Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Colégio Equipe
O que se desvenda sob a cortina de fumaça do discurso do “destino geográfico manifesto” da Geopolítica é que: a) na essência da relação do poder hegemônico com o espaço jazem imperativos estratégicos; b) estes estão intimamente associados ao Estado, forma histórica de organização da sociedade; c) por sua vez, traduzem a relação histórica do Estado não só com o poder econômico, mas com a guerra – externa e interna, de controle social – e com o poder político-ideológico. É bem verdade que a religião é também, historicamente, um poder, embora não possa aqui ser tratada devido a limitações de nosso próprio conhecimento (BECKER, 2012, p. 120). BECKER, Bertha K. A geografia e o resgate da geopolítica. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 117-150, 2012. Julgue as sentenças/afirmativas (I, II e III), a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as Falsas: I ( ) – A Geopolítica torna-se incompreensível sem a consideração da moldagem do planeta pelo vetor científico-tecnológico moderno. II ( ) – O domínio da tecnologia pelas corporações econômico-financeiras transnacionais põe em cheque o poder do Estado. III ( ) – Há evidência da emergência de uma ordem mundial militarizada vinculada à decisão de gastos governamentais, dos Estados-Nação, com considerações estratégicas próprias não como atores isolados e, sim, como partes de um sistema interdependente de Estados-Nação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) Todas as afirmativas estão corretas. B) Nenhuma das afirmativas estão corretas. C) Somente as afirmativas II e III estão corretas. D) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
User badge image
Ana Derizeles Nogueira

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A sequência correta é: A) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ana Derizeles Nogueira

há 2 anos

O que se desvenda sob a cortina de fumaça do discurso do “destino geográfico manifesto” da Geopolítica é que: a) na essência da relação do poder hegemônico com o espaço jazem imperativos estratégicos; b) estes estão intimamente associados ao Estado, forma histórica de organização da sociedade; c) por sua vez, traduzem a relação histórica do Estado não só com o poder econômico, mas com a guerra – externa e interna, de controle social – e com o poder político-ideológico. É bem verdade que a religião é também, historicamente, um poder, embora não possa aqui ser tratada devido a limitações de nosso próprio conhecimento (BECKER, 2012, p. 120).


BECKER, Bertha K. A geografia e o resgate da geopolítica. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 117-150, 2012.

Julgue as sentenças/afirmativas (I, II e III), a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as Falsas:


I ( ) – A Geopolítica torna-se incompreensível sem a consideração da moldagem do planeta pelo vetor científico-tecnológico moderno.

II ( ) – O domínio da tecnologia pelas corporações econômico-financeiras transnacionais põe em cheque o poder do Estado.

III ( ) – Há evidência da emergência de uma ordem mundial militarizada vinculada à decisão de gastos governamentais, dos Estados-Nação, com considerações estratégicas próprias não como atores isolados e, sim, como partes de um sistema interdependente de Estados-Nação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A)  Todas as afirmativas estão corretas.

 


B)  Nenhuma das afirmativas estão corretas.

 


C)  Somente as afirmativas II e III estão corretas.

 


D)  Somente as afirmativas I e II estão corretas.

 

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Negar, portanto, a prática estratégica, seja a das origens da disciplina, seja a teorizada por Ratzel, seja a da Geopolítica explícita do Estado Maior, ou a implícita na pratica dos geógrafos, é negar a própria Geografia, que foi, assim, prejudicada no seu desenvolvimento teórico e na sua função social. E repensar a Geografia envolve necessariamente o desvendar da Geopolítica, sua avaliação crítica e seu resgate, e trazer esse conhecimento para debate na sociedade.
Julgue as sentenças/afirmativas (I, II e III), a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as Falsas: I ( ) – Temos assistido uma retomada de estudos de Geografia Política e Geopolítica, a partir dos anos 1970. II ( ) – Cada vez mais se privilegia a Geopolítica e o potencial político do espaço, com uma ênfase puramente teórica e se desconsidera o plano metodológico. III ( ) – A naturalização do Estado e do espaço pelo determinismo geográfico e a reação extrema a essa postura criam, assim, um impasse para a análise das relações entre o espaço e o político e a sociedade em geral. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A Somente as afirmativas I e II estão corretas.
B Somente as afirmativas I e III estão corretas.
C Somente as afirmativas II e III estão corretas.
D Nenhuma das afirmativas estão corretas.

A fundação do BRICS, em 2006, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul obedece a esta curva de desenvolvimento da identidade geopolítica brasileira, ou seja, inicia-se desde a estabilização de suas fronteira internas, até o início do século XX, passa por um cenário de expansão e protagonismo regional na América do Sul ao longo da segunda metade do século XX, e acaba por expandir-se em uma agenda global do pensamento geopolítico contemporâneo de formação de blocos de países economicamente semelhantes por meio do BRICS.
Julgue as sentenças/afirmativas (I, II e III), a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as Falsas: I ( ) – Observa-se que nos dois casos da identidade regional e global da geopolítica brasileira, representada, respectivamente, pelo Mercosul e BRICS, nota-se elementos tanto da ação do Estado no território, campo dos estudos de Geografia Política, como também do território como fonte de poder do Estado nacional, neste caso o escopo principal dos estudos geopolíticos. II ( ) – A busca pela referência de poder estatal, econômico, cultural, histórico e também bélico no âmbito da América do Sul, no caso brasileiro, é uma forma de estabelecer e afirmar esta identidade geopolítica brasileira na região e ganhar força e protagonismo no BRICS. III ( ) – Tem se acentuado que o poderio de força geopolítica do Brasil não se restringe apenas no Cone Sul, mas também no território antártico objeto de disputa de interesses econômicos e territoriais, bem como em suas relações como as que tem consolidado no BRICS. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A Somente as afirmativas II e III estão corretas.
B Somente as afirmativas I e II estão corretas.
C Todas as afirmativas estão corretas.
D Somente as afirmativas I e III estão corretas.

A obra de Ratzel pode ser considerada como o primeiro momento epistemológico da Geografia (Raffestin, 1980), ainda que, sob influência do contexto histórico marcado pela consolidação e expansão dos Estados-Nação europeus só tenha proposto uma concepção unidimensional e naturalizada do político, encarado exclusivamente pelo Estado como um fato dado e fortemente condicionado pelo solo de seu território.
Julgue as sentenças/afirmativas (I, II e III), a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as Falsas: I ( ) – a herança de Ratzel, embora por alguns exacerbada, foi, em geral, negada pelos geógrafos, que, ao recusarem sua concepção determinista, negaram também toda a sua riqueza teórica. II ( ) – A legitimidade científica para a prática estratégica estatal, que crescente e sistematicamente instrumentalizada o espaço (e o tempo) visando objetivos econômicos e de controle social, passou a ser dada por uma nova disciplina, a Geopolítica, criada em 1917 a partir da apropriação justamente do organicismo contido na obra de Ratzel e também das informações descritivas e “apolíticas” produzidas pelos geógrafos. III ( ) – As deformações da Geopolítica nazista afastaram, ainda mais, os geógrafos dessa reflexão teórica, embora muitos, em sua prática, não deixassem de colaborar com o aparelho do Estado no planejamento da guerra e/ou do território. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A Somente as afirmativas II e III estão corretas.
B Todas as afirmativas estão corretas.
C Somente as afirmativas I e II estão corretas.
D Nenhuma das afirmativas estão corretas.

No entanto, o poder está longe de ser explicado pela ciência; é ainda um enigma. Relação social difusa, teia presente na sociedade inteira e no espaço inteiro, o poder deriva de múltiplas fontes, e o espaço tem, sem dúvida, uma potencialidade política e social que cumpre ser resgatada. O espaço sempre foi fonte de recursos e meio de vida. Contemporaneamente, sua potencialidade reside, também, no fato de ser condição para a reprodução generalizada – como dimensão concreta, constituinte das relações sociais; ele é produtor e reprodutor das relações de produção e da dominação. Daí o controle crescente do espaço como forma de controle social.
Julgue as sentenças/afirmativas (I, II e III), a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as Falsas: I ( ) – Certamente o Estado é a única unidade de poder. II ( ) – O poder não é determinado pela configuração das terras e mares e pela geografia dos lugares, e sim por motivações e decisões humanas e pelas relações sociais. III ( ) – No contexto da instrumentalização do espaço — e do tempo —, bem como do reconhecimento de sua potencialidade, que se pode resgatar a dimensão política da Geografia contida no projeto original e posteriormente renegada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A Nenhuma das afirmativas estão corretas.
B Somente as afirmativas I e III estão corretas.
C Somente as afirmativas II e III estão corretas.
D Somente as afirmativas I e II estão corretas.

Na perspectiva do sistema-mundo, o sistema internacional nasce em determinadas circunstâncias, se desenvolve e entra em colapso. Nessa teoria existem dois tipos de sistema-mundiais: o primeiro, chamado de império-mundo regional ou antigo sistema mundial, é caracterizado por um único sistema político que controlava grandes territórios com um sistema produtivo organizado em Estados tributários regionalizados, nos quais há um núcleo que arrecada tributos, ao mesmo tempo em que concede proteção às zonas fronteiriças; no segundo tipo, conhecido como economia-mundo capitalista ou moderno sistema mundial, há uma multiplicidade de sistemas políticos autossuficientes e materialmente sustentados pelo sistema de incessante acumulação capitalista.
Julgue as sentenças/afirmativas (I, II e III), a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as Falsas: I ( ) – o moderno sistema mundial depende de três elementos basilares: justificativa ideológica, classe dominante e os Estados Nacionais/Estados Modernos. II ( ) – Devido à necessidade de expansão para acumulação de capital, é possível pressupor que os Estados Modernos, no limite, buscariam formar impérios, ou seja, uma estrutura territorial e política que permita a eliminação da concorrência e a extração dos recursos de forma ilimitada. III ( ) – As próprias estruturas basilares do capitalismo possuem contradições internas que levam, no longo prazo, a uma bifurcação em meio a uma crise de transição. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A Somente as afirmativas II e III estão corretas.
B Todas as afirmativas estão corretas.
C Nenhuma das afirmativas estão corretas.
D Somente as afirmativas I e II estão corretas.

Observando os conflitos armados na África, experimenta-se uma verdadeira alternação de sentimentos de euforia e desespero. Parece que a cada vez em que um conflito se encerra com a celebração de um tratado de paz (ou/e com eleições), reaparece um novo confronto armado em outro canto do continente. Em vez de acabar de vez, as guerras africanas se arrastam pelo continente como os incêndios da seca no sertão brasileiro: quando se apaga um, surgem dois novos focos de fogo.
Julgue as sentenças/afirmativas (I, II e III), a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as Falsas: I ( ) – Os conflitos no continente africano envolvem fatores (que têm ampliado a tensão nesse continente) como guerras civis, intensificação de índices de violência interna, movimentos separatistas, aumento do fundamentalismo islâmico, conflitos de fronteira, anexação de território, fome crônica e fluxos de refugiados. II ( ) – A violência política com o propósito de obter o poder do Estado tem se apresentado como um dos principais pontos que agravam os conflitos. III ( ) – Os embates na África estão cada vez mais escassos, mesmo diante do fato de que as suas ocorrências estão cada vez mais complexas em face das ocorrências de eleições fraudulentas, do uso da força para obter o poder e a coerção para manutenção ou o impedimento da alternância de poder. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A Todas as alternativas estão corretas.
B Somente as afirmativas I e II estão corretas.
C Somente as afirmativas I e III estão corretas.
D Somente as afirmativas I e II estão corretas.

