Logo Passei Direto
Buscar
O Brasil é um país que apresenta carência de professores qualificados na área de ciências e isso é uma situação grave, pois a formação docente é primordial para o desenvolvimento intelectual de seu povo. Os professores apresentam uma crescente frustração quanto à qualidade de ensino oferecida e a dificuldade dos alunos em compreender os conteúdos de ciências. Logo, a formação de professores exige que superemos o modelo tradicional de ensino. Sobre os aspectos da formação de professores para o ensino de ciências, assinale a alternativa INCORRETA:


A Deve ter como um dos objetivos formar professores pesquisadores, com capacidade de reflexão sobre a própria prática.
B Precisam priorizar a teoria.
C O trabalho realizado em sala não deverá reproduzir meramente os conteúdos.
D Por meio dela, o professor percebe seu grande potencial como agente transformador.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa incorreta é a letra B) Precisam priorizar a teoria. Na formação de professores para o ensino de ciências, é importante que haja um equilíbrio entre teoria e prática, pois os professores precisam compreender os conceitos teóricos, mas também devem ser capazes de aplicá-los de forma prática e contextualizada em sala de aula.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O currículo de ciências deve ser elaborado de acordo com a realidade dos alunos e da comunidade. São várias as temáticas que o professor poderá utilizar para elaborar aulas motivadoras e dinâmicas. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) Não há tantas possibilidades de trabalho para o professor, pois os temas são rígidos e as atividades já predeterminadas.
( ) Os temas a serem trabalhados devem ser escolhidos de forma que atendam ao contexto da realidade da comunidade em geral, como, por exemplo, a cultura dos alunos.
( ) O professor deve conhecer qual é o papel fundamental das ciências para elaborar práticas pedagógicas que sejam eficientes na resolução de problemas ambientais.
( ) Trabalhar de forma interdisciplinar possibilita que as demais disciplinas possam contribuir com uma melhor aplicabilidade da ciência.

Os conhecimentos ensinados aos alunos devem auxiliar na formação de valores e atitudes dos educandos. Para isso, é necessário que os educandos compreendam quais as implicações desses saberes para sua vida. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) O conhecimento sobre o funcionamento do próprio corpo permite ao aluno desenvolver atitudes de respeito e de cuidados com a saúde.

( ) O conhecimento sobre o meio ambiente possibilita que o aluno reconheça a natureza como um elemento que auxilia na manutenção da vida, tanto do ser humano como dos demais seres vivos.

( ) A escola deve retrabalhar algumas concepções trazidas pelos alunos, pois os conhecimentos aprendidos na família não devem ser considerados.

( ) Por meio dos alunos, a escola tem acesso a muitas heranças culturais, que devem ser ouvidas, analisadas e respeitadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A V - V - F - V.
B V - F - V - V.
C F - F - V - V.
D F - V - V - F.

Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

A escola é um espaço que articula os saberes dos alunos e dos familiares com os saberes do mundo, por isso é necessário um programa de saúde que ultrapasse os limites da escola.
A escola pode elaborar projetos para sistematizar os conhecimentos sobre a promoção da saúde escolar, possibilitando a participação da comunidade local.
A escola não pode parar de ensinar os conteúdos específicos, por isso ações sobre a promoção da saúde devem ser desenvolvidas por equipes de saúde em ambientes extraescolares.
A escola deve inserir novas práticas pedagógicas e estimular a participação dos alunos na construção de projetos de ação local.
A F - V - V - F.
B F - F - V - F.
C V - V - F - F.
D V - V - F - V.

Na aula de Biologia, em uma escola de Ensino Médio, ao trabalhar um determinado assunto a partir do livro didático adotado, o professor é interpelado por um aluno sobre a atualidade daquela matéria. O aluno explicou que, tendo acessado o site de uma universidade pela internet, leu que havia novos conhecimentos sobre o conteúdo em pauta, que contrariavam o que estava no livro. Diante da situação, o professor, que sempre tivera posturas que valorizam a produção de conhecimentos pelos alunos, deve:

Acatar a informação do aluno como verdadeira, indicando à turma que esse conhecimento será objeto de avaliação.
Recomendar à turma que estude pelo livro didático adotado, explicando que a prova terá o livro como base.
Incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a discussão para uma próxima aula.
Desqualificar a internet como meio de transmissão do conhecimento, informando sobre a existência de muitos sites não confiáveis.
A Acatar a informação do aluno como verdadeira, indicando à turma que esse conhecimento será objeto de avaliação.
B Recomendar à turma que estude pelo livro didático adotado, explicando que a prova terá o livro como base.
C Incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a discussão para uma próxima aula.
D Desqualificar a internet como meio de transmissão do conhecimento, informando sobre a existência de muitos sites não confiáveis.

Estudantes de 9 anos de uma Escola de Ensino Fundamental estudam a distribuição de água para a população. O professor inicia a atividade com perguntas como:
- Toda água que sai da torneira é boa para beber?
- A água suja pode se tornar limpa?
- Existem casas sem água boa para beber? As respostas são discutidas.
O professor realiza em sala atividades práticas como:
- construção de uma maquete do sistema de distribuição de água da cidade;
- experiência de decantação e filtração da água;
- excursão à estação de tratamento de água da cidade. O trabalho é ampliado para o estudo da preservação ambiental e da situação da água potável da população, que não tem acesso à rede de abastecimento de água. Refletem sobre como o poder público cuida da qualidade da água e das questões ambientais e, ainda, sobre a responsabilidade social da população e dos governantes.
A partir dessa descrição, considere as afirmacoes a seguir:

As perguntas iniciais respondidas pelos alunos permitem ao professor fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos.
A contextualização dos temas ocorre durante as atividades, na inserção de aspectos do cotidiano dos alunos e da população.
O conhecimento científico desautoriza o conhecimento que os alunos trazem de suas experiências de vida, em relação ao meio ambiente.
As crianças devem concluir que as questões relativas ao desmatamento próximo aos mananciais de água e a distribuição de água tratada a toda a população são de responsabilidade social exclusiva dos governos.
A I e IV.
B II e III.
C I e II.
D I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina