Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Os compostos orgânicos constituem, basicamente, quase tudo que é necessário pra nossa sociedade viver e sobreviver, tanto para beneficiar quanto prejudicar. Por exemplo, combustíveis, medicamentos, produtos de limpeza e higiene, plástico, borracha, todos são compostos orgânicos. Já por outro lado, temos também venenos, inseticidas, drogas, armas químicas também são compostos orgânicos que trazem malefícios para as pessoas.
Diferenciamos os compostos orgânicos, principalmente, pela presença de carbono fazendo ligações covalentes. Todo composto orgânico possui carbono em sua constituição. Existem, entretanto, compostos que possuem carbono, mas que apresentam características de compostos inorgânicos.
Sobre os tipos de ligações covalentes, temos a simples, com o compartilhamento de 1 elétron de cada átomo, ou seja, um par. Temos também a ligação dupla, onde são compartilhados 2 pares de elétrons. Já na ligação tripla, é compartilhado 3 pares de elétrons.
A fórmula estrutural é o tipo de apresentação detalhada de como os átomos de uma molécula estão ligados entre si. Na fórmula de linha, ou linear, os carbonos são representados em formas de linha, onde tem um carbono em cada extremidade. Sabemos, então, que, se cada carbono faz 4 ligações, as ligações faltantes são com hidrogênio.

Mais conteúdos dessa disciplina