interpretação objetiva do fato gerador, também conhecido como o princípio do pecunia non olet. b) Não caberá tributação e, sim, confisco da respectiva renda. c) Não caberá tributo, uma vez que tributo não é sanção de ato ilícito. d) Caberá aplicação de multa fiscal pela não declaração de lucro, ficando afastada a incidência do tributo, sem prejuízo da punição na esfera penal.


a) O imposto sobre a renda é devido face ao princípio da interpretação objetiva do fato gerador, também conhecido como o princípio do pecunia non olet.
b) Não caberá tributação e, sim, confisco da respectiva renda.
c) Não caberá tributo, uma vez que tributo não é sanção de ato ilícito.
d) Caberá aplicação de multa fiscal pela não declaração de lucro, ficando afastada a incidência do tributo, sem prejuízo da punição na esfera penal.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas: a) O imposto sobre a renda é devido face ao princípio da interpretação objetiva do fato gerador, também conhecido como o princípio do pecunia non olet. - Esta alternativa está correta, pois o princípio do pecunia non olet indica que o dinheiro, independentemente de sua origem, deve ser tributado. Portanto, o imposto sobre a renda é devido. b) Não caberá tributação e, sim, confisco da respectiva renda. - Esta alternativa não está correta, pois a tributação ainda se aplica, mesmo que a renda tenha origem ilícita. c) Não caberá tributo, uma vez que tributo não é sanção de ato ilícito. - Embora a afirmação sobre tributo não ser sanção esteja correta, a renda deve ser tributada independentemente de sua origem. d) Caberá aplicação de multa fiscal pela não declaração de lucro, ficando afastada a incidência do tributo, sem prejuízo da punição na esfera penal. - Esta alternativa não é correta, pois a incidência do tributo não é afastada. Diante da análise, a alternativa correta é: a) O imposto sobre a renda é devido face ao princípio da interpretação objetiva do fato gerador, também conhecido como o princípio do pecunia non olet.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a legislação tributária brasileira, a hipótese sugerida na questão não afasta a incidência do imposto sobre a renda. Portanto, a alternativa correta é a letra "a) O imposto sobre a renda é devido face ao princípio da interpretação objetiva do fato gerador, também conhecido como o princípio do pecunia non olet."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

NÃO é uma característica da atividade financeira do Estado: a) presença constante de uma pessoa jurídica de direito público. b) sua finalidade é a consecução do bem comum. c) conteúdo e objeto de cunho econômico-financeiro, referindo-se a dinheiro. d) a arrecadação de recursos é a principal finalidade de tal atividade.


a) presença constante de uma pessoa jurídica de direito público.
b) sua finalidade é a consecução do bem comum.
c) conteúdo e objeto de cunho econômico-financeiro, referindo-se a dinheiro.
d) a arrecadação de recursos é a principal finalidade de tal atividade.

No que tange à definição de tributo, é correto afirmar que é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda, ou cujo valor nela se possa exprimir, a) que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade plenamente vinculada. b) que constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade plenamente vinculada. c) que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei complementar e cobrada mediante atividade plenamente vinculada. d) que não constitua sanção de ato ilícito, instituído em lei e cobrada mediante atividade legislativa.

é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda, ou cujo valor nela se possa exprimir,
a) que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade plenamente vinculada.
b) que constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade plenamente vinculada.
c) que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei complementar e cobrada mediante atividade plenamente vinculada.
d) que não constitua sanção de ato ilícito, instituído em lei e cobrada mediante atividade legislativa.

É constitucional a criação da taxa-poluição a ser paga por uma empresa poluidora? Fundamente sua resposta.

Estabeleça a distinção sobre as formas de receitas públicas.

Mais conteúdos dessa disciplina