Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

REDAÇÃO 1:
QUESTÃO:
O exercício profissional do perito é função de grande importância, que exige sólidos conhecimentos da matéria. O profissional da contabilidade deve estar continuamente se especializando para realizar o exercício com proficiência. Este processo está previsto pelo Conselho Federal de Contabilidade, que tem um programa de formação continuada que exige a participação de todos os profissionais da contabilidade. A necessidade de se fazer uma perícia surge de operações realizadas com imperfeição e inadequadas, e podemos classifica-las em duas formas: administrativas e contábeis. Sobre as irregularidades contábeis, escreva uma redação com o tema: AS CAUSAS DAS IMPERFEIÇÕES CONTÁBEIS E OS INDÍCIOS DE UMA EXECUÇÃO IRREGULAR.
RESPOSTA ESPERADA:
Havendo irregularidades contábeis, a empresa poderá ter falha de administração e ter prejuízos em diferentes níveis, desde os de menor importância até aqueles que comprometem a estabilidade patrimonial ou a reputação do administrador. 
As escritas contábeis realizadas devem assegurar e confirmar a regularidade administrativa. As causas de imperfeições podem ser oriundas do grande volume de trabalho; da complexidade da matéria; fraqueza de conhecimento, exigências técnicas, rigor nas aplicações de contabilidade. No que concerne aos indícios de uma execução irregular, podemos considerar a ausência ou a deficiência de método de trabalho; falta de dedicação, falhas de origem física como doenças, desatenção, distração etc.
REDAÇÃO 2:
QUESTÃO:
O perito deve ser conhecedor não apenas da matéria técnica, mas também deve conhecer as responsabilidades sociais, éticas, profissionais e legais às quais ele responde quando aceita o encargo, para a realização de perícias judiciais, extrajudiciais e arbitral. Escreva uma redação com o tema: A RESPONSABILIDADE DO PERITO NO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE PERICIAL.
RESPOSTA ESPERADA:
Quando desenvolvemos algum trabalho, quer seja inerente à nossa profissão ou a algum hobby que realizamos, não podemos nos esquecer que temos responsabilidade no exercício desta e que devemos sempre respeitar os princípios da moral, da ética e do direito, atuando com lealdade e honestidade, sob pena de responder pelos nossos atos. No que diz respeito ao zelo, entendemos que é o cuidado que precisamos dispensar quando executamos as tarefas, com relação à nossa conduta, documentos manuseados com cuidado, prazos a serem cumpridos, tratamento dispensado às autoridades, aos integrantes do processo (lide), entre outros. A transparência e o respeito recíproco entre o perito-contador e o perito-contador assistente levam a entender que o tratamento é impessoal e os trabalhos têm seu conteúdo técnico-científico.
REDAÇÃO 3:
QUESTÃO:
O trabalho realizado pelo perito deve ser remunerado, independentemente de se tratar de pericia judicial ou não. São fatores que o perito deve considerar na elaboração da propost honorários: relevância; vulto; risco; complexidade; quantidade de horas; pessoal técnico; prazo estabelecido; forma de recebimento e laudos interprofissionais. Escreva uma redação tema: O VULTO E O RISCO. 
RESPOSTA ESPERADA:
O vulto está relacionado ao valor da causa inerente ao objeto da perícia, dimensão segundo o volume de trabalho e a abrangência pelas áreas de conhecimento envolvidas no processo respeito ao risco, deve-se considerar que os honorários poderão não ser pagos na sua totalidade, ou então podem ser pagos parceladamente a longo prazo, e ainda, pode o perito ter q despesas necessárias à execução do trabalho, como viagens, estadias, alimentação etc. Igualmente devem ser consideradas as implicações cíveis, penais, profissionais, entre outras d específico.
REDAÇÃO 4:
QUESTÃO:
Há casos em que o perito ou o árbitro deve (ou necessita) transferir os serviços a ele confiados para outro profissional. Com a anuência do cliente, poderão transferir o contrato de serviços para outro profissional, por escrito, e cumprindo as normas expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Escreva uma redação com o tema: TRANSFERÊNCIA DE SERVIÇOS E RESPONSABILIDADE TÉCNICA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE. 
RESPOSTA ESPERADA:
O profissional da contabilidade, mesmo que esteja desenvolvendo atividades como perito ou árbitro, poderá transferir parcialmente a execução dos serviços a seu cargo a outro profissional, mantendo sempre como sua a responsabilidade técnica. Isso decorre da confiança que o cliente depositou sobre esse profissional, e este deverá desenvolver o trabalho a ele confiado, de forma ética, lícita e profissional. Sempre acompanhando o desenvolvimento do trabalho, que foi conferido a outro profissional. Isso decorre, muitas vezes, que o profissional contábil não tenha tempo hábil em desenvolver as atividades e, desta forma, transfere parte desse serviço para outro. Caso esse profissional não tenha condições de desempenhar as atividades a ele confiadas, deverá de imediato abster-se de desenvolvê-las e repassar para outro profissional.
REDAÇÃO 5:
QUESTÃO:
De acordo com o que dispõe a Resolução CFC 1.244/09, a indicação ou a contratação de perito-contador assistente ocorre sempre que o contratante deseja ser assistido por um contador. Esta resolução estabelece procedimentos inerentes à atuação do contador na condição de perito. Escreva uma redação com o tema: O PAPEL DO ASSISTENTE TÉCNICO NA CONDIÇÃO DE PERITO-CONTADOR ASSISTENTE, segundo a resolução supracitada e também o CPC artigo 421. FONTE: RESOLUÇÃO CFC Nº 1.244/09, de 10 de dezembro de 2009. Aprova a NBC PP 01 - Perito Contábil. Disponível em: <http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfc1244_2009.htm>. Acesso em: 2 maio 2017. BRASIL. Lei nº 27 de dezembro de 2001. Altera dispositivos da Lei n 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo Civil, relativos ao processo de conhecimento. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L 10358.htm>. Acesso em: 21 out. 2011. 
RESPOSTA ESPERADA:
O perito-contador pode exercer a função de perito-contador judicial, como também a de perito-contador assistente (assistente técnico). Após o juiz nomear o perito judicial, cabe às partes decidir pela indicação ou não do perito-contador assistente.
 O perito-contador assistente é um perito que também deve ter sua formação como "Bacharelado em Ciências Contábeis". O que difere naquele momento é sua indicação, e ao final do acompanhamento aos trabalhos do perito judicial, cabe ao perito-contador assistente a elaboração de um parecer pericial, enquanto que cabe ao perito judicial a elaboração do laudo pericial para registrar todas as provas realizadas

Mais conteúdos dessa disciplina