Logo Passei Direto
Buscar

Economia

Colégio Objetivo
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais e o trecho citado acima, análise as afirmacoes abaixo que tratam dos pontos de divergência do construtivismo com o a teoria realista:

I. A caracterização realista do Estado, como um agente monolítico e de atuação universalmente orientada pelo autointeresse e pela garantia da própria sobrevivência, é rechaçada pelos autores construtivistas.
II. O construtivismo adota uma posição crítica à concepção realista de que a política mundial e as políticas domésticas dos Estados podem ser enquadradas como uma continuum de atuação, sem uma fronteira divisória clara.
III. O privilégio analítico concedido pelos realistas aos aspectos materiais da realidade internacional é criticado pelos construtivistas, uma vez que a compreensão sobre as relações entre os atores sociais também envolve incidência de constrangimentos econômicos.
IV. A compreensão realista de que a anarquia é uma condição natural e permanente do sistema internacional é negada pelos construtivistas, que entendem que os interesses e as identidades dos Estados podem se alterar e, como consequência, promover mudanças na estrutura internacional.
c) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A afirmativa c) está correta. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. O construtivismo diverge da teoria realista ao rejeitar a caracterização do Estado como um agente monolítico orientado pelo autointeresse e pela sobrevivência, e ao negar a ideia de que a anarquia é uma condição permanente do sistema internacional. Além disso, os construtivistas criticam a ênfase realista nos aspectos materiais da realidade internacional, argumentando que as relações entre os atores sociais também são influenciadas por constrangimentos econômicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais e a divisão entre Teorias Críticas e Teorias de Solução de Problemas feita por Robert Cox, assinale a alternativa que descreve, corretamente, como o autor define as teorias de solução de problemas nas Relações Internacionais:


e) As teorias de solução de problemas podem ser caracterizadas pela adoção de uma visão naturalizada acerca da realidade internacional, de modo que tendem a reproduzir os pressupostos do próprio objeto a ser estudado.

Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um dos aspectos que demonstram a influência da teoria construtivista na compreensão da segurança internacional da Escola de Copenhague.


d) A Escola de Copenhague questiona o entendimento realista da segurança ao introduzir uma concepção que considera os processos intersubjetivos presentes na construção social das ameaças nas relações internacionais.

Análise as assertivas abaixo, que tratam dos chamados atores transnacionais não estatais:

I. Segundo autores como Keohane e Nye Jr., a pluralização e a complexificação das fontes de poder e de interdependência no sistema internacional contemporâneo obrigam a que se amplie o critério por meio do qual são definidos os atores e recursos.

Sobre as assertivas, assinale a alternativa que faz a análise correta da relação proposta entre elas:

I. Politicamente relevantes para a política internacional – tornando empresas, ONGs, movimentos sociais e até mesmo indivíduos, objetos legítimos de estudo para as Relações Internacionais.
II. Ainda que os atores transnacionais sejam definidos conjuntamente pelo seu caráter não estatal, importantes diferenças podem ser percebidas entre eles: empresas transnacionais, por exemplo, organizam-se de maneira hierárquica, a partir de um centro (matriz), e orientando-se pela obtenção de lucro privado, a fim de atender a seus acionistas; ONGs e movimentos sociais, por outro lado, compõem a “sociedade civil”, ou seja, um espaço de associação voluntária entre indivíduos mobilizados em torno de uma pauta pública comum.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

assinale a alternativa que explica, corretamente, a importância da linguagem para a abordagem pós-estruturalista nas Relações Internacionais:


b) A linguagem, por se constituir como um sistema de signos que molda a interpretação dos indivíduos sobre a realidade e o modo de se agir sobre ela, não possui uma função meramente representativa do mundo e da política, mas também é capaz de produzir e alterar a realidade internacional.

Mais conteúdos dessa disciplina