Israel conduziu um projeto territorial na Palestina como forma de consolidação da política imperialista europeia na região do Oriente Médio. Dado que no início do século XX a Palestina foi alvo de ações europeias em busca de suas matérias-primas, zonas de merco e de influência.
Julgue as sentenças/afirmativas (I, II e III), a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as Falsas: I ( ) – As consequências das ingerências internacionais no Oriente Médio resultaram em um processo avassalador de expatriação de palestinos. II ( ) – A política adotada pelos Estados Unidos, nas últimas décadas, foi de organização e pacificação em uma roupagem moderna, com ampliação dos direitos dos palestinos. III ( ) – Na Palestina o domínio se deu pelo Mandato Britânico que se arrastou até a criação do Estado de Israel em 1948. Esse processo demonstrou nitidamente que o sionismo e suas ações no território palestino se estabeleceram como uma nova face do colonialismo europeu. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A Somente as afirmativas II e III estão corretas.
B Somente as afirmativas I e II estão corretas.
C Somente as afirmativas I e III estão corretas.
D Todas as afirmativas estão corretas.

de poder e uma periferia. Ambos dependem um do outro para sobreviverem, no entanto, possuem funções diferentes. O centro é caracterizado por uma estrutura social chamada Estado Moderno, que é fortemente organizado e no qual se concentram majoritariamente relações de acumulação de capital (ASSIS, 2019, p. 19). ASSIS, Caroline Chagas de. Ascensão dos BRICS: uma nova geopolítica mundial? 2019. 86f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Porto Alegre, 2019.
Julgue as sentenças/afirmativas (I, II e III), a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as Falsas: I ( ) – A periferia é caracterizada por zonas geográficas mais afastadas do centro, com áreas de fraca organização social, incapazes de manter a acumulação de capital, uma vez que nessas zonas há uma extroversão das matérias primas e a acumulação se destina ao centro. II ( ) – As zonas de periferia não são consideradas Estados-Modernos, pois nessas regiões, ou o Estado não existe (como no caso das colônias) ou o Estado tem um baixo nível de autonomia (situação neocolonial) o que não permite sua função essencial, que é garantir a acumulação. III ( ) – A gênese do sistema moderno é o continente europeu, local em que nasceu o capitalismo no século XV, quando se estabelece a primeira hegemonia do sistema, as Províncias Unidas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A Somente as afirmativas I e II estão corretas.
B Somente as afirmativas II e III estão corretas.
C Todas as afirmativas estão corretas.
D Nenhuma das afirmativas estão corretas.

O sistema moderno capitalista, fundamentalmente caracterizado pela incessante acumulação de capital, só pode ser mantido pelo processo incessante de expansão do sistema. A expansão pode acontecer de duas formas: intensivamente ou extensivamente. A expansão pela extensão é quando o sistema “periferiza” zonas que antes estavam fora da economia mundo, um exemplo disso foi a colonização da Índia pela Inglaterra (ASSIS, 2019, p. 21). ASSIS, Caroline Chagas de. Ascensão dos BRICS: uma nova geopolítica mundial? 2019. 86f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Porto Alegre, 2019.
Julgue as sentenças/afirmativas (I, II e III), a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as Falsas: I ( ) – A Índia nunca fez parte de um antigo sistema-mundo e nem foi integrada ao moderno sistema-mundo na periferia do capitalismo quando a Inglaterra a colonizou no século XVIII. II ( ) – A expansão por intensificação é quando as relações de acumulação dentro do sistema-mundo se refreiam e isso impacta de modo a proporcionar um movimento de acumulação exponencial no centro. III ( ) – O sistema interestatal busca sempre a situação mais distante ao monopólio total, porém, precisa de facilitações para que siga acumulando e mantendo as relações de expansão capitalista. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A Nenhuma das afirmativas estão corretas.
B Todas as afirmativas estão corretas.
C Somente as afirmativas II e III estão corretas.
D Somente as afirmativas I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina