Logo Passei Direto
Buscar

Cinesiologia

Colégio Objetivo
O exercício resistido pode ser classificado em categorias comparando a força gerada em um músculo ou grupo de músculos em relação a uma carga externa. Esta carga externa pode ser aplicada por diferentes mecanismos como um aparelho, uma pessoa (resistência manual), um objeto estacionário ou o peso corporal. O exercício em que a força interna gerada equivale à carga externa aplicada é:


a. Exercício adaptado.
b. Exercício dinâmico.
c. Exercício isométrico.
d. Exercício pliometrico.
e. Nenhuma das alternativas
User badge image
estudandocinesiologia

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o que caracteriza cada tipo de exercício mencionado nas alternativas. - Exercício adaptado: Refere-se a exercícios modificados para atender às necessidades de um indivíduo, mas não se relaciona diretamente com a força gerada em relação à carga externa. - Exercício dinâmico: Envolve movimento e geralmente implica que a força gerada é maior ou menor que a carga externa, não se encaixando na descrição. - Exercício isométrico: Neste tipo de exercício, a força interna gerada pelo músculo é igual à carga externa aplicada, resultando em uma contração muscular sem movimento. Isso se alinha perfeitamente com a descrição dada. - Exercício pliométrico: Envolve movimentos explosivos e não se relaciona com a igualdade entre força interna e carga externa. - Nenhuma das alternativas: Esta opção só seria correta se nenhuma das anteriores se encaixasse, mas já identificamos uma alternativa correta. Portanto, a resposta correta é: c. Exercício isométrico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O exercício resistido em que a força interna gerada equivale à carga externa aplicada é o exercício isométrico, alternativa c.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo a teoria da autora, podemos afirmar que o movimento linear puro consiste em um movimento:


a. disforme do sistema de menor interesse, com todas as partes do sistema movimentando-se em direção idêntica com a velocidade distinta.
b. uniforme do sistema de maior interesse, com todas as partes do sistema movimentando-se em direção diferente e com a mesma velocidade.
c. uniforme do sistema de maior interesse, com todas as partes do sistema movimentando-se na mesma direção e com a velocidade alternada.
d. uniforme do sistema de maior interesse, com todas as partes do sistema movimentando-se em direção diferente com a velocidade diferente.
e. uniforme do sistema de maior interesse, com todas as partes do sistema movimentando-se na mesma direção e com a mesma velocidade.

A partir do texto e da figura, avalie as afirmacoes a seguir, acerca da técnica de chute. I. Na execução dessa técnica, o músculo gastrocnêmio atua como antagonista na ação de extensão do joelho. II. Na execução dessa técnica, os músculos vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio atuam como agonistas na flexão do quadril. III. Durante a execução da técnica de chute e quando a articulação do quadril está em maior grau de flexão e a do joelho em extensão, os músculos isquiotibiais estão alongados em suas fixações proximais e distais. IV. Durante a execução dessa técnica e quando a articulação do quadril está em maior grau de flexão e a do joelho em extensão, o músculo reto femoral está alongado em sua fixação proximal e contraído em sua fixação distal. É correto apenas o que se afirma em:

I. Na execução dessa técnica, o músculo gastrocnêmio atua como antagonista na ação de extensão do joelho.
II. Na execução dessa técnica, os músculos vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio atuam como agonistas na flexão do quadril.
III. Durante a execução da técnica de chute e quando a articulação do quadril está em maior grau de flexão e a do joelho em extensão, os músculos isquiotibiais estão alongados em suas fixações proximais e distais.
IV. Durante a execução dessa técnica e quando a articulação do quadril está em maior grau de flexão e a do joelho em extensão, o músculo reto femoral está alongado em sua fixação proximal e contraído em sua fixação distal.
a. II, III e IV.
b. III e IV.
c. I e III.
d. I e II.
e. I, II e IV.

ponto, encontramos os eixos dos movimentos que estão posicionados nas articulações do corpo. Sobre planos, eixos e seus movimentos, podemos afirmar:

O plano que divide o corpo nas partes superior e inferior é denominado de transversal, e, nesse plano, ocorrem a flexão e a extensão.
O plano que divide o corpo em anterior e posterior é denominado de coronal, e, nesse plano, ocorrem a pronação e a supinação.
O plano que divide o corpo nas partes anterior e posterior é denominado de frontal, e os movimentos corporais que ocorrem nesse plano são denominados, em sua maioria, de abduções a aduções.
O plano que divide o corpo em duas partes (direita e esquerda) é denominado de sagital, e os movimentos que ocorrem nesse plano são denominados, em sua maioria, rotação interna e externa.
a. O plano que divide o corpo nas partes superior e inferior é denominado de transversal, e, nesse plano, ocorrem a flexão e a extensão.
b. Nenhuma da afirmacoes estão corretas.
c. O plano que divide o corpo em anterior e posterior é denominado de coronal, e, nesse plano, ocorrem a pronação e a supinação.
d. O plano que divide o corpo nas partes anterior e posterior é denominado de frontal, e os movimentos corporais que ocorrem nesse plano são denominados, em sua maioria, de abduções a aduções.
e. O plano que divide o corpo em duas partes (direita e esquerda) é denominado de sagital, e os movimentos que ocorrem nesse plano são denominados, em sua maioria, rotação interna e externa.

Aspectos biomecânicos e fisiológicos em relação à fadiga muscular preconizam que é uma redução induzida pelo exercício na capacidade máxima de força do músculo. Além disso, os tipos de fibra e o padrão de ativação das unidades motoras desempenham um papel na determinação da taxa que o músculo se fadiga. Contudo, existem fatores contribuintes e mitos impostos por profissionais do esporte. Sabendo disso, associe os fatores relacionados à sequência apresentada.
1.Fatores a serem considerados contribuintes para a fadiga muscular.
2.Fatores não considerados contribuintes para o aparecimento da fadiga.

( ) Redução da produção de força muscular e da velocidade de encurtamento.
( ) Relaxamento prolongado das unidades motoras.
( ) Afadiga pode ocorrer no neurônio motor.
( ) Uma fibra muscular alcança a fadiga absoluta.

A sequência CORRETA dessa associação é:

Redução da produção de força muscular e da velocidade de encurtamento.
Relaxamento prolongado das unidades motoras.
Afadiga pode ocorrer no neurônio motor.
Uma fibra muscular alcança a fadiga absoluta.
a. 2, 2, 2 e 2.
b. 1, 1, 1 e 1.
c. 1, 1, 2 e 1.
d. 2, 1, 2 e 1.
e. 1, 2, 2 e 2.

Entender como os efeitos da atividade física e do exercício físico se dão em nível populacional e individual é uma área da Biodinâmica do Movimento Humano. Dessa forma, compreender como os ajustes orgânicos proporcionados pelo exercício físico proveniente de diversas metodologias pode contribuir para o desempenho esportivo e físico. Diante do exposto, analise as afirmações.

I. Quando bem prescrito e aplicado, o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) promove uma série de benefícios cardiovasculares, entre eles o aumento do volume sistólico de ejeção, diminuição da FC e pressão arterial de repouso durante o esforço, benefícios neuroendócrinos: aumento de liberação de hormônios lipolíticos como adrenalina, noradrenalina, hormônio do crescimento. Benefícios metabólicos tais como maior ativação da oxidação do glic

Quando bem prescrito e aplicado, o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) promove uma série de benefícios cardiovasculares, entre eles o aumento do volume sistólico de ejeção, diminuição da FC e pressão arterial de repouso durante o esforço, benefícios neuroendócrinos: aumento de liberação de hormônios lipolíticos como adrenalina, noradrenalina, hormônio do crescimento. Benefícios metabólicos tais como maior ativação da oxidação do glic
a. Verdadeira.
b. Falsa.

Assinale a alternativa CORRETA:

I. O exercício físico aumenta a liberação de adrenalina, noradrenalina, hormônio do crescimento, testosterona, eritropoietina, erol, do glicogênio muscular, da oxidação dos ácidos graxos, promove aumento de gasto energético, principalmente pós-exercício e isso combinado gera efeitos na composição corporal como redução de gordura e aumento de massa muscular. Além dos efeitos psicológicos como o enjoyment (percepção de prazer aumentado).
II. Muitas diretrizes de atividade física evoluíram para incorporar a recomendação de que a atividade física de forma acumulada ou fracionada deve ser alcançada em episódios de até 10 minutos de duração.
a. As duas afirmacoes estão corretas.
b. Nenhuma das alternativas
c. As duas afirmações são falsas.
d. A afirmação II é verdadeira e a I é falsa.
e. A afirmação I é verdadeira e a II é falsa.

Considerando a biomecânica como uma área de conhecimento fortemente envolvida na identificação de parâmetros mecânicos capazes de influenciar o rendimento esportivo e a melhora da qualidade de vida, pode-se afirmar que:

a. A biomecânica é uma ferramenta indispensável no planejamento e implementação de programas de atividades físicas voltados à promoção da saúde. Aliada às demais disciplinas que compõem o corpo de conhecimento da Educação Física, fornece subsídios para que o professor possa buscar estratégias que permitam selecionar os movimentos mais adequados e seguros, embora não esteja diretamente associada ao desenvolvimento de habilidades e capacidades físicas.
b. As cargas mecânicas geradas pelo movimento humano devem ser encaradas como um estímulo necessário ao desenvolvimento e manutenção das estruturas biológicas que dão suporte ao movimento humano. E, como tal, devem ser cuidadosamente controladas para que não atinjam magnitudes excessivas a ponto de causar lesões nessas estruturas, tampouco sejam insuficientes a ponto de impedir a manutenção ou desenvolvimento de suas funções.
c. É importante observar que os subsídios biomecânicos que respaldam a elaboração de estratégias voltadas à maximização do rendimento esportivo não serão igualmente úteis ou fundamentais no planejamento e implementação de atividades voltadas à promoção da saúde.
d. Tão nociva quanto a sobrecarga gerada pela execução de uma atividade mal planejada e/ou implementada é a sua ausência. Assim como a sobrecarga mecânica é capaz de causar lesões, a ausência ou aplicação insuficiente de cargas mecânicas é capaz de debilitar, de forma significativa, o desempenho mecânico de importantes estruturas do aparelho locomotor como os ossos e as articulações, porém não afeta os músculos envolvidos no movimento.
e. A somatória das cargas geradas pelo movimento não tem relação causal com as lesões degenerativas que acometem o aparelho locomotor. Dessa forma, informações acerca das solicitações mecânicas geradas pela somatória das forças aplicadas ao aparelho locomotor podem ser de extrema utilidade para os profissionais da Educação Física e do Esporte

Mais conteúdos dessa disciplina